140 likes | 440 Views
Gato preto Um gato muito especial !!!. O Grego Heródoto(484-425 a.C)considerado o ¨pai da História¨ afirmava que os Egípcios antigos eram ¨os mais escrupulosamente religiosos de todos os homens¨ .
E N D
Gato preto Um gato muito especial !!!
O Grego Heródoto(484-425 a.C)considerado o ¨pai da História¨ afirmava que os Egípcios antigos eram ¨os mais escrupulosamente religiosos de todos os homens¨. Entre eles a religião estava presente em qualquer um dos aspectos de vida, e na origem dos deuses encontrava-se a razão para divinização de diversos animais, entre alguns o gato , este um animal doméstico que se transformou em cosmopolita porque é o único felino que vive espontâneamente na residência dos homens.
Mas seus hábitos noturnos, decorrentes provavelmente da preferência pela caça não só de ratos, como também de reptéis pequenas, aves e até mesmo a apanha de peixes, quando ela é possível, fizeram nascer e crescer na idade média, a idéia de que ele tinha parte como o demônio, principalmente se fosse preto, porque essa era a cor que simbolizava as trevas onde o diabo vivia.
E essa crença chegou a tal ponto que o papa Inocêncio Vlll(1432-1492) não hesitou em inclui-lo na lista dos mais ¨procurados¨pelo tribunal eclesiástico conhecido como Inquisição ,reponsável pela condenação, mutilação e morte de um número indeterminado de homens e mulheres acusados da prática de bruxaria,feitiçaria ou heresia.
São muitas as histórias de fama negativa dos gatos pretos, Numa delas diz-se em certa noite de 1560, um deles de cor negra, foi perseguido e apedrejado por algumas pessoas. Machucado ele procurou refúgio na casa de uma velha senhora que costumava abrigar esses animais sem dono.
No dia seguinte os moradores da Lincolnshire, cidade Inglesa onde supostamente ocorreu o caso, perceberam que a anciã também apareceu machucada Surgindo daí a conclusão de que ela era uma bruxa, e de que a forma de gato nada mais do que seu disfarce noturno. Também na França os gatos Não tinham boa vida. Mas em 1630 O Rei Luiz(1601- 1643) Resolveu amenizar o dia a dia desses felinos proibindo que fossem perseguidos.
Uma outra história conta que Charles l(1600-1649), Rei da Inglaterra, acreditava que seu gato preto lhe trazia boa sorte, e seu medo de perdê-lo era tanto que o mantinha dia e noite sob vigilância. Um dia depois da morte do gato, ele foi preso e em seguida executado.
Na mitologia escandinava, uma lenda sobre Freia ou Feija, deusa do amor e patrona da fecundidade, diz-se que sua carruagem era puxada por dois gatos pretos que depois de servi-la por sete anos transformavam-se em feiticeiras.
Tempos depois já na Idade Média, esses felinos foram associados ao demônio, e por serem animais de atividades predominantemente noturna , criaram em torno de si a idéia de que além de sobrenaturais e servidores de bruxas, ou até mesmo as próprias bruxas, era também possuidores de poderes apavorantes e personificação do mal e do mistério...Daí porque qualquer coisa de ruim acontecesse , a culpa lhes era sempre atribuída.
A história também revela que tempos passado a punição por determinados crimes incluía a extirpação da língua do condenado, sendo esse órgão dado em seguida aos animais. Quem garante que não tenha se originado daí a frase ,¨O gato comeu sua língua ?¨
Muito embora os gatos domésticos não sejam mencionados na Bíblia, a lenda assegura que eles foram criados em determinado momento a Arca de Noé, onde ficou infestada de ratos, para resolver o problema ordenou que o leão espirrasse, e foi desse espirro que se formou o gato.
Deixando de lado as histórias e crendices sobre os gatos pretos, é sempre bom saber que uma pesquisa médica realizada em LongIsland, nos Estados Unidos, concluíu que os pêlos de um gato preto seriam mais prejudiciais `as pessoas alérgicas de que os seus parentes de qualquer outra cor, porque nela as substâncias que provocam esse tipo de reação estão presentes em uma quantidade bem maior.
Rafaela Machado de Oliveira Rafaela.0706.@hotmail.com