230 likes | 413 Views
Nome do estabelecimento: E.B 2.3 do Cávado. Nome do agrupamento: Mosteiro e Cávado. Código GEPE 303817#1. Código estabelecimento 346652. Distrito: Braga. Concelho: Braga. Morada: Lugar da Veiguinha - Panoias – 4710 Braga. Telefone: 253 300 620. Fax: 253 623 600.
E N D
Nome do estabelecimento:E.B 2.3 do Cávado Nome do agrupamento: Mosteiro e Cávado Código GEPE 303817#1 Código estabelecimento 346652 Distrito: Braga Concelho: Braga Morada: Lugar da Veiguinha - Panoias – 4710 Braga Telefone: 253 300 620 Fax: 253 623 600 E-mail: eb23@mosteiroecavado.net FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DE ESTABELECIMENTO
Programa da semana DIA 3 Inauguração da Semana da Leitura Leitura de poemas em todas as turmas do 2º e 3º ciclo Montagem de exposições de trabalhos dos alunos DIA 4 Ao encontro de … Alexandre Parafita: - Leituras partilhadas - alunos do pré-escolar, 3º e 4º ano e uma turma 5º ano Visitas à Feira do livro - alunos do pré-escolar e 1º ciclo DIA 5 Ao encontro de … Pedro Seromenho Rocha: - Dramatizações pelos alunos do 6º ano - Leituras partilhadas Visitas à feira do livro - alunos do pré-escolar, 5º e 6º ano DIA 6 Visitas à feira do livro Leituras partilhadas Visita de estudo aos jardins de Sophia - alunos do 6º ano e 3º ciclo DIA 7 Visita de estudo aos jardins de Sophia Visitas à feira do livro Leituras partilhadas Sobre(mesa) de Leituras - alunos do 2º e 3º ciclo, encarregados de educação, professores e associação de pais
Materiais de divulgação www.be-cre.blogspot.com www.mosteiroecavado2.blogspot.com
Actividades realizadas Actividade: Leitura de poemas e contos Participantes: Alunos do 2º e 3º ciclo Convidados: -------------------- Local: Escola EB 2,3 do Cávado e EB1’s Dia: 3 de Março Breve descrição: Leitura de poemas e contos nas salas de aula das turmas do 1º, 2º e 3º ciclo.
Actividades realizadas Actividade: Exposições de trabalhos dos alunos Participantes: Professores e alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclo Convidados: Todo o Agrupamento e Comunidade escolar Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 3 a 7 de Março Breve descrição: Trabalhos de alunos realizados a partir da leitura de algumas obras sugeridas pelo PNL
Actividades realizadas Actividade: Encontro com um escritor Participantes: Professores e alunos do pré-escolar, 4º ano e uma turma do 5º ano Convidados: Escritor Alexandre Parafita Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 4 de Março Breve descrição: O escritor encontrou-se com os alunos do pré-escolar, 3º e 4º ano e com a turma G do 5ºano. As obras do autor foram lidas, contadas, analisadas e recriadas.
Actividades realizadas Actividade: Encontro com um escritor Participantes: Professores e alunos do 5º ano Convidados: Escritor Pedro Seromenho Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 5 de Março Breve descrição: O escritor encontrou-se com os alunos do 5º ano, partilhando momentos de leitura da sua obra "Nascente de Tinta“, lida e analisada nas aulas de Língua Portuguesa e Estudo Acompanhado.
Fotografias legendadas Apresentação de trabalhos, sessão de autógrafos e palestra na visita do escritor Pedro Seromenho. Apresentação de trabalhos, sessão de autógrafos e palestra na visita do escritor Alexandre Parafita. Retratos oferecidos aos escritores Alexandre Parafita e Pedro Seromenho, elaborados por dois alunos do 5º ano.
Actividades realizadas Actividade: Feira do Livro Participantes: Todo o agrupamento Convidados: Todo o Agrupamento e Comunidade escolar Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 4 a 7 de Março Breve descrição: A Feira do Livro realizou-se na biblioteca e foi visitada durante toda a semana pelos alunos do pré-escolar, do 3º e 4º ano e por todos os alunos do 2º e 3º ciclos. Professores e alunos tiveram oportunidade de folhear, ler e decidir que livro comprar.
Actividades realizadas Actividade: Visita de estudo Participantes: Alunos do 6º ano Convidados: ----------------------------- Local: Jardins de Sophia - Porto Dia: 6 e 7 de Março Breve descrição: Na sequência da leitura e exploração da obra “O rapaz de bronze” de Sophia de Mello Breyner, cuja acção se desenrola neste espaço.
Actividades realizadas Actividade: Leituras partilhadas Participantes: Alunos, professores, encarregados de educação e associação de pais Convidados: Encarregados de Educação e Associação de Pais Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 3 a7 de Março Breve descrição: Actividade realizada ao longo da semana, amplamente divulgada. Convite a elementos da comunidade educativa e que contou com leituras diversificadas na sala de aula por alunos, pais e professores.
Actividades realizadas Actividade: Sobre(mesa) de leituras Participantes: Alunos e professores Convidados: Grupo de Música tradicional “Os Bragueses” Local: Escola EB 2,3 do Cávado Dia: 7 de Março Breve descrição: Actividade de encerramento da Semana da Leitura. No último dia da semana, pelas 21 horas, elementos da comunidade educativa partilharam este momento que se dividiu em duas partes : musical e literária. Após a actuação do grupo de música tradicional “Os Bragueses”, professores, alunos e auxiliares da acção educativa leram poemas inéditos, contos e excertos de livros.
Trabalhos dos alunos Trabalho sobre o encontro com o escritor Alexandre Parafita Hoje, 4 de Março de 2008, fomos à Escola Básica do Cávado para conhecermos o escritor Alexandre Parafita. O escritor apresentou-se aos meninos , meninas e professores. Foi um momento muito, muito especial. Nós representámos o acróstico da história “O galo Vaidoso”, retirado da obra “Chovia Ouro no Bosque”. O escritor contou-nos que nasceu numa aldeia de Sabrosa e que os pais fizeram muito sacrifício para ele poder estudar. Foi professor do 1º Ciclo durante alguns anos e gostou muito de trabalhar com crianças. Foi também jornalista e actualmente é investigador de histórias, contos e lendas populares. Com esta recolha ele escreve lindas histórias para contar aos pequenos leitores, ensinando-lhes belas lições. As suas obras são histórias encantadoras, cheias de imaginação e ilustração. As personagens são muito divertidas e aventureiras. Gostámos de ouvir a declamação de poemas e histórias musicadas pelos alunos de outras escolas. Foi muito bonito! O escritor ficou sensibilizado com os trabalhos realizados pelas crianças. Os meninos fizeram algumas perguntas ao escritor: onde ia buscar tanta imaginação e tantas personagens. O escritor contou-nos que gostava de ouvir histórias, quando era criança, e de ler muito. Disse-nos ainda que as crianças que gostam de ler ficam mais desenvolvidas, são bons alunos e poderão tirar um curso. Os meninos que compraram livros receberam um autógrafo. Foi um dia muito especial porque conhecemos pessoalmente o escritor. Ele foi muito simpático e as histórias são de alto esplendor. Foi um sonho que se tornou verdade. Turma E do 3º ano
Trabalhos dos alunos Na “Hora do Conto” é contada ou lida uma história às crianças que depois realizam um trabalho de acordo com a mesma.A partir da história “À pesca de histórias na terra dos morangos”, os grupos realizaram vários trabalhos sobre o mar e mares imaginários. Estes são sempre elaborados de acordo com o projecto que se está a desenvolver nos Jardins de Infância. Trabalho realizado a partir da leitura da história “O Peixinho Dourado e o Lápis Mágico” Maqueta realizada na sequência da leitura do conto “O lobo e os sete cabritinhos”. Ilustrações elaboradas a partir da leitura do conto “Os três porquinhos”.
Trabalhos dos alunos Marcadores de livros sobre personagens da obra “Ulisses” de Maria Aberta Menéres. Aguarelas baseadas nas obras “Chovia ouro no bosque” e “O principezinho” Trabalhos realizados pelos alunos do 3º e 4º ano a partir da obra “Memórias de um cavalinho de páu” de Alexandre Parafita. A partir da história “O rei vai nu”, os alunos do Jardim de Infância, realizaram maquetas em plasticina, com a sequência da história.
Outras fotografias Numa actividade de articulação, três Jardins de Infância apresentaram um teatro de marionetas denominado “Araújo e Ofélia”. Dramatizações de episódios recriados pelos alunos a partir da obra “Ulisses”
Comentários finais Tendo como pressuposto os objectivos do PNL - Ler +, a Be/Cre iniciou a preparação desta semana com a antecedência e divulgação necessárias para o envolvimento de toda a comunidade educativa, que respondeu com entusiasmo às propostas lançadas. A diversidade de actividades teve em conta o público-alvo, o meio envolvente e pautou-se pelas linhas orientadoras do Projecto Educativo. Equipa da Be/Cre
Sugestões Considerando que o envolvimento da comunidade escolar é uma condição essencial para o sucesso da Semana da Leitura, seria de todo conveniente que a data da sua realização fosse conhecida logo no início do ano lectivo. Seria, assim, possível proceder à planificação articulada, interdisciplinar e participada. A data de realização da Semana da Leitura deveria ter em conta os condicionalismos resultantes do período de realização de fichas de avaliação dos alunos, final do 2º período, evitando sobreposições e constrangimentos à participação de todos numa actividade agregadora de toda a comunidade.
Mensagens dos alunos ao PNL 4Na minha escola E.B.2,3 do Cávado realizou-se na biblioteca uma feira do livro na Semana da Leitura, que teve como objectivo os alunos poderem apreciar mais os livros e conhecer alguns escritores que escreveram livros interessantes. Gostei muito quando alguns escritores vieram apresentar as suas obras mais recentes. Assisti apenas à apresentação de um escritor, Pedro Seromenho, que nos apresentou uma das suas obras ”Nascente de Tinta”. Apresentou-nos também as ilustrações originais desenhadas por ele a lápis de cor. Na feira do livro descobri livros maravilhosos de acção, humor e aprendizagem que adorei, não só por gostar muito de ler mas sim pelo interesse em lê-los. Infelizmente não comprei nenhum, o que foi o que gostei menos, mas tenho a biblioteca da escola à minha e à disposição de todos onde posso ler uma grande variedade de livros. Podiam realizar mais eventos destes por ano para que mais alunos apreciassem melhor a arte de escrever. André David Castro Silva (5º C) 4Para mim a Semana da Leitura foi maravilhosa a ler muitos livros divertidos. Gil Marques (3º ano) 4ASemana da Leitura, para mim, é um sonho. Entrei no mundo dos livros, um sótão colorido, era um enorme paraíso cheio de alegria. E eu adorei! Sara Santos (3º ano) 4Para mim a semana da leitura foi um coração vermelhinho cheio de livrinhos para os pequenitos leitores lerem. Diana Gomes (3º ano) 4Para mim a Semana da Leitura foi impressionante: descobri tesouros, desvendei mistérios e guardo segredos lindos. Ana Carolina Duarte (3º ano)
Mensagens dos alunos ao PNL 4Para mim a Semana da Leitura é uma pombinha branca cheia de livros para as crianças lerem e divertirem-se muito. Ana Raquel Machado (3º ano) 4A Semana da Leitura foi muito divertida porque li muitos livros. Eles ficaram meus amigos para sempre. Eduardo Lima (3º ano) 4Para mim, a Semana da Leitura foi uma luz que se acendeu dentro das palavras e veio-me iluminar o sabor da leitura. Neuza Pinto (3º ano) 4A semana da leitura é uma rosa, que mantida na sua planta fica viva e brilha e no jarro morre. Marta Oliveira (3º ano) 4Na Semana da leitura o meu mundo mágico floriu e coloriu, lendo muito. Juliana Silva (3º ano) 4Foi engraçado ver os meninos e meninas dos infantários visitar a nossa escola e a biblioteca. Também gostei que uma das colegas tivesse partilhado uma leitura connosco. Rui Gomes (7º ano) 4Alegria, entusiasmo na semana da leitura. Foram dias diferentes e especiais. Diana (7º ano)
Mensagens dos docentes ao PNL 4Comodocente da escola senti-me orgulhosa de pertencer a uma comunidade que organiza e leva por diante iniciativas tão “deliciosas” como esta Sobre(mesa) de Leituras. Como formadora dos cursos de Educação de Adultos senti uma enorme satisfação ao ver o quanto esta actividade contribuiu para a aproximação entre os adultos, agora regressados à escola, e os livros, entre estes e o espaço desconhecido para a maioria. Foi muito bom vê-los descobrir ou redescobrir o prazer de ler e de ouvir ler. Conceição Esteves 4A Semana da Leitura foi a festas das palavras. Palavras que moravam no silêncio das prateleiras, do baú, da vitrina, da mochila e outros esconderijos sombrios e chegaram num camião mágico. Nas crianças brilharam os olhos. Elas mimaram-nas e abraçaram-nas entusiasticamente. Os livros tornaram-se nas pequenas mãos, brinquedos de corpo e alma, que explodiam magia e contavam segredos. Na sala de aulas as palavras voavam e das folhas saiam borboletas, barcos, papagaios, regaços e música. Mas é só lendo que se tem acesso a esta reino maravilhoso. Também a semana da leitura nos brindou com a presença do escritor Alexandre Parafita, que nos trouxe a lanterna nas próprias palavras e as narrativas ganharam cores. Em jeito de reflexão: a porta está aberta aos alunos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, emergindo energia que os moverá aos moinhos das literacias. É neste caminho que crescerão as árvores, páginas do próprio mundo. Ana Barroso 4Naqueles dias….Que emoção! Os livros ganharam vida, enlouqueceram, saíram das prateleiras, fugiram das lojas, saltaram de arcas e baús. Vieram ter à nossa escola, ocuparam todos os recantos… foram agarrados, mexidos, folheados, escolhidos, disputados e , por fim, saboreados em leituras muito doces. Alguns escaparam, esconderam-se nos desenhos maravilhosos de um contador de histórias que por aqui passou e nos encantou. Sofia Rainho
Mensagens das famílias ao PNL 4ComoEncarregada de Educação acompanhei o meu educando à Sobre(mesa) de Leituras, actividade que decorreu na Semana da Leitura. Achei a actividade muito interessante, os alunos empenharam-se e proporcionou-se um convívio entre todos – alunos, pais, professores e pessoal não docente. Tive também a oportunidade de visitar a Feira do Livro com o meu educando e, em conjunto, seleccionar um adequado à sua idade. Considero de extrema importância que se proporcionem mais momentos desta natureza, envolvendo toda a comunidade escolar em horários compatíveis com os dos pais. A Encarregada de Educação Inês Santos 4Asemana da leitura apresentou um conjunto de diversas actividades, de grande valor pedagógico e cultural, que motivaram os alunos para a disciplina de Língua Portuguesa tais como: dramatizações, sessões de autógrafos com diversos escritores e a feira do livro. O Encarregado de Educação Jorge Iglésias
Outras mensagens ao PNL 4Mais uma iniciativa do PNL que revela ”que o caminho se faz caminhando” - Uma semana de partilha, de cruzamento de sensibilidades, de descoberta e de reencontros. Preparámos o terreno, lançámos as sementes na expectativa de que nasçam leitores conscientes de que a leitura é um bem essencial no crescimento como pessoa interveniente no processo de aprendizagem que é a vida. Ernestina Pinheiro (Coordenadora da Be/cre) Ângela Coimbra (Professora da equipa da Be/cre) 4Vi com muito agrado a exposição das descrições e imagens do vosso blog relativas à minha passagem pela vossa escola e quero vivamente felicitar-vos e manifestar-vos a minha convicção de que este trabalho e estas abordagens são do que há de mais correcto e mais eficaz em prol da motivação e sensibilização para a leitura entre as crianças e jovens. Por isso, o meu muito muito obrigado. Alexandre Parafita