1 / 9

REVOLUÇÃO RUSSA

REVOLUÇÃO RUSSA. - País gigantesco. SITUAÇÃO:. - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era governado por uma monarquia absolutista?.

pink
Download Presentation

REVOLUÇÃO RUSSA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas. - Governado por uma monarquia absolutista. Obs. O que significa dizer que ele era governado por uma monarquia absolutista? Significa que o czar (governante russo – rei) era dono de “tudo” e que suas decisões não poderiam ser questionadas por ninguém. - Economia agrária, com cerca de 80% da população vivendo no campo, de forma quase servil – feudalismo. - Quem se colocasse contra o czar era preso, morto ou exilado. - Industrialização em sua fase inicial e nas mãos de estrangeiros.

  2. REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: • 1904 e 1905–Guerra Russo-Japonesa, na qual os russos são derrotados. • O czar perde apoio popular, se fortalece a oposição – Partido Operário Social-Democrata Russo, que funciona na glandestinidade e no exílio. Por funcionar no exílio o Partido Operário Social-Democrata Russo sofre influência das idéias de Karl Marx. - Manifestações pacíficas da população, mas que foi massacrada por tropas cossacas – Domingo Sangrento, e que provocaram mais manifestações contra o czar. Cossacos – Uma das etnias que forma o povo russo, odiados pelas demais por sua crueldade – pessoas dessa etnia compunham a guarda do czar.

  3. REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: • O czar, para acalmar os ânimos convoca eleições para a Duma (Parlamento Russo). Mas ao se candidatar, os opositores do governo tiveram que se expor, sendo então presos, mortos ou exilados. - Fortalecimento dos Sovietes (Sindicatos) de trabalhadores. - O Partido Operário Social-Democrata Russo passa a ter dois grupos internamente: Os bolcheviques (maioria), liderados por Lenin, queriam chegar ao poder por meio de uma revolução socialista. Os Mencheviques (minoria), liderados por Martov, queriam chegar ao poder através de eleições, aliando-se com a burguesia.

  4. REVOLUÇÃO RUSSA FATOS IMPORTANTES: • A Rússia entra na Primeira Guerra Mundial, e retira cerca de 8 milhões de trabalhadores do campo e os coloca na frente de combate. - Mulheres, crianças e idosos substituem os homens que saíram do campo, mas a produção de alimentos despenca, muita gente (camponeses), passam fome. - A crise chega aos soldados, que reclamavam da falta de alimentos, medicamentos e até de armas e munições.

  5. REVOLUÇÃO RUSSA Fases: Revolução Burguesa – Fevereiro de 1917. - Esgotados os estoques de alimentos a população se revoltou espontaneamente. Ocorreram greves e passeatas. - Tropas atiram contra os manifestantes. - Parte do exército revolta-se contra o massacre. - Militares e o povo invadem o Palácio de Inverno e o czar Nicolau II abdica em março de 1917. - Neste momento, lideranças do Partido Operário Social-Democrata, principalmente os mencheviques, assumem a Revolução. - Governo provisório do Príncipe Lvov, ocupa o cargo de primeiro-ministro de uma República burguesa controlada por políticos de tendências liberais.

  6. REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Burguesa – Fevereiro de 1917. - Kerensky, ministro de guerra de Lvov, ocupa o cargo de primeiro-ministro na tentativa de dar apoio popular ao governo. - Tanto Lvov quanto Kerensky não tinham planos de tirar a Rússia da guerra, as revoltas populares cresciam.

  7. REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Socialista – Outubro de 1917. - Trósky, líder do soviete de Petrogado, organiza a Guarda Vermelha, uma milícia revolucionária. - Kerensky perde todo o apoio político. - Camponeses faziam, por conta própria, uma reforma agrária. - Comitês de Fábricas assumiam o controle do emprego, abastecimento e produção. - O governo provisório foi deposto. - Representantes dos sovietes, sob a presidência de Lenin – bolcheviques – passam a governar o país. - A Rússia retira-se da Primeira Guerra Mundial. - Criação de um partido único – Partido Comunista – antigo Partido Operário Social-Democrata Russo.

  8. REVOLUÇÃO RUSSA Revolução Socialista – Outubro de 1917. - Organização do Exército Vermelho. - Reforma agrária e abolição da propriedade privada. - Nacionalização dos bancos. - As fábricas seriam administradas pelos trabalhadores – autogestão operária.

  9. REVOLUÇÃO RUSSA Os caminhos da revolução. - Guerra Civil – Exército Vermelho (socialista) x Exército Branco (capitalista), durou cerca de quatro anos e o Exército Vermelho venceu. - Reforma agrária e abolição da propriedade privada. • Sucessão de Lenin: Disputa entre – • Trótsky, que defendia a idéia de que a revolução socialista fosse espalhada para o restante do mundo de forma continua; • Stalin, que queria que a revolução socialista se fortalessesse na URSS para que depois o país fosse o grande condutor do socialismo mundial. • Stalin venceu a disputa e Trótsky foi exilado e posteriormente morto no México.

More Related