E N D
NASCIDO EM 13 DE NOVEMBRO DE 354, NA PEQUENA CIDADE DE TAGASTE, PROVÍNCIA ROMANA DA NUMÍDIA, AO NORTE DA ÁFRICA, ONDE HOJE SE LOCALIZA A ARGÉLIA, AURELIUS AUGUSTINUS, DESDE MUITO NOVO, MOSTROU INTELIGÊNCIA E PERSPICÁCIA DE PENSAMENTO NOTÁVEIS. DURANTE A INFÂNCIA Agostinho DE HIPONA
EM CARTAGO, AGOSTINHO ESTUDOU LITERATURA, FILOSOFIA E RETÓRICA. APESAR DE SUA INTELIGÊNCIA E DE SUA CAPACIDADE INTELECTUAL, NÃO SE MOSTROU UM BOM ALUNO, NÃO TENDO SE AFEIÇOADO AO GREGO, LÍNGUA FUNDAMENTAL PARA A LEITURA DOS CLÁSSICOS, AFIRMANDO QUE DETESTAVA TAL IDIOMA.
DEVIDO A ISSO, SUA EDUCAÇÃO SE DEU QUASE TOTALMENTE EM LATIM, O QUE LHE TROUXE MUITOS ARREPENDIMENTOS FUTUROS, POIS ISSO O AFASTOU QUASE QUE POR COMPLETO DA LEITURA DOS PENSADORES HELÊNICOS, DA EXEGESE E DA TEOLOGIA. MAIS VELHO, PORÉM, BUSCOU REPARAR TAL FALHA.
NO MANIQUEÍSMO ANTES DE SE MUDAR DE CARTAGO, AOS DEZENOVE ANOS DE IDADE, AGOSTINHO CONHECEU O MANIQUEÍSMO, SEITA QUE REIVINDICAVA PARA SI A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO. ESSA CORRENTE DE PENSAMENTO, FUNDADA PELO PERSA MANI (215-276 D.C), TINHA COMO PREMISSA O DUALISMO DO UNIVERSO. DUAS FORÇAS CONTRÁRIAS, O BEM E O MAL, A LUZ E AS TREVAS, GERARAM TODAS AS COISAS, NUMA LUTA EM QUE UMA QUERIA SE SOBRESSAIR À OUTRA, TANTO NA FORMAÇÃO CÓSMICA QUANTO EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS MORAIS QUE REGEM OS HOMENS E A SOCIEDADE
CONVERSÃO AOCRISTIANISMO A LEITURA DE PLOTINO FEZ COM QUE AGOSTINHO PERCEBESSE QUE ERA POSSÍVEL COMPREENDER DE FORMA RACIONAL E LÓGICA A DOUTRINA CRISTÃ, CONSTATANDO QUE ESTA NÃO ERA APENAS DESTINADA AOS MAIS “IGNORANTES” OU INTELECTUALMENTE FRACOS, SENDO POSSÍVEL ELABORAR, A PARTIR DO CRISTIANISMO, UMA TEOLOGIA ROBUSTA E RACIONALMENTE SUSTENTÁVEL
PARA COROAR SEU ITINERÁRIO ESPIRITUAL E SUA BUSCA PELA PAZ INTERIOR E PELO SENTIDO DE SUA VIDA, AGOSTINHO REALIZA OS DOIS ENCONTROS MAIS DECISIVOS DE SUA EXISTÊNCIA, O PRIMEIRO COM O BISPO AMBRÓSIO E O SEGUNDO COM OS TEXTOS DO APÓSTOLO PAULO.
TESTEMUNHOSDACONVERSÃO ENQUANTO ABRIA O CORAÇÃO PARA ACOLHER A ELOQÜÊNCIA, NELE ENTRAVA, AO MESMO TEMPO, TAMBÉM A VERDADE, MAS SÓ POUCO A POUCO: [...] ESPECIALMENTE DEPOIS QUE OUVI EXPOR E FREQUENTEMENTE RESOLVER PASSAGENS OBSCURAS DA ANTIGA ESCRITURA, QUE ENTENDIA AO PÉ DA LETRA, PERMANECENDO SEM SAÍDA. IMEDIATAMENTE, MUDANDO DE SEMBLANTE, COMECEI COM MÁXIMA ATENÇÃO A CONSIDERAR SE AS CRIANÇAS TINHAM OU NÃO O COSTUME DE CANTAROLAR ESSA CANÇÃO EM ALGUM DE SEUS JOGOS. VENDO QUE EM PARTE ALGUMA A TINHA OUVIDO, REPRIMI O ÍMPETO DAS LÁGRIMAS E LEVANTEI-ME, PERSUADINDO-ME DE QUE DEUS SÓ ME MANDAVA UMA COISA: ABRIR O CÓDICE (A BÍBLIA).
TOMANDO EM SUAS MÃOS A BÍBLIA SAGRADA, DEPAROU-SE COM A PASSAGEM DE SÃO PAULO AOS ROMANOS: COMPORTEMO-NOS HONESTAMENTE, COMO EM PLENO DIA: NADA DE ORGIAS, NADA DE BEBEDEIRA; NADA DE DESONESTIDADES NEM DISSOLUÇÕES; NADA DE CONTENDAS, NADA DE CIÚMES. AO CONTRÁRIO, REVESTI-VOS DO SENHOR JESUS CRISTO E NÃO FAÇAIS CASO DA CARNE NEM LHE SATISFAÇAIS OS APETITES (RM 13. 13-14)
INÍCIODE SUA CARREIRA FOI INTRODUZIDO NA COMUNIDADE CRISTÃ E ABRIU AS PORTAS À SALVAÇÃO NA PÁSCOA DAQUELE ANO, RESPEITANDO OS COSTUMES, SENDO BATIZADO POR SEU AMIGO E CONFESSOR AMBRÓSIO. LOGO EM SEGUIDA, VOLTOU A TAGASTE, SUA TERRA NATAL, ONDE VENDEU TODAS AS PROPRIEDADES DA FAMÍLIA E FUNDOU UMA COMUNIDADE MONÁSTICA. PRETENDIA PERMANECER ALI, ENTREGUE À VIDA MONÁSTICA DE CONTEMPLAÇÃO, MAS, UM DIA, VISITANDO A IGREJA DE HIPONA, CONTRA A SUA VONTADE E POR VONTADE DO POVO, FOI CONCLAMADO SACERDOTE, RESPONSÁVEL, PRINCIPALMENTE, PELA PREGAÇÃO. VIU-SE ENTÃO OBRIGADO A DEIXAR O ÓCIO FILOSÓFICO E INTELECTUAL E A SE DEDICAR ÀS FUNÇÕES PASTORAIS. AOS 41 ANOS, JÁ ASSUMIA A FUNÇÃO DE BISPO DE HIPONA, SUCEDENDO VALÉRIO, QUE HAVIA FALECIDO.
PRINCÍPIOSDE SUAMISSÃO • DEFENDER A FÉ • MUNIR A DOUTRINA CRISTÃ • OS DOGMAS DA IGREJA • ARGUMENTOS RACIONAIS QUE PUDESSEM SUSTENTAR UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO ESPIRITUAL. AGOSTINHO DEMONSTRAVA UMA OUSADIA RARA EM SEUS ESCRITOS. APESAR DE SUA TARDIA CONVERSÃO E DE SEU ITINERÁRIO ESPIRITUAL E FILOSÓFICO O TEREM COLOCADO EM CONTATO, MUITAS VEZES APROFUNDADO, COM PENSAMENTOS E CORRENTES FILOSÓFICAS CONTRÁRIAS À ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO, ELE NÃO TITUBEOU EM ENFRENTAR TODO E QUALQUER PENSAMENTO OU IDEIA QUE FOSSE OU SE APROXIMASSE DE HERESIA
DEDICAÇÃOINTEGRAL A TEOLOGIA AOS 72 ANOS DE IDADE, AGOSTINHO CONSEGUIU DISPONIBILIZAR MAIS TEMPO À CONTEMPLAÇÃO, À ORAÇÃO E À PRODUÇÃO INTELECTUAL. TRANSFERINDO PRATICAMENTE TODAS AS SUAS FUNÇÕES PASTORAIS, O DOCTOR GRATIAE – DOUTOR DA GRAÇA, COMO FICOU CONHECIDO DEDICOU-SE À ESCRITA, AMPLIANDO, ENQUANTO PÔDE, SUAS REFLEXÕES. DEDICOU-SE TAMBÉM À ORGANIZAÇÃO E À SISTEMATIZAÇÃO DE SUA OBRA.
SUA PRINCÍPAL OBRA CONFISSÕES • A OBRA É UM TESOURO DA HISTÓRIA DA IGREJA. • CONFISSÕES É UMA OBRA-PRIMA DE TRANSPARÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO AO QUE ELE FEZ DE ERRADO E ÀS TREVAS DE SEU CORAÇÃO. MAS É MAIS DO QUE ISSO. NO SENTIDO AGOSTINIANO, UMA “CONFISSÃO” TAMBÉM É UM “TESTEMUNHO”. ELA É O ATO DE DAR TESTEMUNHO DA IMENSURÁVEL GRANDEZA DA GRAÇA DIVINA EM MEIO AO PECADO HUMANO.
A AUTOBIOGRAFIA ESPIRITUAL DE AGOSTINHO FOI ESCRITA COMO ORAÇÃO: UMA OFERTA ESPIRITUAL DERRAMADA PERANTE O PAI CELESTE COM PENA E TINTA. VIAJEMOS AO LADO DE AGOSTINHO, ENQUANTO O CONHECEMOS POR MEIO DE SUAS CONFISSÕES E À MEDIDA QUE ELE COMPARTILHA SEU TESTEMUNHO CONOSCO.
AGOSTINHO NASCEU EM PECADO! • ESSA É UMA AFIRMAÇÃO QUE ELE FAZ LOGO NO INÍCIO DE SUAS CONFISSÕES. • ELE OBSERVA QUE, MESMO BEBÊ, ERA EGOÍSTA E EXIGENTE, GRITANDO BEM ALTO PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA. EMBORA SEJA ÓBVIO QUE NÃO PUDESSE SE LEMBRAR DAQUELES DIAS, AGOSTINHO VÊ ESSE COMPORTAMENTO INFANTIL COMO PROVA DE QUE TODAS AS PESSOAS SÃO PECADORAS DESDE O NASCIMENTO
SUA TEOLOGIA • AGOSTINHO ENFATIZAVA A TOTAL NECESSIDADE DA GRAÇA DIVINA, POIS SABIA QUE SOMOS PESSOAS PECADORAS E IMPOTENTES. EM SUA ÉPOCA, HOUVE DOIS GRANDES GRUPOS QUE TENDIAM A DAR POUCA IMPORTÂNCIA À GRAÇA. • DE UM LADO, HAVIA OS PELAGIANOS, QUE DIZIAM QUE OS SERES HUMANOS NÃO NASCEM EM PECADO. PELÁGIO FOI UM ASCETA BRITÂNICO QUE, JUNTO COM ALGUNS OUTROS PENSADORES, INICIOU UM MOVIMENTO TEOLÓGICO QUE PASSOU A TER SEU NOME.
AGOSTINHO CRIA QUE NINGUÉM CONSEGUE AGRADAR A DEUS SEM UMA OBRA PRÉVIA E DISTINTA DA GRAÇA. “NÃO É POSSÍVEL NÃO PECAR”, E É EXATAMENTE POR ISSO QUE A GRAÇA É NECESSÁRIA. • MAS OS PELAGIANOS INSISTIAM QUE DEUS NOS POSSIBILITOU A OBTENÇÃO DA SALVAÇÃO POR ESCOLHERMOS O BEM E SERMOS BONS. A GRAÇA SERVE COMO UMA MÃO AUXILIADORA QUE TORNA A OBEDIÊNCIA MAIS FÁCIL PARA NÓS, MAS NÃO É VERDADE QUE SEJA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO QUE A TENHAMOS
AGOSTINHO DIRIGIU TODO O SEU GRANDE ARSENAL TEOLÓGICO CONTRA ESSE ENSINAMENTO PERNICIOSO. EM GRANDE PARTE DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA, O PELAGIANISMO FOI CONDENADO EM VÁRIOS CONCÍLIOS NA ÁFRICA E, FINALMENTE, DERROTADO EM UM IMPORTANTE CONCÍLIO EM ÉFESO EM 431 D.C
NA ÉPOCA DE AGOSTINHO, O OUTRO GRANDE GRUPO COM UMA CONCEPÇÃO PROBLEMÁTICA SOBRE A GRAÇA FOI UM MOVIMENTO AFRICANO DE OPOSIÇÃO À IGREJA CHAMADO DONATISMO. • DURANTE BOA PARTE DA VIDA DE AGOSTINHO, ESSA FORMA ALTERNATIVA DO CRISTIANISMO FOI MAIS FORTE E CAUSOU MAIOR IMPACTO NA ÁFRICA DO QUE OS CATÓLICOS QUE ELE LIDERAVA. MAS, NO FIM, AGOSTINHO E OS CATÓLICOS PREVALECERAM.
OS DONATISTAS ERAM EXTREMAMENTE RIGOROSOS E EXCLUSIVOS — AS PESSOAS MAIS LEGALISTAS QUE VOCÊ PODERIA IMAGINAR. ACREDITAVAM QUE SÓ OS MAIS JUSTOS, MAIS DEDICADOS, MAIS PURIFICADOS PODERIAM SER CHAMADOS CRISTÃOS VERDADEIROS • AGOSTINHO SE OPÔS AO DONATISMO PORQUE CRIA QUE O MOVIMENTO TINHA UMA DOUTRINA ERRÔNEA SOBRE A IGREJA. • AGOSTINHO PROPÔS UMA ECLESIOLOGIA DENOMINADA “IGREJA MISTA”. ELE DISSE QUE A IGREJA É COMPOSTA DE PECADORES E SANTOS. COMO BEM SABE QUALQUER UM QUE JÁ TENHA VISITADO UMA IGREJA, PESSOAS BOAS PODEM FAZER COISAS MÁS.