1 / 19

AGOSTINHO

FILOSOFIA PENSADORES

Download Presentation

AGOSTINHO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NASCIDO EM 13 DE NOVEMBRO DE 354, NA PEQUENA CIDADE DE TAGASTE, PROVÍNCIA ROMANA DA NUMÍDIA, AO NORTE DA ÁFRICA, ONDE HOJE SE LOCALIZA A ARGÉLIA, AURELIUS AUGUSTINUS, DESDE MUITO NOVO, MOSTROU INTELIGÊNCIA E PERSPICÁCIA DE PENSAMENTO NOTÁVEIS. DURANTE A INFÂNCIA Agostinho DE HIPONA

  2. EM CARTAGO, AGOSTINHO ESTUDOU LITERATURA, FILOSOFIA E RETÓRICA. APESAR DE SUA INTELIGÊNCIA E DE SUA CAPACIDADE INTELECTUAL, NÃO SE MOSTROU UM BOM ALUNO, NÃO TENDO SE AFEIÇOADO AO GREGO, LÍNGUA FUNDAMENTAL PARA A LEITURA DOS CLÁSSICOS, AFIRMANDO QUE DETESTAVA TAL IDIOMA.

  3. DEVIDO A ISSO, SUA EDUCAÇÃO SE DEU QUASE TOTALMENTE EM LATIM, O QUE LHE TROUXE MUITOS ARREPENDIMENTOS FUTUROS, POIS ISSO O AFASTOU QUASE QUE POR COMPLETO DA LEITURA DOS PENSADORES HELÊNICOS, DA EXEGESE E DA TEOLOGIA. MAIS VELHO, PORÉM, BUSCOU REPARAR TAL FALHA.

  4. NO MANIQUEÍSMO ANTES DE SE MUDAR DE CARTAGO, AOS DEZENOVE ANOS DE IDADE, AGOSTINHO CONHECEU O MANIQUEÍSMO, SEITA QUE REIVINDICAVA PARA SI A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO. ESSA CORRENTE DE PENSAMENTO, FUNDADA PELO PERSA MANI (215-276 D.C), TINHA COMO PREMISSA O DUALISMO DO UNIVERSO. DUAS FORÇAS CONTRÁRIAS, O BEM E O MAL, A LUZ E AS TREVAS, GERARAM TODAS AS COISAS, NUMA LUTA EM QUE UMA QUERIA SE SOBRESSAIR À OUTRA, TANTO NA FORMAÇÃO CÓSMICA QUANTO EM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS MORAIS QUE REGEM OS HOMENS E A SOCIEDADE

  5. CONVERSÃO AOCRISTIANISMO A LEITURA DE PLOTINO FEZ COM QUE AGOSTINHO PERCEBESSE QUE ERA POSSÍVEL COMPREENDER DE FORMA RACIONAL E LÓGICA A DOUTRINA CRISTÃ, CONSTATANDO QUE ESTA NÃO ERA APENAS DESTINADA AOS MAIS “IGNORANTES” OU INTELECTUALMENTE FRACOS, SENDO POSSÍVEL ELABORAR, A PARTIR DO CRISTIANISMO, UMA TEOLOGIA ROBUSTA E RACIONALMENTE SUSTENTÁVEL

  6. PARA COROAR SEU ITINERÁRIO ESPIRITUAL E SUA BUSCA PELA PAZ INTERIOR E PELO SENTIDO DE SUA VIDA, AGOSTINHO REALIZA OS DOIS ENCONTROS MAIS DECISIVOS DE SUA EXISTÊNCIA, O PRIMEIRO COM O BISPO AMBRÓSIO E O SEGUNDO COM OS TEXTOS DO APÓSTOLO PAULO.

  7. TESTEMUNHOSDACONVERSÃO ENQUANTO ABRIA O CORAÇÃO PARA ACOLHER A ELOQÜÊNCIA, NELE ENTRAVA, AO MESMO TEMPO, TAMBÉM A VERDADE, MAS SÓ POUCO A POUCO: [...] ESPECIALMENTE DEPOIS QUE OUVI EXPOR E FREQUENTEMENTE RESOLVER PASSAGENS OBSCURAS DA ANTIGA ESCRITURA, QUE ENTENDIA AO PÉ DA LETRA, PERMANECENDO SEM SAÍDA. IMEDIATAMENTE, MUDANDO DE SEMBLANTE, COMECEI COM MÁXIMA ATENÇÃO A CONSIDERAR SE AS CRIANÇAS TINHAM OU NÃO O COSTUME DE CANTAROLAR ESSA CANÇÃO EM ALGUM DE SEUS JOGOS. VENDO QUE EM PARTE ALGUMA A TINHA OUVIDO, REPRIMI O ÍMPETO DAS LÁGRIMAS E LEVANTEI-ME, PERSUADINDO-ME DE QUE DEUS SÓ ME MANDAVA UMA COISA: ABRIR O CÓDICE (A BÍBLIA).

  8. TOMANDO EM SUAS MÃOS A BÍBLIA SAGRADA, DEPAROU-SE COM A PASSAGEM DE SÃO PAULO AOS ROMANOS: COMPORTEMO-NOS HONESTAMENTE, COMO EM PLENO DIA: NADA DE ORGIAS, NADA DE BEBEDEIRA; NADA DE DESONESTIDADES NEM DISSOLUÇÕES; NADA DE CONTENDAS, NADA DE CIÚMES. AO CONTRÁRIO, REVESTI-VOS DO SENHOR JESUS CRISTO E NÃO FAÇAIS CASO DA CARNE NEM LHE SATISFAÇAIS OS APETITES (RM 13. 13-14)

  9. INÍCIODE SUA CARREIRA FOI INTRODUZIDO NA COMUNIDADE CRISTÃ E ABRIU AS PORTAS À SALVAÇÃO NA PÁSCOA DAQUELE ANO, RESPEITANDO OS COSTUMES, SENDO BATIZADO POR SEU AMIGO E CONFESSOR AMBRÓSIO. LOGO EM SEGUIDA, VOLTOU A TAGASTE, SUA TERRA NATAL, ONDE VENDEU TODAS AS PROPRIEDADES DA FAMÍLIA E FUNDOU UMA COMUNIDADE MONÁSTICA. PRETENDIA PERMANECER ALI, ENTREGUE À VIDA MONÁSTICA DE CONTEMPLAÇÃO, MAS, UM DIA, VISITANDO A IGREJA DE HIPONA, CONTRA A SUA VONTADE E POR VONTADE DO POVO, FOI CONCLAMADO SACERDOTE, RESPONSÁVEL, PRINCIPALMENTE, PELA PREGAÇÃO. VIU-SE ENTÃO OBRIGADO A DEIXAR O ÓCIO FILOSÓFICO E INTELECTUAL E A SE DEDICAR ÀS FUNÇÕES PASTORAIS. AOS 41 ANOS, JÁ ASSUMIA A FUNÇÃO DE BISPO DE HIPONA, SUCEDENDO VALÉRIO, QUE HAVIA FALECIDO.

  10. PRINCÍPIOSDE SUAMISSÃO • DEFENDER A FÉ • MUNIR A DOUTRINA CRISTÃ • OS DOGMAS DA IGREJA • ARGUMENTOS RACIONAIS QUE PUDESSEM SUSTENTAR UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO ESPIRITUAL. AGOSTINHO DEMONSTRAVA UMA OUSADIA RARA EM SEUS ESCRITOS. APESAR DE SUA TARDIA CONVERSÃO E DE SEU ITINERÁRIO ESPIRITUAL E FILOSÓFICO O TEREM COLOCADO EM CONTATO, MUITAS VEZES APROFUNDADO, COM PENSAMENTOS E CORRENTES FILOSÓFICAS CONTRÁRIAS À ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO, ELE NÃO TITUBEOU EM ENFRENTAR TODO E QUALQUER PENSAMENTO OU IDEIA QUE FOSSE OU SE APROXIMASSE DE HERESIA

  11. DEDICAÇÃOINTEGRAL A TEOLOGIA AOS 72 ANOS DE IDADE, AGOSTINHO CONSEGUIU DISPONIBILIZAR MAIS TEMPO À CONTEMPLAÇÃO, À ORAÇÃO E À PRODUÇÃO INTELECTUAL. TRANSFERINDO PRATICAMENTE TODAS AS SUAS FUNÇÕES PASTORAIS, O DOCTOR GRATIAE – DOUTOR DA GRAÇA, COMO FICOU CONHECIDO DEDICOU-SE À ESCRITA, AMPLIANDO, ENQUANTO PÔDE, SUAS REFLEXÕES. DEDICOU-SE TAMBÉM À ORGANIZAÇÃO E À SISTEMATIZAÇÃO DE SUA OBRA.

  12. SUA PRINCÍPAL OBRA CONFISSÕES • A OBRA É UM TESOURO DA HISTÓRIA DA IGREJA. • CONFISSÕES É UMA OBRA-PRIMA DE TRANSPARÊNCIA NO QUE DIZ RESPEITO AO QUE ELE FEZ DE ERRADO E ÀS TREVAS DE SEU CORAÇÃO. MAS É MAIS DO QUE ISSO. NO SENTIDO AGOSTINIANO, UMA “CONFISSÃO” TAMBÉM É UM “TESTEMUNHO”. ELA É O ATO DE DAR TESTEMUNHO DA IMENSURÁVEL GRANDEZA DA GRAÇA DIVINA EM MEIO AO PECADO HUMANO.

  13. A AUTOBIOGRAFIA ESPIRITUAL DE AGOSTINHO FOI ESCRITA COMO ORAÇÃO: UMA OFERTA ESPIRITUAL DERRAMADA PERANTE O PAI CELESTE COM PENA E TINTA. VIAJEMOS AO LADO DE AGOSTINHO, ENQUANTO O CONHECEMOS POR MEIO DE SUAS CONFISSÕES E À MEDIDA QUE ELE COMPARTILHA SEU TESTEMUNHO CONOSCO.

  14. AGOSTINHO NASCEU EM PECADO! • ESSA É UMA AFIRMAÇÃO QUE ELE FAZ LOGO NO INÍCIO DE SUAS CONFISSÕES. • ELE OBSERVA QUE, MESMO BEBÊ, ERA EGOÍSTA E EXIGENTE, GRITANDO BEM ALTO PARA CONSEGUIR O QUE QUERIA. EMBORA SEJA ÓBVIO QUE NÃO PUDESSE SE LEMBRAR DAQUELES DIAS, AGOSTINHO VÊ ESSE COMPORTAMENTO INFANTIL COMO PROVA DE QUE TODAS AS PESSOAS SÃO PECADORAS DESDE O NASCIMENTO

  15. SUA TEOLOGIA • AGOSTINHO ENFATIZAVA A TOTAL NECESSIDADE DA GRAÇA DIVINA, POIS SABIA QUE SOMOS PESSOAS PECADORAS E IMPOTENTES. EM SUA ÉPOCA, HOUVE DOIS GRANDES GRUPOS QUE TENDIAM A DAR POUCA IMPORTÂNCIA À GRAÇA. • DE UM LADO, HAVIA OS PELAGIANOS, QUE DIZIAM QUE OS SERES HUMANOS NÃO NASCEM EM PECADO. PELÁGIO FOI UM ASCETA BRITÂNICO QUE, JUNTO COM ALGUNS OUTROS PENSADORES, INICIOU UM MOVIMENTO TEOLÓGICO QUE PASSOU A TER SEU NOME.

  16. AGOSTINHO CRIA QUE NINGUÉM CONSEGUE AGRADAR A DEUS SEM UMA OBRA PRÉVIA E DISTINTA DA GRAÇA. “NÃO É POSSÍVEL NÃO PECAR”, E É EXATAMENTE POR ISSO QUE A GRAÇA É NECESSÁRIA. • MAS OS PELAGIANOS INSISTIAM QUE DEUS NOS POSSIBILITOU A OBTENÇÃO DA SALVAÇÃO POR ESCOLHERMOS O BEM E SERMOS BONS. A GRAÇA SERVE COMO UMA MÃO AUXILIADORA QUE TORNA A OBEDIÊNCIA MAIS FÁCIL PARA NÓS, MAS NÃO É VERDADE QUE SEJA ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO QUE A TENHAMOS

  17. AGOSTINHO DIRIGIU TODO O SEU GRANDE ARSENAL TEOLÓGICO CONTRA ESSE ENSINAMENTO PERNICIOSO. EM GRANDE PARTE DEVIDO À SUA INFLUÊNCIA, O PELAGIANISMO FOI CONDENADO EM VÁRIOS CONCÍLIOS NA ÁFRICA E, FINALMENTE, DERROTADO EM UM IMPORTANTE CONCÍLIO EM ÉFESO EM 431 D.C

  18. NA ÉPOCA DE AGOSTINHO, O OUTRO GRANDE GRUPO COM UMA CONCEPÇÃO PROBLEMÁTICA SOBRE A GRAÇA FOI UM MOVIMENTO AFRICANO DE OPOSIÇÃO À IGREJA CHAMADO DONATISMO. • DURANTE BOA PARTE DA VIDA DE AGOSTINHO, ESSA FORMA ALTERNATIVA DO CRISTIANISMO FOI MAIS FORTE E CAUSOU MAIOR IMPACTO NA ÁFRICA DO QUE OS CATÓLICOS QUE ELE LIDERAVA. MAS, NO FIM, AGOSTINHO E OS CATÓLICOS PREVALECERAM.

  19. OS DONATISTAS ERAM EXTREMAMENTE RIGOROSOS E EXCLUSIVOS — AS PESSOAS MAIS LEGALISTAS QUE VOCÊ PODERIA IMAGINAR. ACREDITAVAM QUE SÓ OS MAIS JUSTOS, MAIS DEDICADOS, MAIS PURIFICADOS PODERIAM SER CHAMADOS CRISTÃOS VERDADEIROS • AGOSTINHO SE OPÔS AO DONATISMO PORQUE CRIA QUE O MOVIMENTO TINHA UMA DOUTRINA ERRÔNEA SOBRE A IGREJA. • AGOSTINHO PROPÔS UMA ECLESIOLOGIA DENOMINADA “IGREJA MISTA”. ELE DISSE QUE A IGREJA É COMPOSTA DE PECADORES E SANTOS. COMO BEM SABE QUALQUER UM QUE JÁ TENHA VISITADO UMA IGREJA, PESSOAS BOAS PODEM FAZER COISAS MÁS.

More Related