220 likes | 309 Views
Avaliação de Exposição Anffa Sindical. Cenário. Quando iniciamos o contato com a imprensa, percebemos que a Anffa e sua bandeiras são desconhecidas por esse público;
E N D
Avaliação de Exposição Anffa Sindical
Cenário • Quando iniciamos o contato com a imprensa, percebemos que a Anffa e sua bandeiras são desconhecidas por esse público; • Para a imprensa, a Anffa só buscava relacionamento com a mídia em situações pontuais - quando estavam em período de paralisações; • Apesar da importância da atuação do fiscal federal agropecuário para a sociedade, faltava comunicação que fizesse isso chegar aos públicos de interesse da entidade; • A entidade não era percebida pela imprensa como porta-voz qualificado para temas de interesse nacional.
Objetivos da comunicação • Posicionar a Anffa Sindical como referência em assuntos nos quais a entidade tem interesse em se pronunciar; • Divulgação das ações e iniciativas desenvolvidas pela Anffa para que a sociedade conheça a importância do trabalho realizado pela entidade e pelos fiscais federais agropecuários.
Publicidade X Mídia Espontânea • Na Publicidade, sou eu falando de mim mesmo. Na mídia espontânea, é um formador de opinião falando sobre mim. • Publicidade: divulgação/ Mídia espontânea: construção de posicionamento • Na Publicidade, há como controlar o que vai sair e quando vai sair. Na mídia espontânea, quanto melhor nosso relacionamento com a imprensa, melhores os resultados, mas não há como garantir.
O início - preparação • Reuniões de briefing com a diretoria da Anffa Sindical; • Identificação dos assuntos a serem trabalhados na imprensa (potencialidades e fragilidades) – desenvolvimento das pautas; • Definição da estratégia a ser adotada; • Definição dos porta-vozes; • Preparação dos porta-vozes (o que fala, como fala)
A estratégia 1ª ação: divulgar a insatisfação dos fiscais federais agropecuários com as medidas adotadas pelo MAPA Estratégia: Pautar uma coluna nacional Coluna Painel – Folha de S. Paulo 26 de março
A estratégia 2ª ação: mostrar para a sociedade a importância da fiscalização agropecuária, aproveitando o gancho do acidente nuclear no Japão. Estratégia: Pautar uma coluna nacional Coluna Panorama Político – O Globo 29 de março
A estratégia 3ª ação: Continuidade da divulgação da preocupação da Anffa com a fiscalização dos produtos vindos da Ásia. Estratégia: Envio de pauta para toda a imprensa nacional Folha de S. Paulo
Mais resultados RESULTADOS: Nos dois meses de trabalho foram 104 inserções de mídia espontânea em sites, jornais e agências de notícias. Além disso, 2 inserções de rádio (1 CBN Nacional e 1 Rádio Nacional) e 3 inserções em TV (1 na TV Barriga Verde – Band SC, e 2 na emissora Tribuna-Santos, no Bom Dia São Paulo e Jornal da Tribuna 2° edição).
Principais Inserções Outra ação estratégica da assessoria de imprensa foi trabalhar a pauta sobre os alimentos que chegariam do Japão após o terremoto. A ação resultou em matéria na Agência Brasil, que pautou todos os veículos onlines do País, fazendo com que o assunto tivesse ampla cobertura dos onlines, rádios e impressos. Matéria da Agência Brasil, na qual a Anffa sindicalfoi ouvida
Principais Inserções Principais veículos que repercutiram a matéria da Agência Brasil:
Principais Inserções Principais veículos que repercutiram a matéria da Agência Brasil:
Principais Inserções Principais veículos que repercutiram a matéria da Agência Brasil:
Principais Inserções Principais veículos que repercutiram a matéria da Agência Brasil:
Principais Inserções Ainda com a pauta sobre os alimentos que chegariam do Japão após o terremoto, a Annfa Sindical conquistou espaço na CBN Nacional, em horário nobre.
Principais Inserções Outra inserção importante sobre o mesmo assunto foi a entrevista concedida pelo Dr. Wilson Roberto de Sá para a TV Barriga Verde, filiada da Band, em Santa Catarina.
Principais Inserções No mês de abril conquistamos espaço relevante no maior jornal da Capital Federal, o Correio Braziliense. O presidente da Anffa Sindical, Wilson Roberto de Sá, concedeu entrevista e elucidou o posicionamento da Anffa Sindical, com relação a qualidade dos produtos brasileiros para exportação.
Principais Inserções Outra inserção importante foi a matéria publicada na Agência Estado, com o posicionamento do presidente da Anffa Sindical sobre o corte no orçamento e os seus prejuízos no trabalho da fiscalização. A matéria repercutiu em outros sites importantes e com alcance nacional, como o G1. 16:50 DEFESA AGROPECUÁRIA: CORTE NO ORÇAMENTO INTERROMPE FISCALIZAÇÃO Ribeirão Preto, 6 - O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) informou hoje que a fiscalização sanitária ligada à defesa agropecuária está praticamente paralisada após o corte de R$ 100 milhões no orçamento da área, fruto do contingenciamento de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. "Os 3.549 fiscais estão de mãos atadas, pois foram cortadas viagens, gastos com combustíveis, material de consumo, materiais de proteção individual", disse Wilson Roberto de Sá, presidente do Anffa Sindical.
Principais Inserções O jornal O Estado de Minas também divulgou o posicionamento da Anffa Sindical com matéria discorrendo sobre o contigenciamento de recursos e os riscos que podem gerar.
Principais Inserções A pauta sobre contigenciamento de recursos também conquistou espaço na Rádio Nacional, com entrevista do presidente da entidade.
Encontros de relacionamento Articulamos encontro de relacionamento com o presidente da Anffa Sindical no jornal Gazeta de Alagoas. A ação rendeu matéria com o posicionamento da entidade.