1 / 16

Os principais atores envolvidos na iniciativa privada:

rianne
Download Presentation

Os principais atores envolvidos na iniciativa privada:

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Ou governo das sociedades ou das empresa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders-(partes interessadas),e os objetivos pelos quais a empresa se orienta.

  2. “Governo é um substantivo. Governar significa: Deter uma posição de força a partir da qual seja possível desempenhar uma função imediatamente associada ao poder de decidir e implementar decisões ou, ainda, de comandar e mandar nas pessoas” NOGUEIRA, Marco Aurélio. Em defesa da política. São Paulo: Ed. Senac, 2001.

  3. Os principais atores envolvidos na iniciativa privada: Tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração.

  4. OUTROS atores envolvidos na iniciativa privada: Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras (como a CVM, o Banco Central, etc.) e a comunidade em geral.

  5. Conceituando na Administração Pública: A expressão “governança” surge a partir de reflexões conduzidas principalmente pelo Banco Mundial, “tendo em vista aprofundar o conhecimento das condições que garantem um Estado eficiente DINIZ, Eli. “Governabilidade, Democracia e Reforma do Estado: Os Desafios da Construção de uma Nova Ordem no Brasil dos Anos 90”. In: DADOS – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, volume 38, nº 3, 1995. pp. 385-415.

  6. Os principais atores envolvidos na iniciativa pública: • Autoridades do Poder Executivo; • - Autoridades do Poder Legislativo • Autoridades do Poder Judiciário; • SOCIEDADES • - Demais Atores Públicos envolvidos na Administração Pública.

  7. Principal Preocupação: É garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta (vestir a camisa) pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever. Ex. atingimento de metas, com foco no lucro para os acionistas, bem como para a sociedade local em especial ao entorno.

  8. O que busca? A governança corporativa visa diminuir os eventuais problemas que podem surgir na relação entre gestores e acionistas e, conseqüentemente, diminuir o risco de custos indevido ou não previstos.

  9. O que quer? Tem havido um renovado interesse no assunto de governança corporativa desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom. Em 2002, o governo federal norte-americano aprovou a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confiança do público em geral na governança corporativa.

  10. O que busca garantir? A Governança Corporativa visa a aumentar a probabilidade dos fornecedores de recursos (investidores) garantirem para si o retorno sobre seu investimento, por meio de um conjunto de mecanismos no qual se inclui o Conselho de Administração.

  11. Regulamentos: A questão é descobrir se existe uma estrutura de governança corporativa "melhor" ou "ideal". Vários códigos de governança foram elaborados com esta intenção... No Brasil, destacam-se os códigos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Comissão de Valores Mobiliários(CVM)

  12. Como começou? Dos tempos mais primórdios com o advento da civilização no Planeta terra. Onde uns defendiam seus interesses e o do seu bando, inclusive demarcando o limitando espaços territoriais. Ocorre até os dias de hoje, mesmo nas grandes áreas urbanas. Ex. Rua Riachuelo, loja de móveis usados.

  13. Como começou? A emergência progressiva dos Estados, dos princípios e das modalidades de governança pacífica, em sociedades sempre mais povoadas e sempre mais complexas, é o sinal e para alguns a própria definição da civilização1 1 -Pierre Calame, André Talmant, QUESTÃO DO ESTADO NO CORAÇÃO DO FUTURO (A) - O mecano da governança, p.20, 2001, , Editora Vozes

  14. Conceituando: A governança é a capacidade das sociedades humanas para se dotarem de sistemas de representação, de instituições e processos, de corpos sociais, para elas mesmas se gerirem, em um movimento voluntário. Ex. mundo animal

  15. Principais características da "boa governança" • Participação; • Estado de direito; • Transparência; • Responsabilidade; • Orientação por consenso; • Igualdade e inclusividade; • Efetividade e eficiência; • Prestação de contas.

  16. Muito obrigado ! PROF. AMAURI DOMAKOSKI

More Related