1 / 12

CULTURA ESCOLAR

CULTURA ESCOLAR. O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO Aula 6 L. S. Vygotsky. A CRIANÇA BRINCA POR PRAZER?. O JOGO E O PRAZER. Há atividades mais prazerosas do que o brinquedo. Há jogos em que a atividade não é agradável. Há jogos em que o prazer vem do resultado interessante.

Download Presentation

CULTURA ESCOLAR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CULTURA ESCOLAR O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO Aula 6 L. S. Vygotsky

  2. A CRIANÇA BRINCA POR PRAZER?

  3. O JOGO E O PRAZER • Há atividades mais prazerosas do que o brinquedo. • Há jogos em que a atividade não é agradável. • Há jogos em que o prazer vem do resultado interessante. A TENDÊNCIA DE UMA CRIANÇA PEQUENA É SATISFAZER SEUS DESEJOS IMEDIATAMENTE. Se as atividades irrealizáveis imediatamente não se desenvolvessem durante os anos escolares, não existiram os brinquedos. • Para resolver essa tensão, a criança envolve-se em um mundo ilusório e imaginário onde os desejos são realizáveis (brinquedo).

  4. ABORDAGENS QUE CONSIDERAM A SITUAÇÃO IMAGINÁRIA COMO SUBCATEGORIA DO BRINQUEDO Consideram a atividade semelhante à álgebra: sistema de signos que representam a realidade. Negligenciam a motivação e as circunstâncias da atividade da criança. Estas abordagens não ajudam a compreender o papel do brinquedo no desenvolvimento posterior.

  5. O JOGO DE IMAGINAÇÃO TEM REGRAS O desenvolvimento a partir de jogos se dá: 1.Situação imaginária às claras e regras ocultas. 2.Jogos com regras claras e situação imaginária oculta.

  6. AÇÃO E SIGNIFICADO NO BRINQUEDO O comportamento de uma criança muito pequena é determinado, de maneira considerável – e o de um bebê de maneira absoluta – pelas condições em que a atividade ocorre.

  7. No brinquedo, o significado torna-se o ponto central e os objetos são deslocados de uma posição dominante para uma posição subordinada. Quando um cabo de vassoura torna-se o pivô da separação do significado “cavalo” do cavalo real, a criança faz com que um objeto influencie outro semanticamente. A transferência de significados é facilitada pelo fato de a criança reconhecer numa palavra a propriedade de um objeto - ela não vê a palavra, mas o objeto que ela designa A palavra cavalo aplicada ao cabo de vassoura representa: Eis um cavalo.

  8. No BRINQUEDO O pensamento está separado dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas. O brinquedo fornece um estágio de transição da separação pensamento x objeto. Na criança pequena o objeto é dominante na relação Objeto ____________________ Significado No brinquedo o significado é dominante na relação Significado ____________________ Objeto

  9. NO JOGO A CRIANÇA AGE DE MANEIRA CONTRÁRIA À QUE GOSTARIA DE AGIR

  10. A criança não se comporta de forma puramente simbólica no brinquedo.Ela quer e realiza seus desejos, permitindo que a realidade passe através de sua experiência.A criança ao querer, realiza seus desejos.Ao pensar, ela age. • Assim como operar com o significado de coisas leva ao pensamento abstrato, a capacidade de fazer escolhas conscientes, ocorre quando uma criança opera com o significado de ações. • No brinquedo, uma ação substitui outra ação, assim como um objeto substitui outro objeto. A criação de uma situação imaginária desenvolve o pensamento abstrato.

  11. COMO MUDA O BRINQUEDO? A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre situações do pensamento e situações reais.

  12. CULTURA ESCOLAR Antonia Maria Nakayama anmana@uol.com.br Tel. 011- 7515 9512

More Related