100 likes | 581 Views
Instrumentos Musicais Portugueses. ♥ Viola Campaniça ♥ Zuca-Truca. Viola Campaniça. Viola Campaniça.
E N D
Instrumentos Musicais Portugueses ♥ Viola Campaniça ♥Zuca-Truca
Viola Campaniça • A viola campaniça usava-se por todo o distrito de Beja e noutras zonas próximas, toca-se a solo ou a acompanhar o canto de “modas” e “despiques”, geralmente entre dois tocadores, que improvisam, nos bailes públicos e particulares, nas festas, as vendas e noutras quaisquer ocasiões. A viola campaniça é a maior das violas portuguesas , com 94 cm. Alguns sons
Guitarristas famosos ♥ Pedro Mestre ♥Manuel Bento
Pedro Mestre Pedro Mestre é natural da localidade Aldeia de Sete, concelho de Castro Verde. Desde pequeno que tem um enorme gosto pela música tradicional alentejana. Entrou aos 10 anos para o Coral Infantil “Os Carapinhas” e, aos 12 anos, aprendeu a tocar Viola Campaniça com o mestre Francisco António. Actualmente, Pedro Mestre apresenta a Viola Campaniça em três formas: uma com o Grupo de Violas Campaniças, outra acompanhando improvisadores do cante de despique e baldão e, outra ainda, apresentado modas campaniças a solo, acompanhado por outros instrumentos (Viola ritmo, Viola baixo e percussão).
Manuel Bento Manuel Bento toca Viola Campaniça desde cedo, tendo aprendido com o pai e avô, também tocadores. Em jovem dedicava-se ao trabalho no campo, e à noite tocava na taberna do pai, em Aldeia Nova, Ourique. Tocava também em romarias, na Feira de Castro, e frequentemente acompanhava o cante a despique e ao baldão. Actualmente, Ti Manuel Bento é o tocador de maior prestígio de Viola Campaniça, que continua a ter um enorme prazer em ensinar a sua arte às gerações mais jovens.
Zuca-Truca O zuca-truca é um idiofonepercutivo em vias de extinção. Utilizado ainda em rusgas na zona de Guimarães e em Vila Praia de Âncora, é conhecido nesta última por brinquinho de Âncora. Noutras regiões, nomeadamente no Douro, chamam-lhe charola ou cana de bonecos. Este acessório musical, animado de movimentos verticais de dois bonecos trajados à moda da região à mão do seu portador, serve para bater o compasso aos bailadores. Foi introduzido na Ilha da Madeira há menos de um século tendo dado origem ao brinquinho madeirense.
Volta ao início Bibliografia http://web.educom.pt/musetno/Conteudo/Zuca.htm http://www.attambur.com/Recolhas/Tocadores/documento_encontro_de_tocadores_Viola_Campanica.htm http://modernica.no.sapo.pt/viola.htm http://www.gaitadefoles.pt/tocardeouvido/2007/campanica.htm