480 likes | 1.37k Views
OS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES: barcos e instrumentos. No início da Expansão, as primeiras viagens foram efectuadas com a BARCA. Vela quadrangular (fixa). Casco pequeno. A BARCA tinha também:. Leme lateral.
E N D
No início da Expansão, as primeiras viagens foram efectuadas com a BARCA.
Vela quadrangular (fixa) Casco pequeno
A BARCA tinha também: Leme lateral Por tudo isto, era uma embarcação apropriada para navegar em águas calmas e pouco profundas, junto à costa.
Para dar resposta a algumas das dificuldades encontradas, surge: O BARINEL Cesto da gávea Vela quadrangular (fixa) Um pouco maior que a Barca Leme à ré central
Como se pode verificar, a Caravela tem um conjunto de características muito importantes para o sucesso das viagens de descoberta: Velas triangulares, ou latinas, móveis Leme à ré central Maior que a barca e o barinel. Logo, mais resistente
Estas característas permitiam-lhe ter: • maior capacidade de manobra em menor espaço; • navegar em mar alto; • navegar com ventos desfavoráveis.
Da caravela de 2 mastros… Ao longo do séc. XV, e conforme as necessidades se foram manifestando, as caravelas foram evoluindo… Para a de 3 mastros… E chegando à de 4 ou mais mastros.
Quando se entra na fase de desenvolver o comércio com a Costa Ocidental Africana e o Oriente, a caravela deixa de ser o navio apropriado…
Agora, era importante ter um navio de grande envergadura que pudesse transportar homens, bombardas e carga.
A nau possui 4 ou mais mastros, nos quais mistura os dois tipos de vela – a quadrangular e a triangular – sendo, dessa forma, mais rápida e podendo navegar com ventos desfavoráveis (à bolina). Apresentava também grande capacidade de carga.
Finalmente, surgiu um navio ainda maior, com mais capacidade de carga, mais resistente às tempestades e mais veloz: o Galeão
A bordo das embarcações, os marinheiros utilizavam vários instrumentos para se orientarem.
O quadrante utilizava-se à noite medindo a altura das estrelas.
A balestilha utilizava-se para medir a altura das estrelas à noite.Virava-se para a estrela que se tomava como referência, e encostando o olho ao aparelho, fazia-se coincidir a ponta de cima da peça móvel com a estrela e a ponta de baixo com o horizonte.