1 / 10

REVISÃO Profª. Aliete

REVISÃO Profª. Aliete. “...o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental,”. “...o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora,. do que = daquilo o qual é encontrado fora

roden
Download Presentation

REVISÃO Profª. Aliete

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REVISÃO Profª. Aliete

  2. “...o regime do amor doméstico, diferente do quese encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental,”

  3. “...o regime do amor doméstico, diferente do quese encontra fora, • do que = daquilo o qual é encontrado fora • do = de + o = preposição + pronome demonstrativo • encontra + se = V.T.D.+ partícula apassivadora (pronome e objeto direto)

  4. tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental,” • o poema dos cuidados maternos parece um artifício sentimental = conseqüência • tão diferente = causa • que = conjunção consecutiva

  5. Coloquialidade e paralelismo sintático • “Helena: Fui ao empório onde ele costumava ir, à igreja, a toda parte!” onde = aonde Foi aonde? Fui a São Paulo. Foi onde? Fui na segunda poltrona. Fui à igreja e (fui)a toda parte. Vi a igreja e estive nela.(Errado= Vi e estive na igreja)

  6. CrônicasLição de ser / Lourenço Diaféria “Me espantava a ciência que ele dominava das coisas que ele nunca havia tocado. Por exemplo: ele não vira o mar. O mar para o velho Beá estava além da fonte, das montanhas e dos lagos. Havia entre os dois uma distância tão imprecisa e extensa, que mesmo levado nas costas de uma codorna de fogo, como aquelas que queimam o campo, espantava o velho Beá saber que o mar era feito de movimentos e do bailado dos pingos de chuva.”

  7. Coloquialidade e verbo “Me espantava a ciência” = Espantava-me a ciência. (Norma culta) “ele nunca havia tocado” e “ele não vira o mar” = anterioridade aos outros fatos no pretérito (pretérito mais que perfeito) Ex.: Eu cheguei, o velho Beá saíra. Não houve encontro. Eu cheguei, o velho Beá saiu. Houve encontro. Eu cheguei, o velho Beá saía. Um encontro de pouco tempo.

  8. Anástrofe “espantava o velho Beá saber que o mar era feito de movimentos e do bailado dos pingos de chuva.” Saber que o mar era feito de movimentos e do bailado dos pingos de chuva espantava o velho Beá.

  9. Anástrofe 1. Saber = Oração subordinada substantiva subjetiva reduzida do infinitivo 2. que o mar era feito de movimentos e do bailado dos pingos de chuva = Oração subordinada substantiva objetiva direta 3. espantava o velho Beá = Oração principal

  10. “A doida” – Carlos Drummond de Andrade “Foi tropeçando nos móveis, arrastou com esforço o pesado armário da janela, desembaraçou a cortina, e a luz invadiu o depósito onde a mulher morria.” - O gênero da obra e as características do personagem principal

More Related