1 / 21

P rograma de A poio à C omunidade E ducativa

Projecto financiado pelo. P rograma de A poio à C omunidade E ducativa. "Não há duas folhas iguais". Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente existentes no Agrupamento.

ron
Download Presentation

P rograma de A poio à C omunidade E ducativa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Projecto financiado pelo Programa deApoioà ComunidadeEducativa "Não há duas folhas iguais" Objectivo Criar um espaço multifacetado que dê resposta efectiva à diversidade de alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente existentes no Agrupamento.

  2. Actividades desenvolvidas Desenvolvimento diário de um conjunto de actividades com base na estruturação externa do espaço, do tempo, dos materiais e actividades. Área de Aprender A sala foi organizada de acordo com o modelo de ensino estruturado, onde não há estímulos, no entanto e de acordo com orientações posteriores da visita de monitorização de uma equipa do Ministério da Educação perspectivou-se organizar também uma área de estimulação sensorial “snoozelen”.

  3. Actividades desenvolvidas Área de Trabalho individual O aluno desenvolve actividades de forma autónoma

  4. Área de Reunião Onde se desenvolvem actividades de acolhimento que promovem a comunicação

  5. Área de Trabalho em Grupo Desenvolvem-se trabalhos de grupo com a participação do adulto

  6. Área de Brincar ou de Lazer Destina-se a desenvolver actividades de relaxamento, a aprender a brincar e a trabalhar o jogo simbólico. É o local privilegiado para a “inclusão inversa”, onde os pares da escola desenvolvem actividades criativas e estimulantes que lhes servem de modelo de acção. Ex: Programa “Escola Alerta” – identificação de barreiras arquitectónicas.

  7. Área das Tecnologias de Informação e Comunicação Perspectiva-se a utilização de computadores, com adaptações específicas a cada aluno, como por exemplo o ecrã táctil, rato com maiores dimensões, para o desenvolvimento das competências de comunicação

  8. Áreade culinária Este atelier é concretizado quinzenalmente (terças à tarde) com a participação dos vários recursos humanos disponibilizados. A aquisição de um forno é uma actividade prevista para o 3º período.

  9. Área de Expressões Dinamização de um Atelier de Expressões variadas: Expressão Plástica, Musical e Dramática. Foram já adquiridos materiais de desgaste para o desenvolvimento destas actividades.

  10. Biblioteca Escolar “A Gotinha” Pretende-se a integração dos alunos NEE nas actividades realizadas pelas turmas à Biblioteca Escolar. Estas visitas acontecem periodicamente em contexto de turma e em pequeno grupo.

  11. Área “Nós e a Natureza” Dinamização de um atelier ecológico onde se pretende criar hábitos de cidadania como a reutilização, a reciclagem e a redução na utilização de materiais. Foram adquiridas 2 tartarugas para a unidade com o objectivo de promover a responsabilização de cada aluno.

  12. Área “Nós e a Natureza” Neste atelier foi também elaborado pelos alunos um livro intitulado “O livro do mar” com a reutilização de papel. A reciclagem de papel está a ser desenvolvida no clube “Bonecos de Pau” onde são construídos “Robertos” para a apresentação de histórias.

  13. Área “Nós e a Natureza” Actividades ainda por realizar: A horta não foi ainda realizada por falta de espaço adequado e pelo orçamento excessivo apresentado para a aquisição de um canteiro. Por este motivo também foi adiada a confecção de uma refeição com produtos da horta. Os passeios na Natureza, os piqueniques, as aulas de surf e o passeio de carroça estão agendados para o mês de Junho.

  14. Apoio terapêutico / Parcerias Psicologia – TAIPA (NAMIRA) Terapia da Fala particular paga pela segurança social Transporte assegurado pela Junta de Freguesia de S. Luís Fisioterapia – APCO Transporte assegurado pela Junta de Freguesia de S. Luís

  15. Dinamização de sessões de psicomotricidade Sessões semanais realizadas na unidade por uma técnica de psicopedagogia da APCO Transporte assegurado pela Junta de Freguesia de S. Luís. Foram adquiridos materiais de psicomotricidade (colchões, arcos, pinos e bolas).

  16. Natação adaptada Esta actividadeestá a ser concretizada às terças-feiras de manhã, desde o mês de Outubro. Os 5 alunos NEE deslocam-se à piscina Municipal de Odemira, no transporte garantido pela CMO. A técnica de psicopedagogia da APCO está a dar apoio técnico a esta actividade. Foram adquiridos calções de silicone para 2 alunos.

  17. Momentos de reflexãocom a Comunidade Educativa • - Apresentação da unidade aos pais cujos educandos usufruem deste espaço com a fundamentação subjacente à organização da mesma. • - Realização de uma acção de sensibilização para o pessoal não docente, na interrupção lectiva da Páscoa, com o apoio dos técnicos da APCO, relacionada com a problemática da inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. • Realização de uma acção de sensibilização aos professores orientada pela psicóloga da TAIPA, também na interrupção lectiva, sobre “dificuldades de aprendizagem”. • Participação das 2 docentes de Apoios Educativos na acção de Formação em GRID II, sobre comunicação alternativa ou aumentativa, promovida pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

  18. Recursos Humanos • Pessoal afecto ao Agrupamento no ano lectivo 08/09 • Professores de Ensino Especial - 2 para o Agrupamento • - Pessoal assalariado - 3 em Milfontes e 1 em S. Luis • Técnicos Especializados / parcerias no presente ano lectivo • Terapia da Fala particular paga pela Segurança Social • Psicologia – TAIPA (NAMIRA) • Técnica de psicopedagogia da APCO • Fisioterapia da APCO • Técnica de Ensino Especial e Reabilitação da APCO • Técnicos do Centro de Paralisia Cerebral de Beja

  19. Resultados Esperados • A oferta organizada de uma resposta educativa especializada para alunos com Necessidades Educativas Especiais. • A participação dos alunos com Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente nas actividades curriculares e de enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem (os alunos vão a actividades específicas). • O desenvolvimento e a integração social e escolar dos alunos com multideficiência (uma aluna que apresentada absentismo escolar devido à sua problemática está a frequentar com regularidade). • A implementação e desenvolvimento de um modelo de ensino estruturado que promova a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades. • A criação de ambientes estruturados, securizantes e significativos para os alunos. • A aplicação e desenvolvimento de metodologias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar. • A adopção de opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico. • - Um maior envolvimento e participação da família e da comunidade.

  20. Financiamento do Projecto

  21. Vila Nova de Milfontes, Maio de 2009

More Related