1 / 6

A Pesquisa

A Pesquisa. A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE), em duas vistas. A antiga e a nova sede do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina.

ronat
Download Presentation

A Pesquisa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. A Pesquisa

  2. A Faculdade de Medicina de Recife e a Rua Senador Dantas, local da antiga sede da ONU-OENG, no Rio. A Faculdade de Direito do Recife (UFPE), em duas vistas. A antiga e a nova sede do Diário de Pernambuco, o jornal mais antigo em circulação da América Latina.

  3. Organização Antiga versus Nova Realidade A pesquisa consumiu mais de 30 anos. Além de mais de mil livros específicos das áreas em estudo, conseguiu reunir em uma coleção de mais de 20 mil recortes de jornais e revistas do Brasil e do exterior, abrangendo notícias, reportagens, análises e artigos científicos. Um acervo singular que, em 2006, leva o Diário de Pernambuco a realizar reportagem a respeito. Sem esse apoio, principalmente do Diário de Pernambuco, que abriu seus arquivos e disponibilizou informações de quase dois séculos, Muniz reconhece que a pesquisa seria inviável. O acervo foi consideravelmente ampliado, a partir da década de 1990, com o advento da internet. É possível agora acessar diretamente não apenas os principais jornais e revistas do Mundo. O acesso às informações mundiais chega ao infinito a partir de recursos como o site de pesquisas Google e a enciclopédia virtual Wikipédia. Instrumentos valiosíssimos, qualquer informação é disponibilizada na tela do monitor em décimos de segundo. Ficaram também acessíveis os arquivos de órgãos como a ONU, suas Agências Especializadas, FMI e Banco Mundial; dos governos nacionais, bancos centrais e universidades; de empresas transnacionais; e de importantes fundações, institutos e ONGs, como SIPRI e Greenpeace, entre muitas. A metodologia usada foi justamente esta: cotejar as teorias e doutrinas, que estão nos livros sobre o Estado e sua organização, com a realidade prática dos povos.

  4. A Lógica de Aristóteles e Bacon e a Dúvida metodológica de Descartes são básicas no processo. Quando se afirma que a Federação, os Três Poderes e o Presidencialismo são eficazes para a administração dos povos, a Dúvida impõe: será que é VERDADE? Quando se diz que o Regime Representativo realiza a Democracia, será que realiza? Ou faz a opressão? A partir dos estudos de Darwin, Marx e McLuhan, em campos diferentes, Muniz considera que o conceito evolucionista deve ser aplicado à ordem política dos povos. Os atuais modelos de organização política – Três Poderes, Presidencialismo, Federação, Monarquia etc. – vêm de séculos atrás. Será que servem para o mundo atual, para as novas realidades, as novas sociedades? Com base na teoria existente e na realidade mundial, a conclusão diz que a atual Organização Política dos povos, no âmbito internacional e dentro dos países, está superada, em desacordo com a nova sociedade global que se formou. Não serve para hoje e faliu. É causa da imensa crise mundial. Deve ser substituída por novos tipos de organização. Mas a grande contribuição não deve vir apenas de políticos, cientistas, empresários, jornalista, professores e estudantes. Todos os cidadãos devem participar, criar, sugerir novos modelos de organização para os Estados e para uma nova Ordem Mundial. Será a solução para a imensa crise que envolve os povos e para a construção de uma nova civilização.

  5. O ESTADO MUNDIAL A Revolução Continua Pedro Muniz Impresso pela Editora LivroRápido Endereço: Rua Dr. João Tavares de Moura, 57 / 99 – Peixinhos 53230-290 – Olinda – PE - Brasil Este Folheto foi produzido por León Costa, com a supervisão de Alberto Gui e Jota Mendes. Projeto gráfico de Andrei Quirino. Títulos e textos compostos em TempusSans ITC. Imagens pesquisadas e digitalizadas por DedGui. Impresso pela Editora LivroRápido em dezembro de 2009, e atualizado em 2013. Versão em Inglês: professor Gustavo Gouveia. pedromuniz@estadao.com.br– Telefone: (***) 81.9616.5657

  6. Fim The end Fin Fine Ende Конец نهاية Τέλος...

More Related