160 likes | 317 Views
PESQUISA. Pesquisa – Busca, questionamento e investigação. Objetivo : produzir conhecimento que ajude a compreender a realidade, que oriente as ações e contribua para solucionar problemas.
E N D
Pesquisa – Busca, questionamento e investigação. Objetivo: produzir conhecimento que ajude a compreender a realidade, que oriente as ações e contribua para solucionar problemas.
“A fim de merecer o qualificativo de científica, a pesquisa deve ser feita de modo sistematizado, utilizando, para isto, método próprio e técnicas específicas.[...]”. (RÚDIO, 1986, p. 28)
Pesquisar significa “[...]promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele.” (LUDKE, 1986, p. 46)
O pesquisador deve saber como conhecer o objeto a ser investigado, o que deve fazer para conhecê-lo, como é possível dizer que o conhece. Depois deve descrever o quanto possível o processo de pesquisa.
No que se refere aos procedimentos metodológicos, precisa ir além do implícito e revelar melhor as técnicas utilizadas, ou seja, quem tece explicações deve explicitar quais instrumentos usou para consegui-las.
Pura: Tem por finalidade aumentar o conhecimento do pesquisador para uma nova tomada de posição. Aplicada: Tem por finalidade intervir na realidade. Pesquisa segundo a utilização dos resultados
Quantitativa: Busca-se um critério de representatividade numérica. Apreendem dos fenômenos apenas as partes visíveis, concretas (pesquisa de campo, levantamento e experimentação). Pesquisa segundo abordagem
Qualitativa: Há uma maior preocupação com o aprofundamento e abrangência da compreensão das ações e relações humanas (descrições detalhadas de situações, eventos, pessoas, interações e comportamentos observados; citações literais do que as pessoas falam sobre suas experiências, atitudes, crenças e pensamentos; trechos ou íntegras de documentos, correspondências, atas ou relatórios de casos).
Pesquisa segundo os objetivos • Descritiva: Descreve o objeto da pesquisa. Registra e analisa os fenômenos sem manipulá-los. • Exploratória: Acontece durante o processo de construção de pesquisa. Limita-se a definir objetivos e buscar maiores informações sobre o tema (sondagem). • Explicativa: Identifica os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência de fenômenos (experimental e ex-post-facto).
Pesquisa bibliográfica • Explica um problema a partir de referências teóricas. • Baseia-se na análise da literatura já tornada pública: livros, revistas, publicações avulsas, dissertações, monografias, teses, boletins, material cartográfico, rádio, gravações e audiovisual, filmes e televisão, imprensa escrita e até disponibilizada na internet.
Pesquisa bibliográfica • Possibilita a análise comparativa de várias posições acerca de um problema, a partir das quais o pesquisador defenderá sua tese. • Abrange uma gama de fenômenos muito maior do que aquela que seria possível na pesquisa de campo.
Pesquisa bibliográfica • Indispensável nos estudos históricos, pesquisa sobre ideologias, assim como nas pesquisas que desejam analisar as diversas posições acerca de um problema. • Oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram.
Pesquisa bibliográfica • Reforço paralelo na análise de suas pesquisas. • Existe a possibilidade de as fontes apresentarem dados processados de forma incorreta, o que acarreta a reprodução e ampliação do erro.
Pesquisa bibliográfica • “É fundamental que os pesquisadores assegurem-se das condições em que os dados foram obtidos, analisem cada informação, busquem descobrir possíveis incoerências ou contradições e utilizem fontes diversas, comparando-as cuidadosamente’’ .(GIL, 2002, p. 45)
Pesquisa documental • Utilização de materiais que ainda não receberam tratamento analítico. • Ex.:Documentos conservados em arquivos de instituições públicas e privadas; relatórios , dados estatísticos, dados pessoais (fontes primárias) e dados estatísticos elaborados por institutos especializados (fontes secundárias).