140 likes | 334 Views
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL. Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano; Dayrell Antonio de Castro; Hiury Fernandes;
E N D
FACULDADES INTEGRADAS DO NORTE DE MINAS - FUNORTE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Mecânica Geral Professor: Rodney Alunos: Anderson Fabiano; Dayrell Antonio de Castro; Hiury Fernandes; João Paulo Leite Batista; Jefferson Ferreira Reis; Paulo Junior Garcia.
Seminário A Contribuição da Mecânica Geral para Evolução das Fundações
Evolução das fundações em três etapas • Antiga Grécia • Fundações atuais • Fundações Tecnológicas
Antiga Grécia Os gregos edificaram os seus primeiros templos no século VII a.C.. O projeto era simples: uma construção de forma padronizada retangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico. Os gregos edificaram os seus primeiros templos no século VII a.C.. O projeto era simples: uma construção de forma padronizada retangular sobre uma base ou envasamento de geralmente três degraus, com colunas no pórtico.
Fundações Atuais Fundações rasas ou directas são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregues em casos de cargas leves. • Fundação Direta • Fundação Indireta Fundações profundas são mais utilizadas em casos de edifícios altos em que os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades.
O Avanço da Mecânica nas Fundações Destaca-se a qualidade das construções que são desenvolvidas para podemos entender o que a evolução tecnológica, colocada a serviço da população, trazendo inúmeros benefícios. Esta evolução dos edifícios utiliza não apenas princípios de engenharia civil, mas também de mecânica, criando uma nova especialidade, a civil-mecânica.
Oscilações As oscilações ocorrem quando um sistema é perturbado a partir de uma posição de equilíbrio estável. E na Civil-mecânica se adaptou o pendulo como contrapeso para compensar as oscilações do edifício.
Técnicas Para Construir Prédios Mais Resistentes Pelo poder de destruição de um terremoto, as pessoas imaginam que a tecnologia por trás de um prédio que suporte aos tremores seja extremamente avançada – no entanto, a tecnologia empregada é simples, embora seja muito eficiente.
GERB Edifícios de todas as formas e tamanhos podem ser isoladas através do uso de molas com grandes desvios admissíveis e especialmente concebidos Também desenvolvemos atenuadores para controlar o vento e/o terremoto vibrações induzidas em estruturas de extensão de altura e largura.
Outra opção é usar o andar superior de um edifício alto como massa de amortecimento. • Um amortecedor de direcção são usados para aumentar o amortecimento estrutural de torres e arranha-céus, e são instalados nas paredes das estruturas.
Conclusão Concluímos que paralelamente a evolução humana há uma crescente necessidade de se adaptar a diversos tipos de ambientes e situações naturais adversas. Concluímos ainda que a Mecânica tem direta interferência em tais adaptações com ênfase no que diz respeito a necessidades de primeiro grau como a moradia, propiciando assim avanços tecnológicos em diversos segmentos dessa área.