230 likes | 573 Views
TABELA PERIÓDICA. Prof. Willame Bezerra. Lei periódica atual (Moseley) Quando os elementos químicos são agrupados em ordem crescente de número atômico (Z) , observa-se a repetição periódica de várias de suas propriedades. A disposição dos elementos
E N D
TABELA PERIÓDICA Prof. Willame Bezerra
Lei periódica atual (Moseley) Quando os elementos químicos são agrupados em ordem crescente de número atômico (Z), observa-se a repetição periódica de várias de suas propriedades. A disposição dos elementos A posição de um elemento na tabela periódica leva em conta dois critérios: os grupos e os períodos. Grupo ou família é o nome dado à linha vertical onde se dispõem os elementos químicos na tabela periódica. No grupo o número atômico cresce de cima para baixo, as propriedades químicas dos elementos são semelhantes e as propriedades variam gradualmente. Período é o nome dado à linha horizontal onde se dispõem os elementos químicos na tabela periódica. No período o número atômico cresce da esquerda para a direita, as propriedades químicas dos elementos são diferentes e as propriedades físicas variam gradualmente.
Elementos Químicos Os elementos químicos são representados por letras maiúsculas ou uma letra maiúscula seguida de uma letra minúscula. Os Símbolos são de origem latina:
Famílias ou grupos A tabela atual é constituída por 18 famílias, sendo que cada uma delas agrupa elementos com propriedades químicas semelhantes, devido ao fato de apresentarem a mesma configuração eletrônica na sua camada (nível) de valência. Existem, atualmente, duas maneiras de identificar as famílias ou grupos. Uma delas, a mais comum, é indicar cada família por um algarismo romano seguido das letras A e B, por exemplo, IA, IIA, IIIB e IVB. Essas letras, A e B, indicam a posição do elétron mais energético nos subníveis. No final da década de 80, a IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) propôs outra maneira: as famílias devem ser indicadas por algarismos arábicos de 1 a 18, eliminando-se as letras A e B.
Família A e Zero Essas famílias são constituídas pelos elementos representativos, sendo que todos esses elementos apresentam o seu elétron mais energético situado nos subníveis s ou p. Nas famílias de IA a VIIA, o número da família indica a quantidade de elétrons existentes na camada de valência. Já a família zero (0) recebeu esse número para indicar que a reatividade dos seus elementos em condições ambiente é nula. Na sua maioria, os elementos dessa família apresentam oito elétrons na camada de valência.
Além se serem indicadas por números e letras, essas famílias recebem também nomes característicos. • Nas configurações ao lado, n é o número do último nível. • Observações: • O elemento químico hidrogênio (H) é representado na Coluna IA por apresentar 1 elétron no subnível s de sua camada de valência (1 s1), porém não faz parte da família dos metais alcalinos, porque apresenta propriedades químicas diferentes. • O único gás nobre que não apresenta oito elétrons em sua camada de valência é o hélio (He), pois seu número atômico é 2 e sua distribuição é 1 s2.
GRUPO DO BORO CALCOGÊNIOS HALOGÊNIOS GRUPO DO CARBONO GRUPO DO NITROGÊNIO GASES NOBRES Metais Alcalinos Alcalinos - TERROSOS Metais 18 1 2 13 14 15 16 17 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO ELEMENTOS REPRESENTATIVOS
Famílias B As famílias B, incluindo as duas linhas horizontais separadas do corpo principal da tabela, são constituídas pelos elementos de transição e apresentam seu elétron mais energético situado nos subníveis d ou f. Para os elementos de transição externa, a localização na família ou grupo não é feita utilizando o número de elétrons da camada de valência, mas sim o número de elétrons existentes no seu subnível mais energético (d).
Tomando por base a distribuição eletrônica, pela regra, temos a seguinte relação:
Períodos • Na tabela atual existem sete períodos, sendo que o número do período corresponde à quantidade de níveis (camadas) eletrônicos que os elementos químicos apresentam.
Classificação dos elementos Outra maneira de classificar os elementos é agrupá-los, segundo suas propriedades físicas e químicas, em: metais, semimetais(metalóides), ametais, gases nobres e hidrogênio.
Metais • Eletropositivos; • Sólidos; exceto o Hg (25°C, 1atm); • Brilho característico; • Dúcteis (fios); • Maleáveis (lâminas); • - São bons condutores de calor e eletricidade.
Ametais • Eletronegativos; • Quebradiços; • Opacos; • Formam Compostos Covalentes (moleculares); • - São Péssimos Condutores de Calor e Eletricidade (exceção para o Carbono).
Gases Nobres • São estáveis monoatômicos; • São inertes, mas podem fazer ligações apesar da estabilidade (em condições especiais); • São Sete: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn.
NOTAS 1 - São elementos líquidos: Hg e Br; 2 - São Gases: He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn, Cl, N, O, F, H; 3 - Os demais são sólidos; 4 - Chamam-se cisurânicos os elementos artificiais de Z menor que 92 (urânio): Astato (At); Tecnécio (Tc); Promécio (Pm) Frâncio (Fr) 5 - Chamam-se transurânicos os elementos artificiais de Z maior que 92: são todos artificiais; 6 - Elementos radioativos: Do bismuto (83Bi) em diante, todos os elementos conhecidos são naturalmente radioativos.