90 likes | 284 Views
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA. Epí = em cima de, sobre Demós = povo Logos = palavra, discurso, estudo Ciência do que ocorre (se abate) sobre o povo. Epidemiologia - saber científico sobre a saúde humana, seus determinantes e suas conseqüências .
E N D
Etimologia do vocábulo - EPIDEMIOLOGIA Epí = em cima de, sobre Demós = povo Logos = palavra, discurso, estudo Ciência do que ocorre (se abate) sobre o povo.
Epidemiologia - saber científico sobre a saúde humana, seus determinantes e suas conseqüências. 1 - Investigação epidemiológica - possibilita o avanço do conhecimento sobre os determinantes do processo saúde/doença. 2 - Desenvolve tecnologias efetivas para a descrição e a análise das situações de saúde, fornecendo subsídios para o planejamento e a organização das ações de saúde. 3 - Metodologia epidemiológica pode ser empregada na avaliação de programas, atividades e procedimentos preventivos e terapêuticos, tanto no que se refere a sistemas de prestação de serviços quanto ao impacto das medidas de saúde na população.
Epidemiologia (conceito) Tradicional - a ciência que estuda a distribuição das doenças e suas causas em populações humanas. - o estudo dos fatores que determinam a freqüência e a distribuição dos doenças nas coletividades humanas. (IEA – Associação Internacional de Epidemiologia, 1973)
Objetivos Principais da Epidemiologia (segundo a IEA) • descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde nas populações humanas. • proporcionar dados essenciais para o planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como para estabelecer prioridades. • Identificar fatores etiológicos na gênese das enfermidades. (Desde estudos de eficiência e efetividade de programas e serviços de saúde até estudos clínicos de eficácia de processos diagnósticos e terapêuticos, preventivos e curativos, individuais e coletivos.)
Exemplos • mortalidade infantil e classes sociais. • trombose venosa relacionada ao uso de anticoncepcionais. • sedentarismo e doenças cardio-vasculares. • hábito de fumar e câncer de pulmão. • comportamento sexual transmissão da AIDS. • cegueira em crianças subnutridas e sua relação com avitaminose A. • leucemia na infância provocada pela exposição de raios X durante a gestação.
Epidemiologia constitui a principal ciência de informação em saúde. World-Wide Web (www) Epidemiology - Epidemiologic Épidémiologie - Épidémiologique Epidemiologia - Epidemiológico 370.000 registros.
Conceito abrangente - ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
Esta definição pode ser desdobrada nos seguintes aspectos complementares: A - continuum saúde-doença (OMS) - Saúde - “estado de completo bem-estar físico, metal e social” B - estuda estados particulares de ausência de saúde sob forma de doenças infecciosas (sarampo, malária, meningite etc.), não infecciosas (diabetes, cardiopatias, depressões etc.) e agravos à integridade física (acidentes, homicídios, suicídios etc.) C - o objeto da epidemiologia são as relações de ocorrência de saúde-doença em massa, envolvendo um número expressivo de seres humanos, agregados em sociedades, coletividades, comunidades, grupos demográficos, classes sociais ou outros coletivos humanos.
D - a questão metodológica de como, do ponto de vista epidemiológico, se pode identificar casos de doença ou danos à saúde. E - a distribuição (variabilidade) na freqüência de doenças de ocorrência em massa, em função de variáveis ambientais e populacionais ligadas a referenciais de tempo e espaço. F - a análise de determinação envolve a aplicação do método epidemiológico ao estudo de associações entre um ou mais fatores suspeitos como causais e um determinado estado de saúde-doença. G - para cumprir seu papel de fonte de informação e conhecimento para subsidiar o planejamento, a gestão e a avaliação de políticas, programas e ações de proteção, promoção ou recuperação da saúde.