200 likes | 463 Views
Economia. Curvas de possibilidade de produção; Fluxos real e monetário;. Curvas de possibilidade de produção.
E N D
Economia Curvas de possibilidade de produção; Fluxos real e monetário;
Curvas de possibilidade de produção • A Curva de possibilidades de produção(CPP) ou curva de fronteira, expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
Fatores de Produção • Classificação dos Recursos Produtivos ou Fatores de Produção • - Recursos Naturais • - Mão de Obra • - Capital
Trata-se de um conceito teórico com o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
Essas escolhas em questão se refere a necessidade humana ilimitada e a contra partida dos recursos serem finitos, ou seja a sociedade tem que escolher uma cesta de produtos que lhe satisfaça com que aquilo que se dispõe.
Devido a escassez de recursos, a produção total de um país tem limite máximo, uma produção potencial ou produto de pleno emprego, quando todos os recursos disponíveis estão empregados(todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados, não há capacidade ociosa).
Suponhamos uma economia que só produza maquinas(bens de capital) e alimentos(bens de consumo) e que as alternativas de produção de ambos sejam as seguintes:
Gráfico • Na primeira alternativa(A), todos os fatores de produção seriam alocados para a produção de maquinas; na ultima(E), seriam alocados somente para a produção de alimentos; e nas alternativas intermediarias(B,C e D), os fatores de produção seriam distribuídos na produção de um e de outro bem.
A curva ABCDE indica todas as possibilidades de produção potencial de máquinas e de alimentos nessa economia hipotética. Qualquer ponto sobre a curva significa que a economia ira operar no pleno emprego, ou seja, à plena capacidade, utilizando todos os fatores de produção disponíveis.
No ponto F (ou em qualquer outro ponto interno à curva), quando a economia está produzindo 10 mil máquinas e 30 toneladas de alimentos, dizemos que se está operando com capacidade ociosa ou com desemprego. Ou seja, os fatores de produção estão sendo subutilizados.
O ponto G representa uma combinação impossível de produção ( 25 mil maquinas e 50 toneladas de alimentos), uma vez que os fatores de produção e a tecnologia de que a economia dispõe seriam insuficientes para obter essas quantidades de bens. Esse ponto ultrapassa a capacidade de produção potencial ou de pleno emprego dessa economia.
Fluxo real, Fluxo monetário • De maneira simples podemos dizer que fluxo real é tudo aquilo que as famílias oferecem às empresas para que estas possam existir, exemplo: recursos naturais, trabalho, mão de obra e capacidade empresarial. Na mesma ordem, as empresas oferecem às famílias aquilo que elas precisam para se manterem, exemplo: produtos industrializados, empregos.
Com o auxílio do dinheiro, as empresas pagam às famílias pelo serviço e mão de obra realizada e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas pelos bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário fazem com que tenha uma interação entre as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos. Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
Os Fluxos do Sistema Econômico - Fluxo real ou produto : é a totalidade dos bens e serviços finais produzidospelas unidades produtoras. - Fluxo nominal ou monetário, ou renda : é a totalidade da remuneração dos fatores de produção empregados pelas unidades produtoras. Constitui a demanda ou procura da economia. - Mercado:é formado pelos fluxos real e monetário, respectivamente, a oferta e a demanda da economia.
Os Fluxos do Sistema Econômico APARELHO PRODUTIVO BENS E SERVIÇOS FAMÍLIAS MERCADO FLUXO MONETÁRIO FLUXO REAL