1.58k likes | 1.7k Views
Prof. Marcos Corrêa – FAP – Nov. 2009. Composição fotográfica i / ii. Proporção Divina. Movimento Renascentista Séc. XIII (fins) e Séc. XIV; Séc. XVI Giorgio Vasari ; Itália (Florença e Siena ); mas em outros países.
E N D
Prof. Marcos Corrêa – FAP – Nov. 2009 Composição fotográfica i / ii
Proporção Divina Movimento Renascentista • Séc. XIII (fins) e Séc. XIV; • Séc. XVI Giorgio Vasari; • Itália (Florença e Siena); mas em outros países. • Jacob Burckhardt“A cultura do Renascimento na Itália” (1867)“descoberta do mundo e do homem". Luca Pacioli (1509) publica “Divina Proportione” – ilustrado por Leonardo da Vinci. Tratado matemático sobre proporções artísticas e da natureza.
(continuação) Pacioli (Leonardo Pisano (1170 — 1250)) Descobriu que as coisas na natureza evoluem exponencialmente. Descobriu que a natureza é baseada nos números 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34… Assim, a natureza se reproduz nas seguintes proporções:
Trata-se de um número irracional cuja proporção é 1,618 e é identificado pela letra Phi (abaixo). 1+1=2, 2+1=3, 3+2=5, 5+3=8...
(continuação) Porque estudar o número áureo? Design, diagramação, fotografias, pinturas... (imagem)
Composição Fotográfica IRegras de composição "A composição deve ser uma de nossas preocupações constantes, até nos encontrarmos prestes a tirar uma fotografia; e então, devemos ceder lugar à sensibilidade..." (Henri Cartier-Bresson) • O que torna uma fotografia mais atraente do que a outra? • Pequenas mudanças; ângulos e cenários conduzem a ‘temas’ mais interessantes. Há dois elementos que devemos nos atentar. • Elementos internos (Composição) – Se ocupa dos elementos internos, sua organização e relação. • Enquadramento (Planos) – Se ocupa da distância da câmera em relação ao objeto fotografado e seu recorte.
Regra dos ‘terços’ Consiste em equacionar o objeto fotografado nos espaços de maior impacto fotográfico. As linhas horizontais podem ser utilizadas para colocar, por exemplo a linha do horizonte, esta deve ficar para baixo ou para cima da linha média consoante se pretende realçar o céu ou não. As linhas verticais são usadas por exemplo para colocar árvores e edifícios
Super enquadramentos (ou enquadramento dentro de enquadramentos) Concentram a atenção do observador no “motivo”. Muitas vezes sugere um contexto mais amplo em relação ao motivo.