1 / 25

Subsistema INSTITUCIONAL

Subsistema INSTITUCIONAL. Institucional. Dispor de uma visão clara das finalidades pelas quais a empresa foi criada e é mantida.

shanon
Download Presentation

Subsistema INSTITUCIONAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Subsistema INSTITUCIONAL • Institucional Dispor de uma visão clara das finalidades pelas quais a empresa foi criada e é mantida. Propiciar instrumentos que permitam converter os motivos, necessidades, crenças, valores dos empreendedores em definições que caracterizam claramente a razão de ser da empresa.

  2. Subsistema Institucional Instrumentos institucionais auxiliam a administração a definir: osmotivos pelos quais a empresa existe (missão), o que ela se propõe a fazer (propósitos) e no que ela acredita (princípios).

  3. Subsistema INSTITUCIONAL • MISSÃO: A definição da missão responde a pergunta: "Por que existimos?" Esclarece os motivos pelos quais os empreendedores e seus sucessores decidiram criar e manter o empreendimento; reflete a maneira pela qual a empresa vê seu papel e sua contribuição à Sociedade e como atende às expectativas de seus empreendedores e colaboradores.

  4. Subsistema INSTITUCIONAL • PROPÓSITO: A definição dos propósitos empresariais responde à pergunta "Qual é meu negócio?" Propósitos caracterizam o que os empreendedores decidiram fazer e que acreditam que podem fazer melhor entre as várias alternativas para criar e manter um empreendimento. Esta escolha reflete a vocação, as crenças e os valores dos empreendedores.

  5. Subsistema INSTITUCIONAL • PRINCÍPIOS: Definem a maneira de a empresa pensar e refletem seu posicionamento diante de um conjunto variado de aspectos do ambiente externo e interno. Princípios empresariais incluem definições que estabelecem, por exemplo, o relacionamento da empresa com seus colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade, governo etc. Estabelecem também as diretrizes gerais que orientam práticas gerenciais, comerciais, a preservação do meio ambiente, etc.

  6. SubsistemaInstitucional Missão Propósito Princípios FILOSOFIA EMPRESARIAL (cultura) É fundamentada em motivos, necessidades, crenças, valores, convicções e expectativas dos empreendedores. Objetivos dos empreendedores perdem sua característica individual para refletir conjunto de definições institucionais que fazem sentido para todos da empresa e para a sociedade.

  7. Exemplos de missão JOHNSON & JOHNSON • “A empresa existe para aliviar a dor e a doença” • Hierarquia de responsabilidades: em primeiro lugar os clientes, em segundo os funcionários, em terceiro a sociedade como um todo, e em quarto lugar os acionistas. • Oportunidade e recompensa individual baseadas no mérito. • Descentralização = criatividade = produtividade”. IBM • “Dar total consideração ao funcionário individual. • Dedicar muito tempo para tornar os clientes felizes. • Ir até o fim para fazer as coisas certas”.

  8. Exemplos de missão MERCK • “Melhoria da vida humana. • Honestidade e integridade. • Responsabilidade social e empresarial. • Inovação (produtos) • Excelência. • Lucro do trabalho que beneficia a humanidade”. SERPRO • “Prover soluções baseadas no uso da tecnologia da informação para a gestão das finanças públicas e ações estruturadas e integradoras da Administração Federal, com qualidade, inovação e a preços competitivos”.

  9. Exemplos de missão FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS • “Avançar nas fronteiras do conhecimento da área das Ciências Sociais e afins, produzindo e transmitindo idéias, dados e informações, além de conservá-las e sistematizá-las, de modo a contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico do país, para melhoria dos padrões éticos nacionais, para uma governança responsável e compartilhada e para a inserção do país no cenário internacional”. INCRA • “Criar oportunidades para que as populações rurais alcancem plena cidadania”. • Missão: é razão de ser da organização, definindo o seu negócio e sua essência. Professa o compromisso da organização. • Visão: ser referência internacional de soluções de inclusão social.

  10. Instrumentos Institucionais Missão, propósitos e princípios empresariais, por natureza, não são suficientes para estabelecer todas as definições para conduzir o empreendimento aos resultados desejados. • A função é a de fornecer os instrumentos para estabelecer estas orientações mais específicas, possibilitando à administração o suporte necessário para: • definir o futuro, os rumos e os resultados esperados (planejamento), • colocar os planos em execução (direção), • avaliar os resultados e promover ações corretivas (controle), num processo permanente.

  11. Subsistema Gerencial Instrumentos de planejamento, direção e controle abrangem todos os níveis da organização e permitem à administração monitorar resultados setoriais e globais, e em ciclos que variam de um dia a vários anos. Seu objetivo é dar um suporte adequado para a administração criar o futuro desejado para o empreendimento, estabelecendo objetivos, rumos, estratégias voltadas para produtos e mercados rentáveis; promovendo o desenvolvimento de talentos; assegurando a produtividade. Enfim, fornecer instrumentos para definir o que o empreendimento deve fazer e para avaliar se o que está sendo feito, está de acordo com os rumos traçados.

  12. A função do subsistema Operacional é a de fornecer os instrumentos para a administração definir quais são as operações do empreendimento e como devem ser executadas, garantindo que elas sejam realizadas de forma integrada, com os métodos corretos e os recursos adequados. Subsistema Operacional O subsistema operacional envolve definições sobre processos, métodos, procedimentos, instalações físicas, nível de automação, facilidades e equipamentos para execução de cada operação. O objetivo do subsistema operacional é o de fornecer o suporte que a administração precisa para garantir que a operação global do empreendimento tenha um desempenho eficiente.

  13. Enquanto o subsistema gerencial dá suporte à administração para definir "o que fazer", o subsistema operacional fornece os instrumentos para definir "como fazer". Subsistema OPERACIONAL Para garantir o desempenho global, as operações precisam ser definidas claramente: recrutamento e admissão dos RH, distribuição dos produtos, recebimento dos clientes, compras, recebimento de materiais, pagamentos a fornecedores, etc. Não é porém só para as operações industriais que o subsistema operacional deve ser especificado. O empreendimento como um todo deve ser eficiente e não só parte dele.

  14. A função do subsistema de organização é dotar a administração de instrumentos para a subdivisão da tarefa empresarial em funções específicas e para a designação de pessoas qualificadas para assumir as responsabilidades. Subsistema ORGANIZAÇÃO Estes instrumentos incluem: a especificação das funções (papéis e responsabilidades) necessárias para realizar a tarefa empresarial, o agrupamento dessas funções em unidades organizacionais (departamentos, setores...), a fixação das relações de autoridade entre essas unidades e a designação das pessoas para a execução dessas funções.

  15. O objetivo do Subsistema de Organização é o de assegurar que: • a distribuição da tarefa empresarial seja feita de forma eficaz (em direção aos resultados); e • eficiente (otimizando recursos, tempo, custos etc.) de maneira coordenada. Subsistema ORGANIZAÇÃO Eficaz: Que produz o efeito desejado; que dá bom resultado. Eficiente: Que realiza a ação otimizada; ação no menor tempo e/ou no menor número de passos possível.

  16. O subsistema de organização define quem faz o quê. Baseia-se na filosofia empresarial e considera os requisitos e características das atividades institucionais, gerenciais e operacionais. Subsistema ORGANIZAÇÃO A Organização deve ser planejada para ser instrumento útil ao administrador; caso contrário, em vez de uma ferramenta, torna-se uma "camisa-de-força"; em vez de agilizar as operações, torna a empresa ”truncada", ineficaz e ineficiente. Ineficaz: Inútil; impróprio, inconveniente. Ineficiente:Inadequado; sem efeito.

  17. Fornece os processos e os meios para a administração promover interação entre os empreendedores, colaboradores, clientes, fornecedores, entidades representativas da sociedade. Subsistema COMUNICAÇÃO No ambiente externo o processo de comunicação é fundamental para identificar as necessidades sociais, conhecer os clientes, tornar as utilidades conhecidas, atrair talentos, criar e manter relações válidas com clientes, fornecedores e entidades representativas da Sociedade. O ambiente interno é fundamental para a empresa conseguir a difusão, compreensão e aceitação da filosofia empresarial e dos planos, para assegurar a coordenação das operações em direção aos resultados, para promover a motivação, etc.

  18. Não se resume à especificação dos meios a serem utilizados; o desafio a ser vencido é o de conseguir promover a comunicação. Subsistema COMUNICAÇÃO É preciso conceber primeiro um processo que assegure efetivamente a interação através da comunicação e só depois, escolher os meios e as técnicas de suporte desse processo.

  19. O objetivo produzir informações necessárias para suporte à execução e ao gerenciamento de cada operação e da empresa como um todo. Subsistema INFORMAÇÃO Especifica informações, sistemas que as produzem e meios utilizados para processamento (manual, mecânico, eletrônico).

  20. Qualquer que seja seu porte, uma empresa precisa de informações para executar as operações (vendas, produção, compras, finanças etc.); precisa também de informações para elaborar planos, avaliar resultados etc. Informações ... Empresas têm necessidade de estruturar sistemas para produzir informações na forma adequada, para fins operacionais e gerenciais, e estruturadas de acordo com as diferentes necessidades dos vários níveis hierárquicos.

  21. Comumente os Sistemas de Informação são confundidos com computadores ou com a informática. Estes são meios ou recursos de processamento, que sozinhos não garantem informações para os propósitos empresariais. Subsistema INFORMAÇÃO Informação por si não produz resultados, não reduz custos, não aumenta a rentabilidade, não desenvolve talentos, etc. É um recurso que depende da ação do gestor para tornar-se instrumento para a geração de resultados empresariais.

  22. Inclui o conjunto de instrumentos que auxiliam a administração no esforço para mobilizar pessoas e buscar adequação do comportamento individual e coletivo aos requisitos da tarefa empresarial. Subsistema HUMANO-COMPORTAMENTAL São as pessoas que criam, desenvolvem e mantêm os empreendimentos, executam a tarefa empresarial e delas depende uma parte significativa do sucesso dos resultados. Esses instrumentos são dirigidos à motivação, à ativação e à integração das pessoas.

  23. Os instrumentos de motivação são voltados à satisfação das necessidades, ou motivos, das pessoas que integram a organização. Subsistema HUMANO-COMPORTAMENTAL Os instrumentos de ativação são destinados aos esforços voltados à assunção de papéis pelas pessoas. (A delegação de autoridade, os processos participativos, os programas de educação ou capacita­ção que visam ao conhecimento e compreensão de papéis e responsabilidades) Os instrumentos de integração são voltados à obtenção do esforço coletivo, requisito fundamental para a realização dos resultados. Buscam promover o conhecimento e a adesão das pessoas à filosofia, objetivos e normas da empresa, e a integração de novos colaboradores, o trabalho conjunto e a cooperação entre pessoas e unidades organizacionais.

  24. A especificação dos sistemas de gestão das funções é orientada pelas definições gerais do Sistema de Gestão da empresa. Subsistema GESTÃO DAS FUNÇÕES O planejamento de cada função é baseado nos conceitos, processos e métodos do planejamento empresarial. A estrutura organizacional de cada função deve refletir o modelo da organização da empresa como um todo.

  25. Sistema de gestão

More Related