190 likes | 406 Views
OS DEZ MANDAMENTOS. SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO. VI NÃO COMETER ACTOS IMPUROS. Sexto Mandamento Bem-aventurados os limpos de coração. Porque verão a Deus. Tu viste um céu sem nuvens, tão azul que parece recém pintado. E uma paisagem de neve onde nada nem ninguém deixou uma marca.
E N D
OS DEZ MANDAMENTOS SLIDEINICIAL AUTOMÁTICO
VI NÃO COMETER ACTOS IMPUROS
Sexto MandamentoBem-aventurados os limpos de coração Porque verão a Deus
Tu viste um céu sem nuvens, tão azul que parece recém pintado.
E uma paisagem de neve onde nada nem ninguém deixou uma marca.
E um lago na alta montanha, de águas limpas e transparentes. Tudo isso é uma maravilha.
Mas há algo mais resplandecente e mais belo do que todas essas coisas. É a tua alma tal como Deus a deixou no dia do teu Baptismo: Sem mancha de pecado, cheia de luz e de graças.
Além disso, pelo Baptismo, o teu corpo e a tua alma converteram-se em Templo de Deus. És como um Sacrário onde vive Deus. Vês por que merece tanto respeito o nosso corpo?
Acontece que o céu, às vezes, se cobre de nuvens densas, a neve mancha-se com as pegadas e as águas claras contaminam-se quando nelas se deita lixo. E a alma pode manchar-se? Só se nós queremos. A alma só se mancha com o pecado.
Para conservar a tua alma limpa, pura, como o céu sem nuvens, como a neve que ninguém pisou, tudo em ti tem que ser limpo: as tuas palavras, os teus pensamentos e as tuas acções.
Escreve São Paulo: Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós e que haveis recebido de Deus e que não vos pertence? Haveis sido comprados por grande preço! Glorificai, portanto a Deus no vosso corpo. (1 Coríntios 6, 15, 19-20)
Aprendemos Qual é o sexto mandamento da Lei de Deu? O sexto mandamento da Lei de Deus é: Não cometerás actos impuros.
Aprendemos O que nos manda o sexto mandamento? O sexto mandamento manda-nos que sejamos puros e castos nas palavras e nas obras.
Uma história da Bíblia Um dia, enquanto Jesus passeava com os seus discípulos, uma multidão trouxe-lhe uma mulher que não tinha sido limpa com o seu corpo nem fiel a o seu marido. Segundo a lei de então dos judeus, essa mulher devia morrer apedrejada. Levaram-na a Jesus, porque queriam saber o que é que Ele pensava e alguns também para o porem em dificuldade.
Mas Jesus, em vez de aprovar a conduta dos fariseus, disse: — «O que estiver livre de pecados que atire a primeira pedra».! Todos os que estavam ali começaram a ir embora pouco a pouco, começando pelos mais velhos. Quando ficaram sós Jesus e a mulher pecadora, disse-lhe: «Eu tampouco te condeno. Vai e não peques mais». E todos supomos que essa mulher, desde aquele dia, viveu pura e casta.
O que Deus me propõe para ser feliz: Amar a pureza como uma prenda de Deus. Cuidar o pudor e a delicadeza no vestir e no falar. Fugir das ocasiões que possam fazer-nos pecar. Evitar as más amizades. Não ver os programas sujos na TV, Internet, em DVDs, no cinema, etc. Dizer não ao que nos possa levar a pecar. Cultivar um grande amor a Cristo e a Maria. Os que os amam, amam o que eles nos deram como exemplo: a pureza. Receber os sacramentos com frequência: confessar-se e comungar com frequência. Pedir ajuda a Deus e à Virgem: rezar três Ave Marias ao deitar-me. Imitar a Jesus, que viveu a castidade sem manchar o seu corpo com a impureza.
O que me afasta de Deus Ler livros ou revistas que causam dano à nossa pureza. Assistir a diversões pouco convenientes como algumas festas, filmes, etc. Ter conversas sobre temas impuros. Não respeitar o nosso próprio corpo, ofendendo a Deus com actos impuros.
Bendita a vossa pureza! Eternamente bendita! Que até Deus se delicia com tão graciosa beleza. A Vós, celeste princesa, Sagrada Virgem Maria, Vos ofereço neste dia, alma vida e coração. Olhai-me com compaixão! Não me deixeis, ó Maria. FIM