230 likes | 564 Views
OS DEZ MANDAMENTOS. SLIDE INICIAL AUTOMÁTICO. VIII NÃO DIZER FALSOS TESTEMUNHOS NEM MENTIR. Oitavo Mandamento Jesus ensina-nos a dizer sempre a verdade. Que o vosso sim, seja sim. O inventor da mentira é o diabo.
E N D
OS DEZ MANDAMENTOS SLIDEINICIAL AUTOMÁTICO
VIII NÃO DIZER FALSOS TESTEMUNHOS NEM MENTIR
Oitavo MandamentoJesus ensina-nosa dizer sempre a verdade Que o vosso sim, seja sim.
Foi ele quem introduziu no mundo a primeira mentira quando disse aos nossos primeiros pais: «Se comerdes da árvore proibida sereis como deuses».
Comeram e, em vez de serem como deuses, Adão e Eva perderam a amizade com Deus … … e foram expulsos do Paraíso.
SIM, EU SOU O FILHO DE DEUS? ÉS TU O FILHO DE DEUS? Jesus, pelo contrário, disse sempre a verdade e ensinou-nos a dizê-la. Quando o queriam condenar à morte e não encontravam nada verdadeiro de que o acusar, o Sumo Sacerdote perguntou-lhe: «És tu o Filho de Deus?». E Jesus respondeu: «Sim, sou».
Depois, o Governador Pôncio Pilatos perguntou-lhe também: «És tu o Rei dos judeus?».
Jesus sabia que se se declarava Rei o condenariam à morte, mas disse a verdade: «Sim, tu o disseste, eu sou Rei». E condenaram-no à morte.
Pensa: • Mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo. • De quem muito mente, foge a gente.
Aprendemos Qual é o oitavo mandamento da Lei de Deus? O oitavo mandamento da Lei de Deus é: Não darás falso testemunho nem mentirás.
Aprendemos Que nos manda o oitavo Mandamento? O oitavo mandamento da Lei de Deus manda-nos dizer a verdade e não levantar falso testemunho contra ninguém.
Uma história da Bíblia Quando detiveram Jesus em Getsemani, levaram-no à Casa de Anás e Caifás. Pedro ficou à porta no átrio aquecendo-se ao fogo. Uma criada olhou para Pedro e disse-lhe: não serás tu um dos discípulos desse homem? ― Não sou, respondeu Pedro secamente.
Uma história da Bíblia Sentou-se debaixo do pórtico quando o viu outra criada: Este estava com Jesus Nazareno. ― Não conheço esse homem, negou Pedro com juramento.
Uma história da Bíblia Fugiu para o centro do pátio, onde estavam alguns diante da fogueira. Um deles olhou para ele e disse-lhe: não eras tu um dos seus discípulos? ― Não sei o que dizes; não sou!, Pedro voltou a negar.
De repente cantou um galo. Passava então Jesus pelo pátio depois do juízo ante Caifás e olhou para Pedro. Recordou o que lhe tinha dito umas horas antes, saiu para fora e começou a chorar amargamente.
O que Deus me propõe para ser feliz: Dizer sempre a verdade com humildade e valentia. Que o nosso actuar seja sincero. Respeitar e defender a fama e o bom nome das pessoas, não falando nunca mal de ninguém. Guardar os segredos. Seguir Jesus e falar d’Ele, sem nos envergonharmos, aos nossos amigos, porque Jesus é a Verdade. Imitar Jesus, que nunca mentiu.
O que me afasta de Deus Dizer mentiras e enganar os meus pais, irmãos, professores, etc. Acusar ou falar mal de alguém, dizendo coisas falsas que não fez ou tornando públicos os seus defeitos. Pensar mal dos outros.
Viste como as pessoas criticam? O Senhor não gosta que andemos a falar mal uns dos outros. São pecados contra o oitavo Mandamento, porque vão contra a fama do próximo: A calúnia: Dizer coisas más de outro sabendo que são mentira
São pecados contra o oitavo Mandamento, porque vão contra a fama do próximo: A difamação: Dar a conhecer os defeitos dos outros. O falso testemunho: Declarar em juízo algo que não é verdade. O juízo temerário: Pensar mal dos outros sem motivo nem fundamento. FIM