120 likes | 261 Views
Metodologia de Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino. Alexandre Antonio Cardoso da Silva Técnico de Manutenção II. Anderson Luiz Alves Ribeiro Engenheiro de Equipamentos Jr. Gerência de Tecnologia de Equipamentos de Instrumentação e Elétricos AB-RE/ES/TEIE - Julho/2006.
E N D
Metodologia de Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Alexandre Antonio Cardoso da Silva Técnico de Manutenção II Anderson Luiz Alves Ribeiro Engenheiro de Equipamentos Jr. Gerência de Tecnologia de Equipamentos de Instrumentação e Elétricos AB-RE/ES/TEIE - Julho/2006
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Sumário Histórico Metodologia Aplicação nas UNs Benefícios obtidos
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Histórico Criação do GT de NR-10 (DIP AB-RE/ES/TEIE 049/2001) que tinha entre os objetivos elaborar um diagnóstico do Refino; O relatório final do GT de NR-10 (DIP AB-RE/ES/TEIE 018/2002) apresentou recomendações quanto a adequação das instalações, serviços e capacitação de pessoal; A partir de 2002, as UNs começaram a ser avaliadas em relação a NR-10; Participaram dessas avaliações, o pessoal da Sede e das UNs; Emprego de check-list; Com a revisão da NR-10 e sua publicação em dezembro de 2004 houve a necessidade de rever este check-list.
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Metodologia Elaborada uma Lista de Verificação: baseada nos itens da NR-10 e normas técnicas oficiais; baseada nos itens de outras NRs que têm interface com a NR-10 como a NR-6, NR-17, NR-23 e NR-26; indicando as gerências responsáveis pelo atendimento aos itens avaliados; diminuir a subjetividade nas avaliações. Pontuação da Lista de Verificação: cada tópico da NR-10 recebeu uma pontuação; reflete os pesos de cada tópico da Norma no Refino; os itens devem ser plenamente atendido para receber uma pontuação.
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Metodologia
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Metodologia
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Metodologia Avaliação realizada por meio: entrevistas nas gerências envolvidas com a aplicação da NR-10 (EM, EN, MI, PR, RH, SA e SMS); percepção de atitudes e comportamentos; observações locais. Tempo reservado para cada avaliação: 3 dias; observações das áreas, equipamentos e sistemas realizadas por amostragem; os itens avaliados eram tratados de forma abrangente pela UN após a avaliação; Equipes de avaliadores formadas por representantes do AB-RE, UNs do Refino, convidados do E&P, Cenpes e Transpetro. Após a avaliação, realizada uma apresentação para o Gerente Geral e representantes das gerências envolvidas; Posteriormente, emitido Relatório contendo recomendações e a Lista de Verificação com a pontuação obtida pela UN;
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Aplicação nas UNs
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Aplicação nas UNs Obtido gráfico das notas finais por UN
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Aplicação nas UNs Obtidos gráficos das notas de cada tópico por UN
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Aplicação nas UNs Obtido quadro com diagnóstico de cada item avaliado por UN
Avaliação de NR-10 nas UNs do Refino Benefícios obtidos Diagnóstico de atendimento à NR-10 de cada UN; Plano de ação para adequação à NR-10 em cada UN; Abertura de RTAs para solução dos problemas encontrados; Aumento de segurança; Aumento da confiabilidade das instalações, equipamentos e sistemas; Maior conscientização da força de trabalho; Levantamento de questões polêmicas em relação a NR-10.