60 likes | 118 Views
Quais dos seguintes argumentos são válidos?. A equipa de futebol da escola é muito boa. Logo, todos os alunos são muito bons. Estamos a dizer que cada jogador é tão bom como a equipa no geral. Não é obrigatoriamente verdade.
E N D
A equipa de futebol da escola é muito boa. Logo, todos os alunos são muito bons. Estamos a dizer que cada jogador é tão bom como a equipa no geral. Não é obrigatoriamente verdade. • Professor, se eu tiver negativa a Inglês, fico de castigo durante um mês. Por isso, tem de me dar positiva. Estamos a pedir que sintam pena de nós. Não é um bom argumento.
Quais dos seguintes argumentos são válidos? • O turismo é uma actividade muito importante em Portugal. O país recebe cerca de 20 milhões de visitantes por ano. Estamos a apoiar a nossa ideia num exemplo. • É justo fugir aos impostos. Toda a gente o faz! Estamos a justificar uma ideia com o que toda a gente faz. Nem sempre a maioria tem razão.
Quais dos seguintes argumentos são válidos? • Os jovens que eu conheço não gostam de teatro, logo, os jovens não gostam de teatro. Estamos a justificar uma ideia apenas com a nossa experiência. • As pessoas que tomam aspirina estão em risco de se tornarem dependentes porque a aspirina é viciante. Estamos a repetir o argumento.
É importante considerar que, no seio de uma sociedade afeita a hábitos excessivos de consumismo excedentário, é fácil cair nas tentações irresistíveis dos alimentos processados e ignorar os benefícios inegáveis dos produtos frescos e que, por isso, são mais favoráveis à consecução de uma vida saudavelmente seguida. Estamos a tentar esconder o pouco que temos para dizer com muitas palavras. = Devemos comer alimentos saudáveis e evitar os alimentos processados.
Quais dos seguintes argumentos são válidos? • É sexta-feira. A Mariana costuma usar calças de ganga à sexta-feira. A Mariana deve trazer umas calças de ganga. Argumento aceitável mas fraco. A Mariana pode não trazer calças de ganga. • Nada é melhor do que a felicidade. Comer uma sanduíche é melhor do que nada. Comer uma sanduíche é melhor do que a felicidade. Na verdade estamos a dizer que “tudo o que existe é inferior à felicidade” e que “comer uma sanduíche é melhor do que não comer nada”.