1 / 26

XVI CIAED Educação (Básica) à Distância - Possibilidades

XVI CIAED Educação (Básica) à Distância - Possibilidades. Mônica Repsold [ mrepsold@gmail.com ] Vanessa Marinho [ vmarinho2005@gmail.com ]. Rio de Janeiro / RJ - 2010. [1] Profª de Educação Musical do Colégio Pedro II, Ms em Educação Musical (CBM)

sirvat
Download Presentation

XVI CIAED Educação (Básica) à Distância - Possibilidades

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. XVI CIAED Educação (Básica) à Distância - Possibilidades Mônica Repsold [mrepsold@gmail.com] Vanessa Marinho [vmarinho2005@gmail.com ] Rio de Janeiro / RJ - 2010 [1]Profª de Educação Musical do Colégio Pedro II,Ms em Educação Musical (CBM) [2]Profª de Informática Educativa do Colégio Pedro II,Ms em Educação (UFRJ)vmarinho2005@gmail.com

  2. Introdução • Mais de 2,5 milhões de brasileiros estudaram em cursos com metodologias a distância no ano de 2007 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância- AbraEAD, 2008). Especialmente, na educação profissional e tecnológica. • a EAD cresceu quantitativa e fisicamente, alcançando maior número de pessoas e lugares mais distantes; • a EAD se aprimorou na sua utilização em todo o mundo, em todos os níveis de ensino; • a EAD se agregou, de fato, aos meios eletrônicos.

  3. O Colégio Pedro II, escola pública federal de ensino fundamental e médio no Rio de Janeiro, está iniciando essa experiência com um curso, ainda em andamento, de nivelamento em Educação Musical, para alunos do 7º ano, por meio de um blog (http://musicacpii-apoio7ano.blogspot.com/) que conta com recursos do computador e da Internet. A formação encontra-se, assim, estendida, superando os espaços geográficos e os tempos escolares fixos, em consonância com as limitações sócio cognitivas dos alunos, conforme preconiza o Art. 32, parágrafo 4º da LDB/96.

  4. 4º: "O ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais". A Lei insiste no ensino presencial, para resguardar os aspectos sócio-psico-pedagógicos do desenvolvimento das crianças e adolescentes. A possibilidade de estudar a distância abre-se em dois casos: complementação da aprendizagem (enriquecimento e aprofundamento do currículo, recuperação e aceleração de estudos para alunos com atraso escolar, dentre outras. (Veja também Art. 24, item V, da LDB - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm); (2) situações emergenciais, tais como: falta temporária de professores contratados, crianças e adolescentes hospitalizados e aqueles que estejam morando com seus pais no exterior e não tenham como se alfabetizar em língua portuguesa.

  5. O blog que abriga o curso a distância de nivelamento em Educação Musical do Colégio Pedro II propõe atender aos novos alunos que ingressaram por concurso para o 7º ano sem aulas de música em seus currículos anteriores. Estes alunos apresentaram uma defasagem significativa de conteúdo em relação aos alunos antigos no CPII que tem a disciplina de Educação Musical em seu programa desde os anos iniciais da Educação Básica. A opção pela modalidade a distância levou em consideração a localização dos alunos em diferentes unidades escolares, com disponibilidade de tempo também variável, além da insuficiência de professores de música em cada unidade escolar para ministrar aulas de apoio presenciais.

  6. Diante desta dinâmica do ambiente virtual de aprendizagem, ainda pouco conhecida na área da educação básica, foi enviado um email para cada aluno, comunicando a data de início e o convite do blog, previamente preparado. Além de servir de correio para envio de material, este email é o canal com que os alunos podem se dirigir à equipe do curso de modo particular. De: Musica CPII <apoiomusicacp2.7ano@gmail.com> Olá pessoal Sejam bem-vindos ao apoio à distância em Educação Musical do Colégio Pedro II. Começaremos nossas atividades de apoio nesta 2ª feira dia 17 de maio. Vocês receberão, por email, um convite para participar do blog de apoio para os alunos do 7º ano e devem clicar no link indicado para aceitar o convite de participação. Neste momento, terão duas opções que o Blogger coloca para todos: 1- Criar uma conta de email no Gmail para poder ter acesso por tempo indeterminado ao blog ou 2- Acessar o blog como convidado com o email que foi cadastrado. Essa opção só dá direito a visualizar o blog por 30 dias. obs.: Essas opções são uma imposição do site. Portanto, sugiro que vocês criem uma conta no Gmail, para poderem utilizar o blog durante todo o ano. Assim que vocês entrarem no blog, vão acessar o conteúdo clicando em ATIVIDDE 1 no lado esquerdo (mês de maio). Devem ler o conteúdo e, em seguida, fazer os exercícios da atividade 1. Qualquer dúvida que vocês tenham, devem colocar no campo de comentários do blog para eu poder responder. Qualquer problema com o blog, podem enviar um email para apoiomusicacp2.7ano@gmail.com que eu responderei. A dinâmica do blog será a seguinte: Toda 2ª feira será postada uma atividade e na 5ª feira serão postadas as respostas para que vocês possam corrigir os exercícios que fizerem. Todas as dúvidas devem ser postadas no blog e eu responderei. Peço que sempre coloquem seus comentários no Blog, mesmo quando conseguirem fazer tudo e não tiverem dúvidas OK.? Endereço do Blog: http://musicacpii-apoio7ano.blogspot.com Até lá! Mônica

  7. Objetivos • A atividade de EAD é pioneira nesta escola e tem como objetivo geral aprimorar a aprendizagem e o ensino de música, usando tecnologia da comunicação eletrônica. Faz parte, ainda, do escopo do curso (HADJI, 1994; PERRENOUD, 1999): • motivar e fundamentar a inovação educativa; • fornecer pistas significativas para a definição e redefinição das atividades; • verificar se os objetivos definidos para o curso estão sendo alcançados, bem como se as estratégias escolhidas para este curso são eficientes e eficazes.

  8. RECURSOS PEDAGÓGICOS A urgência para realizar o nivelamento em Educação Musical dos alunos, ainda dentro do período que antecede as provas finais do primeiro trimestre, impediu que o curso fosse oferecido em uma plataforma própria. Assim, ficou decidido que o curso, com previsão de duração por todo o ano letivo, fosse desenvolvido, inicialmente, por meio de um blog e email, em respeito às preferências e referências do público alvo.

  9. Na realização das tarefas, todos os alunos podem contar com a infra estrutura dos Laboratórios de Informática na própria escola, bem como o Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II, que dispõe o conteúdo curricular da instituição, exercícios e prática musical, apostilas em formato eletrônico, entre outros e ou apostilas impressas na própria escola, caso os usuários tenham dificuldade de ler na tela ou imprimir. A cada semana é postado no BLOG um conteúdo novo construído de forma objetiva, utilizando muitas vezes o apelo visual para reforçar um conteúdo que os alunos demonstram maior dificuldade. Por exemplo: ( é muito comum os alunos confundirem a contagem das linhas da pauta musical, contando de cima para baixo) Ao final dos conteúdos são apresentados exercícios de fixação.

  10. Findo o prazo para a conclusão das tarefas, o gabarito é postado no blog para que os próprios alunos verifiquem o que acertaram. As dúvidas devem ser sempre disponibilizadas no blog. Esta estratégia propicia a interação tanto com o tutor quanto com os colegas, colaborando para um melhor entendimento e solução do problema.

  11. As contribuições da EAD via Internet reúnem aspectos pouco observáveis na rede de educação no plano real, pelo menos em tão larga escala, como: • transpassar a barreira espaço-tempo-grupo de estudantes; • possibilitar o uso dos instrumentos disponíveis da Internet para mediar a construção de novos conhecimentos; • modificar o papel dos professores transmissores de informação para planejadores e gestores de aprendizagem; • gerar uma nova cultura de estudo. Em EAD, o aluno precisa, em primeiro lugar, querer aprender e, somente a partir dessa premissa, ele assume o controle e a responsabilidade de seu aprendizado. Blog Abril Blog Maio Blog Junho Blog Julho Blog Agosto

  12. Até o momento, o curso de nivelamento em Educação Musical, em ambiente virtual de aprendizagem tem se mostrado eficaz como complemento aos momentos presenciais, conforme tem sido verificado nos depoimentos dos alunos: “de: Raquel Oliveirinha <kekelmendoza@hotmail.com> Para: apoiomusicacp2.7ano@gmail.com Data: 26 de maio de 2010 21:04 Assunto: RE: Atividade 2 apoio Educação Musical CPII Siim para todas as perguntas!Tive algumas dúvidas,mas estou me saindo bem,e já foram esclarecidas as dúvidas!!Os exercícios estão de acordo com nosso nível de dificuldade,e isso é bom porque não temos de lidar com um "monstro de 7 cabeças",como pensávamos que iria ser! Tenha um ótimo dia, Raquel. “ De: Lucas Mesquita Cardoso <lmesquitacardoso@yahoo.com.br> Para: apoiomusicacp2.7ano@gmail.com Data: 21 de maio de 2010 10:21 Assunto: Respostas do exercício 1 Olá, Professora Mônica! Fiz a correção do exercício e não consegui entender a resposta da questão n° 7 - item 4. Não haveria uma semicolcheia também? Estou gostando deste novo jeito de aprender, pena que não estou conseguindo postar os comentários no blog, sempre aparece uma mensagem dizendo que somente os membros do blog é que podem fazer isso. Aguardo resposta. Tchau, Lucas.

  13. Durante o desenvolvimento, está sendo observado: • como o aluno de 7º ano se posiciona num ambiente virtual de aprendizagem, • como ele gere seu tempo, • como isso tem fortalecido sua autonomia intelectual, sua capacidade de aprender a aprender (sempre), de resolver problemas e criar estratégias. A escolha da EAD via Internet para atender à demanda do Departamento de Educação Musical, se deu pela visão de mais uma possibilidade tecnológica do computador nesta escola básica, que há mais de 20 anos tem investido nas ações da Informática Educativa.

  14. Finalmente Inovador é poder trabalhar com educação geradora de conhecimento; considerar as dimensões individuais, sociais e culturais dos sujeitos envolvidos nas situações de ensinar e de aprender para planejar estratégias educacionais adequadas. Inovador é o professor assumir um comportamento participativo e reflexivo, abandonando posturas inflexíveis de detentor único do saber. Inovador é viver numa sociedade em que a educação é um direito de todos que se iniciam na educação básica e continuam, construindo seu próprio percurso.

  15. O público-alvo e os objetivos são fatores determinantes do tipo de material instrucional a ser oferecido nesta modalidade educativa.

More Related