1 / 21

Gars Cidade onde nasceu Freinet em 1896

Gars Cidade onde nasceu Freinet em 1896.

skyler
Download Presentation

Gars Cidade onde nasceu Freinet em 1896

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Gars Cidade onde nasceu Freinet em 1896

  2. Célèstin Freinet nascido em Gars (1896-1966), França, serviu na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Um ferimento aos pulmões limitou suas possibilidades físicas, mas não impediu de conceber em 1920, a idéia de uma escola moderna, fundamentada em filosofia de vida libertadora e revolucionária. Em breve espaço de tempo, com a colaboração da esposa Elise e de um grupo de companheiros, suas idéias ganharam o mundo. Freinet - casa onde nasceu

  3. UMA LONGA CAMINHADA EM APENAS CINCO PASSOS A pedagogia elaborada pelo educador francês Célestin Freinet (1896-1966) tem como um dos eixos a "aula das coisas", termo que ele usava para designar a aprendizagem além dos limites escolares. Convicto de que a criança aprende a partir das próprias experiências, Freinet promoveu muitos desses passeios em escolas primárias nos anos 20. Mas seu trabalho se consolidou a partir de 1935, quando fundou sua própria escola. Para ele, a atividade tem cinco momentos: a motivação, a preparação, a ação, o prolongamento e a comunicação. Nessas duas últimas etapas, destaca-se o "livro da vida", um diário em que os alunos registram suas experiências no passeio. Freinet e seus alunos do primário: descobertas além da sala de aula

  4. Freinet no trabalho

  5. Freinet - jornal fala sobre um filme

  6. Freinet - texto livre

  7. Freinet e sua filha

  8. Em Português livros Freinet FREINET, Célestin. O Método Natural I - A aprendizagem da Língua. Lisboa, Editorial Estampa,1977. FREINET, Célestin. O Método Natural II - A aprendizagem do Desenho. Lisboa, Editorial Estampa,1977. FREINET, Célestin. O Método Natural III - A aprendizagem da escrita. Lisboa, Editorial Estampa,1977. FREINET, Célestin, As Técnicas Freinet da Escola Moderna. Lisboa Editorial Estampa Ltda., 1975. FREINET, Célestin, Educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes,1998. FREINET, Célestin, Pedagogia do Bom Senso. São Paulo: Martins Fontes,1996. FREINET, Célestin, O texto livre. Lisboa, Dinalivros, 1976. FREINET, Célestin, Ensaio de Psicologia Sensível. São Paulo: Martins Fontes,1998. FREINET, Célestin, Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. São Paulo: Martins Fontes,1996. FREINET, Célestin, Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Editorial Presença,1978. FREINET, Célestin, A Saúde Mental da Criança. Lisboa, Edições 70, 1978. FREINET, Célestin, Conselho aos Pais. Lisboa, Editorial Estampa,1974. FREINET, Célestin, A Leitura pela Imprensa na Escola .Lisboa, Dinalivros, 1977. FREINET, Célestin,O Jornal Escolar. Lisboa, Editorial Estampa,1974. FREINET, Célestin e SALENGROS, R. Modernizar a Escola. Lisboa, Dinalivros, 1977.

  9. Técnicas de Freinet Segue em ordem alfabética algumas técnicas criadas por Célestin Freinet. Aula das Descobertas - Célestin Freinet acreditava muito que os interesses de seus alunos (assim como nos nossos) não estava dentro da escola e sim fora dela. Ele desenvolveu essa técnica educacional visando motivar os alunos, através da ação, tentando trazer a vida para dentro da escola. Auto-Avaliação - São fichas feitas pelo próprio educador, nessas fichas o aluno deve registrar tudo o que aprende sempre que um tema é concluído. Assim, o educador tem a oportunidade de acompanhar o progresso do seu aluno e o aluno não se sente avaliado, o que muitas vezes prejudica. Correção - Antes do texto ser enviado para a Impressa Escolar, é necessário que o texto seja corrigido. A correção pode ser feita pelo educador, coletivamente, individualmente ou então, através da auto-correção, assim o aluno percebe o erro e aprende com ele, o erro torna-se significativo.

  10. Correspondência Interescolar - Nessa atividade os alunos tem a oportunidade de conhecer outros alunos de comunidades diferentes, assim eles aprendem um pouco sobre outros costumes, se deparam com outras realidades. A pluralidade é bastante desenvolvida nesta atividade. Pode começar com uma escola vizinha, se estendendo até mesmo as escolas de outros países, o material a ser enviado pode ser inúmeros: desenhos, fitas cassetes, fitas de vídeo e hoje em dia é claro o e-mail. Fichário de Consulta - As fichas são feitas pelos próprios alunos e educadores, essas fichas servem para facilitar a assimilação de assuntos a serem estudados. São exercícios, passatempos ou artigos para simples informação. Célestin Freinet acreditava que os livros didáticos estavam muito fora da realidade dos alunos. Imprensa Escolar - Na sua época, Célestin Freinet usava o límografo para a divulgação dos textos dos seus alunos, mas com a modernidade dos dias de hoje tudo ficou mais fácil, podemos usar o computador e as máquinas de xerox. Pode ser um registro sobre aula das descobertas, uma entrevista, pesquisas entre outros. A divulgação pode ser interna, só dentro da escola ou então feito um jornalzinho enviado para outros da sociedade.

  11. Livro da Vida - Ele é muito parecido com um diário, o registro é livre, ou seja, o aluno escreve no momento em que estiver com vontade e sobre o assunto que quiser, não precisa ser especificamente assunto escolar. O registro pode ocorrer de diversas maneiras, com desenhos, escrita, colagens ou outra forma que encontrarem. Plano de Trabalho - São grupos de alunos que se organizam para desenvolver determinado tipo de trabalho, o educador pode partir do próprio currículo escolar e escolher o tema. O número de integrantes é livre, fica a critério da classe, o registro do trabalho do grupo deve ser feito semanalmente, para que o educador possa acompanhar o desenvolvimento até a conclusão do mesmo.

  12. Técnicas Freinet       - Aula passeio        - Texto livre        - Imprensa escolar        - Correção        - Livro da vida        - Fichário de consulta        - Plano de Trabalho        - Correspondência interescolar        - Auto-avaliação Aula Passeio       Por acreditar que o interesse da criança não estava na escola e sim fora dela, Freinet idealizou esta atividade com o objetivo de trazer motivação, ação e vida para a escola.

More Related