1 / 34

Introdução

Introdução. Espiritualidade. Introdução. História. Reino Unido - Israel. 1Rs 12.1-20. Reino do Norte (Israel). Reino do Sul ( Judá ). Assíria 722 a.C . Babilônia 587/6 a.C . Introdução. História. Império Persa. 2Cr 36.22-23. Introdução. História. Zorobabel: governador.

slone
Download Presentation

Introdução

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Introdução Espiritualidade

  2. Introdução História ReinoUnido - Israel 1Rs 12.1-20 Reino do Norte (Israel) Reino do Sul (Judá) Assíria 722 a.C. Babilônia 587/6 a.C.

  3. Introdução História ImpérioPersa 2Cr 36.22-23

  4. Introdução História Zorobabel: governador Esdras: sacerdote e escriba Neemias: governador • Setembro/outubro de 538 a.C. • Altar • Templo • Muros

  5. Espiritualidade Antigo Testamento Tenda do Encontro (Êx 25.1-9) Presença de Deus Templo (1Rs 5 – 8)

  6. Espiritualidade Novo Testamento 1Cor 6.19-20 Jo 2.19-22 “Vocêsnãosabemquesãosantuários de Deus e que o Espírito de Deus habitaemvocês? Se alguémdestruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, quesãovocês, é sagrado”. (1Cor 3.16) Santuário = Santo dos Santos; lugarsantíssimo Altar/Templo = Espiritualidade

  7. RestauraçãodaEspiritualidade Esdras 3.1 – 13

  8. Comunidade “[...] o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém”. (Ed 3.1) • Nãoháespiritualidade • foradacomunidade! Mt 16.16-18

  9. Comunidade Problemaatual: espiritualidadeforadacomunidade.

  10. Comunidade “A própria idéia de um cristianismo autêntico, vital, independente da igreja era algo virtualmente desconhecido até antes do século XX. Não obstante encontramo-nos agora em uma situação na qual, em muitos lugares, os cristãos parecem crer que a igreja não é mais que um grupo de apoio opcional para quem precise dela, ou uma ferramenta de evangelismo para ganhar pessoas para Cristo”. (Roger Olsen)

  11. Comunidade “Nãodeixemos de reunir-noscomoigreja, segundo o costume de alguns, masprocuremosencorajar-nosunsaosoutros, aindamaisquandovocês veem que se aproxima o Dia”. Hb10.25

  12. Palavra de Deus “[...] como está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus”. (3.2) Ed 5.1-2

  13. Palavra de Deus “Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.” (Mt 5.17) Jesus “E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.” (Lc 24.13-35)

  14. Palavra de Deus “Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança” (Rm 15.4) Paulo

  15. Palavra de Deus “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3.16-17). Paulo

  16. Palavra de Deus “Assim, temosaindamaisfirme a palavra dos profetas, e vocêsfarãobem se a elaprestarematenção, como a umacandeiaquebrilhaemlugarescuro, atéque o diaclareie e astreladaalvanasça no coração de vocês… ” Pedro

  17. Palavra de Deus Antes de mais nada, saibamquenenhumaprofeciadaEscrituraprovém de interpretaçãopessoal, poisjamais a profeciateveorigemnavontadehumana, mashomens [santos] falaramda parte de Deus, impelidospeloEspírito Santo”. (2Pe 1.19-21) Pedro

  18. Palavra de Deus “A prática da leitura da Palavra de Deus é a arte de procurar o Senhor nas páginas das Sagradas Escrituras até achar, de enxergar toda a riqueza que está por trás da mera letra, de ouvir a voz de Deus, de relacionar texto com texto e de sugar todo o leite contido na Palavra revelada e escrita, tanto nas passagens mais claras como nas passagens aparentemente menos atraentes, mediante uma leitura responsável e o auxílio do Espírito Santo”. Elben L. César

  19. Oração “[...] e nele sacrificavam holocaustos ao SENHOR, tanto os sacrifícios da manhã como os da tarde”. (3.3)

  20. Oração “Certo dia Pedro e João estavam subindo ao templo na hora da oração, às três horas da tarde”. (At 3.1) “Cornélio respondeu: “Há quatro dias eu estava em minha casa orando a esta hora, às três horas da tarde [...]”. (At 10.30)

  21. Oração Mt 6.5-8 “Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali [...]” (Mt 14.23) Jesus “Tendo-a despedido, subiu a um monte para orar” (Mc 6.46) “Certo dia Jesus estava orando em determinado lugar [...]” (Lc 11.1)

  22. Oração “Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus”. (Lc 6.12) Jesus Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar” (Lc 9.28)

  23. Obediência “Depois, de acordo com o que está escrito, celebraram a festa das cabanas com o número determinado de holocaustos prescritos para cada dia. A seguir apresentaram os holocaustos regulares, os sacrifícios de lua nova e os sacrifícios requeridos para todas as festas sagradas determinadas pelo SENHOR, bem como os que foram trazidas como oferta voluntária ao SENHOR”. (3.4-5)

  24. Obediência “Porque nisso consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados”. (1Jo 5.3) Jesus “[...] e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” Fp 2.8

  25. Obediência Jesus “Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.Embora sendo Filho, ele aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu;e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5.7-10).

  26. Oferta “Então eles deram dinheiro aos pedreiros e aos carpinteiros, e deram comida, bebida e azeite ao povo de Sidom e de Tiro, para que, pelo mar, trouxessem do Líbano para Jope toras de Cedro”. (Ed 3.7)

  27. Oferta Marcos 12.13-17 “Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas.Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros.Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (Lc 21.1-4).

  28. Louvor “Quando os construtores lançaram os alicerces do templo do Senhor, os sacerdotes, com suas vestes e suas trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, tomaram seus lugares para louvar o Senhor, conforme prescrito por Davi, rei de Isarel. Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao SENHOR: ‘Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre’. E todo o povo louvou o SENHOR em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do SENHOR”. (3.10-11)

  29. Louvor “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito,falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.” (Ef 5.18-20)

  30. Oposição Paganismo Política

  31. Conclusão Para pensar e praticar: Siga Jesus, não a sociedade! 2. Tenhapaciência, ânimo e disposição. 3. Pratiquesuaespiritualidade.

More Related