221 likes | 417 Views
Nos Campos do Perispírito. CORPO FÍSICO. ENERGIA VITAL. ESPÍRITO. PERISPÍRITO. O COMPLEXO HUMANO.
E N D
CORPO FÍSICO ENERGIA VITAL ESPÍRITO PERISPÍRITO O COMPLEXO HUMANO
FLUIDOS: denomina-se fluidos as emanações energéticas trabalhadas em um processo orgânico ou perispiritual. São energias, que recebem essa denominação especial, como por exemplo o “fluido vital”, que também poderia ser denominado “energia vital. São mais próximos a matéria palpável. • ENERGIAS: são as emanações não materiais, no campo vibratório, derivadas de atividades do pensamento ou de fenômenos vibratórios inerentes a estrutura da matéria e suas propriedades (ex: luz solar, pensamentos, etc.)
O PERISPÍRITO • Em existindo o Espírito, existirá também o perispírito. Um não existe sem o outro. • O perispírito é semi-material, constituído de um complexo de energias e fluidos, estruturando um “corpo” para o espírito. Pode ser comparado como uma matéria muito sutil que envolve o Espírito. • O perispírito tem a função de dar limite e relação ao espírito, permitindo a interação deste com a parte “material” da natureza.
O perispírito é estruturado, ou seja, apresenta sistemas complexos (órgãos), compatíveis com sua finalidade. • As energias e fluidos constituintes do perispírito são oriundos da metabolização das energias e fluidos do local onde está o Espírito, ou seja, o perispírito está sempre “ajustado” ao meio onde se encontra o espírito. • O perispírito, no seu componente energético “transita” nos planos ou dimensões material e espiritual, sendo o elemento de “ajuste” ou “interligação” entre os dois planos. Como “pertence” simultaneamente aos dois planos, sujeita-se, ao mesmo tempo, às Leis “físicas” características de cada uma dessa dimensões.
PERISPÍRITO ESPÍRITO PLANO MATERIAL PLANO ESPIRITUAL
ENERGIAS FLUIDOS VIBRAÇÕES E PENSAMENTOS METABOLIZAÇÃO
O ser encarnado assimila energias das mais diversas, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. • O Perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias se manifestam em nossa aura, formando nosso “hálito mental”
OS CENTROS DE FORÇA OU CHAKRAS O Comando do Perispírito • A palavra chakras é de origem sânscrita, e se traduz pelo termo roda. Também são chamados de Centros de Força, por André Luiz • Efetivamente, o formato de um chakra é circular, lembrando uma roda e se localiza no perispírito . • O Sistema dos centros de força é interativo e é um captador e metabolizador/repassador das energias existentes no universo para equilibrar a interação existente entre os corpos espiritual e físico.
De uma maneira globalizada podemos classificar as energias como: • Primárias (ou energias propriamente ditas): essências do Reino Mineral; energias do interior dos elementos e dos corpos estelares; eletromagnética, luz, etc; pensamento • Fluídicas: Mentais e Derivadas: juízos, percepções, imaginações, idéias, concepções, raciocínios, memória, sentimentos e emoções; atitudes e comportamentos. Orgânicas: ectoplasma dos reinos Animal e Hominal, Fluido Vital, etc; • Espirituais: fé, esperança, religiosidade, solidariedade, fraternidade, ordem, compreensão, humildade, calma, paciência, tolerância, caridade.
As energias espirituais são mais intensas e interferem diretamente sobre as outras, tendo prioridade sobre estas. O principal fator para o correto equilíbrio dessas energias é a evolução. • Para que a interação energética se efetive, os centros de força possuem correspondência e dominância sobre determinadas regiões do corpo físico, atingindo-as pelos Sistemas Orgânicos, atuando sobre as glândulas de secreção interna (endócrinas), cujos hormônios são distribuídos para todas as células do corpo. O sentido inverso também é verdadeiro • Existem muitas dezenas de centros de força, no entanto, estudaremos os sete principais, e suas correlações com os Sistemas Orgânicos
CHAKRAS PLEXOS GLÂNDULAS REF./ FISIC Coronário Carotídeo Pineal/Epífise Sobre a cabeça Frontal Cavernoso Hipófise/pituitária Glabela Laríngeo Gutural Tireóide/paratireóide Garganta Cardíaco Torácico Timo/coração Coração Gástrico Solar Pâncreas Umbigo Esplênico Lombar Supra-renais Baço Básico/Genésico Coccígeo/Sacro Gônadas Períneo
As energias transitam do corpo espiritual (espírito mais perispírito) para o corpo físico e vice-versa. Elas se interrelacionam através de duas linhas de fluxo: • a)Aferente: que conduz as sensações e impulsos do plano material para os planos mental e espiritual; • b)Eferente: que conduz ou transporta os comandos, as sensações e os impulsos dos planos espiritual e mental para o plano da vida orgânica. • Para um melhor entendimento, apresentamos a seguir maiores explicações sobre os centros de força:
É através dos centros de força e da absorção, metabolização e distribuição de energias, nos dois sentidos já estudados, que o espírito “comanda” todos os processos orgânicos. • A saúde e o bem-estar dependem, assim, da essência energética do pensamento, que pode influir diretamente no ajuste dos centros de força (ajuste energético de absorção e metabolização de energias). • O ajuste energético possui um propulsor e um conversor de forças ou de energias. O conversor é o campo mental, que recebe os impulsos, provindos do propulsor,que é o uso que o espírito faz da inteligência e do livre arbítrio, delimitado pelas Leis Naturais e pela consciência.
São, desse modo, provocadas as necessidades para serem entendidas e vividas, e que exigem da pessoa conhecimento imprescindível acerca dela mesma, a fim de que seu relacionamento com Deus, o Universo e a Natureza seja bem estruturado e bem administrado. Só assim o comando espiritual traz equilíbrio e saúde aos processos orgânicos.
Fonte: www.contato.net/oespirita/
Roteiro de Palestra preparado por Carlos A. P. Parchen Apresentado no C.E. Anjo da Guarda - Itajaí - SC em 28/10/00 www.parchen.hpg.com.br