1 / 14

Segunda aula de laboratório

Segunda aula de laboratório. 27/08/2008. Para que ocorra um bom aproveitamento é fundamental que não se tenha nenhuma dúvida do passado. Resolução do exercício: determinação da diferença de pressão entre as seções (1) e (2), que para a foto a seguir tem vazão igual a zero.

Download Presentation

Segunda aula de laboratório

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Segunda aula de laboratório 27/08/2008

  2. Para que ocorra um bom aproveitamento é fundamental que não se tenha nenhuma dúvida do passado.

  3. Resolução do exercício: determinação da diferença de pressão entre as seções (1) e (2), que para a foto a seguir tem vazão igual a zero.

  4. Para a vazão nula tem-se:

  5. Ao se colocar a vazão máxima, cria-se um desnível como mostra o excelente esboço elaborado pelo Bruno Oliveira Chen

  6. Existe uma maneira bem mais simples de se resolver o exercício anterior, é pela equação manométrica

  7. É a equação que aplicada nosmanômetros de coluna de líquidos,resulta em uma diferença de pressãoentre dois pontos fluidos, ou napressão de um ponto fluido.

  8. Para se obter a equação manométrica, deve-se adotar um dos dois pontos como referência. Parte-se deste ponto, marcando a pressão que atua no mesmo e a ela soma-se os produtos dos pesos específicos com as colunas descendentes (+Sg*hdescendente), subtrai-se os produtos dos pesos específicos com as colunas ascendentes (-Sg*hascendente) e iguala-se à pressão que atua no ponto não escolhido como referência.

  9. Aplicando-se a equação manométrica ao esboço elaborado pelo Bruno Oliveira Chen

  10. Exemplo de aplicação

  11. Gabarito

  12. Outro exemplo de aplicação

  13. Gabarito

  14. Exercícios propostos do livro do Prof. Franco Brunetti2.5 (pg. 50 e 51), 2.6 (pg. 51), 2.8 (pg. 51 e 52), 2.10 (pg. 52), 2.11 (pg. 52 e 53) e 2.16 (pg. 54 e 55)

More Related