730 likes | 1.13k Views
CONFERÊNCIA NACIONAL. Madre Mazzarello. Subsídio PPT - 024. Encontro 24. Madre Mazzarello Co-Fundadora das FMA Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Nascimento:. Primogênita de 10 filhos, nasce em Mornese, província de Alessandria, Itália em 09 de maio de 1837. Filiação .
E N D
CONFERÊNCIA NACIONAL Madre Mazzarello Subsídio PPT - 024 Encontro 24
Madre Mazzarello Co-Fundadora das FMA Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora
Primogênita de 10 filhos, nasce em Mornese, província de Alessandria, Itália em 09 de maio de 1837.
Filiação • Pai – José Mazzarello • Mãe – Maria Madalena Calcagno.
Na família foi formada numa piedade sólida, numa laboriosidade incansável, grande senso prático e profundidade de discernimento que manifestou depois, também como Superiora.
Seu pai era aquele que respondia às suas perguntas imprevisíveis, quando era pequena: “papai, o que é que Deus fazia antes de criar o mundo?”
Aquele que a formava com exemplos: receber a Eucaristia também fora do tempo pascal, quando bem poucos faziam isso e eram observados como gente estranha.
Maria ia de boa vontade à Igreja, era pontual e atenta. Mas a oratória,... Ah! Isso ela não suportava..
Talvez, pela falta de clareza dos pregadores de então. Alguns pretensiosos, outros exibicionistas, outros acadêmicos demais, não conseguindo atingir o entendimento da maioria.
Aprendeu o catecismo primeiramente da boca do pai, quando ainda era muito pequena para ir à paróquia, enquanto o pai estava em grau de responder às suas exigentes perguntas.
“De fato, ela não se contentava com uma explicação qualquer; ao colocar um problema queria ir até o fundo”.
Na hora do catecismo Maria se transformava: perguntas, respostas, explicações, esse era seu forte.
Nas gincanas de doutrina era imbatível. • Tudo que se referia a Deus lhe interessava.
Aos 15 anos, inscreveu-se na Associação das Filhas de Maria Imaculada e se abriu para o apostolado em meio às meninas do lugar.
A grave doença do tifo, contraída aos 23 anos, teve nela uma forte ressonância espiritual:
por um lado, a experiência da fragilidade física tornou mais profundo o seu abandono em Deus,
por outro lado a impeliu a abrir uma oficina de costura para ensinar às meninas o trabalho, a oração e o amor de Deus.
Graças à intensa participação aos sacramentos e sob a direção sábia e iluminada do Padre Pestarino, fez grandes progressos na vida espiritual.
Por ocasião da visita de Dom Bosco a Mornese (08-10-1864) ela disse: • "Dom Bosco é um Santo, e eu sinto isso!".
Em 1872, Dom Bosco escolheu-a para dar início ao Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.
Como Superiora, revelou-se hábil formadora e mestra de vida espiritual; tinha o carisma da alegria serena e tranqüilizadora, irradiando contentamento e atraindo outras jovens para se dedicarem à educação da mulher.
Ao morrer, ela deixou às suas filhas uma tradição educativa toda permeada de valores evangélicos:
a busca de Deus conhecido através de uma catequese esclarecida e de um amor ardente,
Seus restos mortais são venerados na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim.
Por ocasião da morte da Madre em 14 de maio de 1881, eram cerca de 200 entre professas e Noviças; • Eram 26 casas em 04 nações: Itália, França, Uruguai e Argentina.
São hoje 15.074 FMA 1549 comunidades presentes em 89 países.
Argentina Bolívia Brasil Chile Colômbia Equador Paraguai Peru Uruguai Venezuela Costa Rica Cuba El Salvador Guatemala Haiti Honduras Nicaragua Panamá Porto Rico Republica Dominicana
Canadá México Estados Unidos
“Se eu der sempre bom exemplo às minhas irmãs, as coisas irão sempre bem”.
“Faça-se amiga da humildade e aprenda dela a lição: seja humilde sem fraquejar e, depois, com coragem, sem medo, vá em frente”.
‘Fiquem atentas para vencerem a si mesmas; do contrário, tudo se torna pesado, insuportável, e as maldades, como furúnculos, retornarão ao coração de vocês”
“fiquem sempre alegres,viu?... E sempre alegres; nunca se ofendam mutuamente; ao contrário, apenas vocês percebam que alguma coisa necessita de algum conforto, façam-no logo e consolem-se, ajudem-se umas às outras, viu?...”.
“Uma filha que ama verdadeiramente Jesus se dá bem com todas”.
Último aviso à irmã Josefina Pacotto “Coragem irmã Josefina! Chegará o momento em que a cruz será pesada, muito pesada; então, será o momento de apertá-la junto ao peito e prometer fidelidade ao bom Deus”.