150 likes | 430 Views
COMITS GESTORES: O NOSSO PROJETO PLANTAS MEDICINAIS. No o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio". Henfil. DIAGNSTICO REGIONAL: DADOS DA BACIA PARAN III. Porque usa . REALIZAO DE CURSOS. ? 22 Cursos Bsicos de Sade Popular ? 800 pessoas capacitadas? 26 Cursos para Merendeiras 490 pessoas capacitadas.
E N D
2. COMITÊS GESTORES: O NOSSO PROJETO PLANTAS MEDICINAIS “Não é o desafio com que nos deparamos que determina quem somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio”. Henfil
3. DIAGNÓSTICO REGIONAL: DADOS DA BACIA PARANÁ III
5. Porque usa
6. REALIZAÇÃO DE CURSOS ? 22 Cursos Básicos de Saúde Popular ? 800 pessoas capacitadas
? 26 Cursos para Merendeiras – 490 pessoas capacitadas
7. PLANTAS MEDICINAIS: A NOSSA BIODIVERSIDADE NA ATENÇÃO À SAÚDE Recomendação da OMS para uso de medicamentos fitoterápicos como recurso terapêutico desde 1978, sintetizada no lema: “Salvem plantas que salvam vidas”.
8. COMUNIDADE SUSTENTÁVEL = BIODIVERSIDADE PRESERVADA “Que mágico poder é aquele encontrado nas plantas, nas ervas...! Em tudo aquilo que nasce da terra nada é isento de algo que tenha em si qualquer coisa de bom, e nada daquilo que é bom está isento de poder ser transformado em veneno”.
W. Shakespeare – Romeu e Julieta, Ato III, Cena 3
9. AVALIAÇÃO PARCIAL DOS CURSOS REALIZADOS “Achei muito interessante, pois aprendi muita coisa nova com relação as plantas medicinais, referente ao plantio, colheita, utilidade, etc. E também pude conhecer um pouco mais sobre as plantas de nossa região, inclusive as que eu desconhecia”. (Matelândia, 17 e 18/03/2005).
10. AVALIAÇÃO PARCIAL DOS CURSOS REALIZADOS “Sim. Porque não fizemos só a teoria e fomos para a prática e nos foi colocada de uma forma simples aonde todos entendemos o valor dos chás”. (Mundo Novo/MS, 12 e 13/04/2005).
11. AVALIAÇÃO PARCIAL DOS CURSOS REALIZADOS “Sim e muito. Para mim, como agente de saúde, vou poder passar nas casas das famílias, ensinar as pessoas como fazer os chás, utilizar, conhecer”. (Missal, 23 e 24/08/2005).
12. TECENDO NOSSA TEIA DE CUIDADOS “O principal instrumento de resistência à lógica da privatização da biodiversidade e do patenteamento das formas de vida são a formação, conscientização e mobilização das comunidades e indivíduos sob formas sustentáveis de produção”. Trecho da Carta elaborada pelas organizações e Movimentos Sociais nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2006, em Curitiba.
13. TECENDO NOSSA TEIA DE CUIDADOS “É no diálogo, na conversa, na roda, na troca, no debate, nos impasses e nas soluções que nos fazemos e refazemos, em conjunto, nunca isoladamente”. Curso de Formação de Facilitadores de Educação Permanente em Saúde, Ministério da Saúde: FIOCRUZ, 2005.
15. plantasmedicinais@itaipu.gov.br
Fone 3520-5621
altevir@itaipu.gov.br
Fone 9969 -5393