1 / 37

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING. Professor: Arlindo Neto. Competências a serem trabalhadas. Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial. Conhecer mais a fundo outras fases, que determinam o comportamento de um consumidor

talia
Download Presentation

FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃOMÓDULO DE MARKETING Professor: Arlindo Neto

  2. Competências a serem trabalhadas Gestão de Marketing publicidade e propagandagestão comercial

  3. Conhecer mais a fundo outras fases, que determinam o comportamento de um consumidor • Conhecer o conceito do código de defesa do consumidor e onde podemos aplicar. FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO gESTÃO COMERCIAL

  4. Conhecer o cliente é a base para um programa de Marketing bem-sucedido no mundo real e também na internet. O estudo do comportamento do consumidor Cobra, 1992

  5. O Comportamento do Consumidor – Modelo Genérico Processo de Troca Unidade Vendedora Influência do Ambiente Fatores individuais Unidade Compradora

  6. O Conceito de Comportamento O conceito de comportamento do consumidor pode ser entendido como os processos de troca entre os agentes participantes, o vendedor e comprador, envolvido na aquisição, no consumo e no pós-consumo de bens, serviços, experiência e idéias, conforme apresentado pelos autores Mowen & Minor (1999).

  7. Motivação e Personalidade Estas necessidades tem uma origem biológica ou social. Sentir sede, como exemplo, é uma necessidade biológica, é uma necessidade básica. Não tomar refrigerantes para poder emagrecer, o entanto, é uma necessidade de cunho social.

  8. O que influência? O comportamento do consumidor é influenciado não só por fatores de natureza pessoal, como personalidade, características demográficas, valores e hábitos, como também pelos fatores ambientais, situacionaise deMarketing. Como fatoresambientais,temos, por exemplo, a cultura, a classe social, o grupo de referência, a família, a economia e a tecnologia.

  9. Estímulos de marketing As influência ou estímulos de marketing são os fatores do composto de Marketing (Os 4P”s), isto é, produto, preço, pontode distribuição (praça) e promoção, que estão sob controle da empresa e agem como estímulos para provocar as respostas dos consumidores. Os fatores situacionais são, por exemplo, o ambiente físico, o tempo e as circunstâncias do momento da decisão.

  10. Processo de decisão de compra • O comportamento do consumidor engloba o processo de decisão de compra, que pode ser dividido em três estágios interligados, são eles: • O estágio de input, o estágio de decisão; • O estágio de decisão (processo); • O estágio de output.

  11. O primeiro estágio - input São as influências externas que interferem nas decisões do consumidor; são os estímulos de marketing e os fatores do ambiente, os quais influenciarão as decisões e os comportamento dos clientes quanto à compra e ao uso de produtos. (Schiffman e Kanuk, 2000)

  12. O segundo Estágio – Decisão (Processo) • O segundo estágio é o da decisão de compra, que se refere à maneira como os consumidores tomam suas decisões e fazem suas escolhas de compra, a partir dos estímulos recebidos na etapa anterior. • A decisão de compra pode ser dividida em quatro etapas, são elas: • O reconhecimento da uma necessidade; • A busca de informações; • Avaliação de alternativas; • A tomada de decisão final.

  13. O segundo Estágio – Decisão (1º- Reconhecimento) O reconhecimento de um necessidade, que pode vir de estímulos internos, como fome ou cansaço, ou externos como a propaganda de um produto ou serviço. Depois que uma necessidade é reconhecida, os consumidores iniciam a segunda etapa.

  14. O segundo estágio – Decisão (2º- Busca) A busca de informação sobre como satisfazer aquela necessidade. O consumidor pode procurar essas informações em várias fontes, como as fontes internas, isto é as informações retida na memória, ou as externas, como a consulta a amigos e familiares, ou fontes independentes, como profissionais especializados. Com base nas informações coletadas, os consumidores vão para a terceira etapa;

  15. O segundo Estágio – Decisão (3º- Alternativa) • A avaliação de alternativas, comparando as diversas maneiras de satisfazer suas necessidades. Ao longo dessa etapa, os consumidores tentam identificar a alternativa que lhes trará o maior valor. • A próxima etapa será a tomada de decisão.

  16. O segundo Estágio – Decisão (4º- Decisão Final) • A tomada de decisão, entendida como a escolha de uma alternativa possível. Os fatores psicológicos inerente a cada pessoa, como personalidade, atitudes, motivação, percepção e aprendizado, bem como suas experiências anteriores, afetam todo o processo de decisão de compra final.

  17. O terceiro estágio - output • O terceiro estágio, output, refere-se às respostas ou reações do consumidor após a decisão de compra, englobando dois tipos de comportamento: A concretização da compra e a avaliação pós-compra. • A concretização da compra implica a escolha do que comprar, onde, quanto e quando comprar. Os consumidores decidem também como pagar pela compra.

  18. Os tipos de Compras • Podem ser identificados três tipos de compra, são elas: • A experimentação; • A compra repetida; • O compromisso de longo prazo.

  19. Os tipos de Compras - Experimentação • A experimentação representa uma fase exploratória, em que o consumidor tenta avaliar um produto por meio do uso concreto, comprando uma pequena quantidade e sem nenhum compromisso de repetição da compra. Se a primeira experiência de uso for satisfatória, o consumidor tenderá a repetir a compra.

  20. Os tipos de Compras – Compra repetida • A compra repetida ao longo do tempo está associada ao conceito de lealdade à Marca, atitude do consumidor que as empresas procuram encorajar, já que possibilita maior participação de mercado e maior lucro.

  21. Os tipos de Compras – Compra repetida (Marca) A lealdade à marca é o forte compromisso em recomprar no futuro um produto/serviço preferido, causando assim um comportamento de aquisição repetida da marca, despeito de influências situacionais e esforços de marketing em contrário. Consumidores leais tendem a pagar mais pela marca porque percebem um valor único e exclusivo que nenhuma outra marca pode oferecer.

  22. Os tipos de Compras – Compromisso de longo Prazo • O compromisso de longo prazo refere-se à decisão do consumidor de ser manter leal e estabelecer um vínculo duradouro com a marca e a empresa, em troca de maior benefícios e maior valor recebido. • Depois de comprar o produto, os consumidores avaliam, formal ou informalmente, o resultado obtido.

  23. Os tipos de Compras – Compromisso de longo Prazo • Eles consideram se estão satisfeitos com a experiência de fazer a compra e com o uso do produto ou serviço. • Com base em seu grau de satisfação ou insatisfação, decidem se abandonam o produto ou repetem a compra. • A adoção do produto, a lealdade e as atitudes favoráveis em relação à Marca são exemplo de resposta do consumidor ou comportamentos pós-compra.

  24. Código de Defesa do Consumidor • O Código de Defesa do consumidor percebe o novo consumidor, uma vez que pensa conforme a mídia lhe impõe, consome o que os outros lhe ditam, cria necessidades, não tem opiniões, e encontra-se cheio de tormentos e dúvidas nessa relação organizacional.

  25. Código de Defesa do Consumidor • A Lei nº 8.078/90, em seu artigo 6º, inciso III, relaciona entre os direitos básicos do consumidor: "A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como, sobre os riscos que apresentam”.

  26. O que precisamos saber? Segundo o entendimento dos tribunais, o Ministro Relator Garcia Vieira, destaca que os donos de supermercados devem fornecer ao consumidor informações adequadas, claras, corretas, precisas e ostensivas sobre os preços de seus produtos à venda. O fato de já existir, em cada produto, o código de barras não é suficiente para assegurar estas informações.

  27. Exemplo de aplicação da Lei “A Losango Administradora de Cartões de Crédito foi obrigada a indenizar por danos morais o funcionário público Erivan da Silva Raposo em R$ 10 mil por inscrevê-lo equivocadamente no Serviço de Proteção ao Crédito. A decisão foi do Superior Tribunal de Justiça que, por unanimidade, entendeu que a empresa brasiliense não poderia fazer a inclusão sem comunicar previamente ao consumidor no Processo de Recurso Especial de número 165.727”.

  28. Conceito de Dano Percebe-se o avanço gerado pelo Código de Defesa do Consumidor, na reparação de danos morais, uma vez que nos dia de hoje o homem vive em constante relação de consumo. Desse modo, os casos relativos a extravio podem ser considerados sob a ótica do CDC, conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça. Dano é todo detrimento, todo prejuízo que afeta os bens ou os próprios seres humanos, propiciando sua existência e seus atributos, tudo que a pessoa tem e tudo que a pessoa é.

  29. Danos, como repara-los? Sempre que o produto ou um serviço causar um acidente, o responsável será o: • fabricante ou produtor; • construtor; • prestador de serviços. Na impossibilidade de identificação do fabricante, produtor, construtor, ou do importador, o responsável passa a ser o comerciante.

  30. Dano: Defeito Se o produto apresentar um defeito (máquina de lavar não funciona), Você poderá reclamar a qualquer um dos Fornecedores: • comerciante; • fabricante ou produtor; • construtor; • importador.

  31. Reparações a que o consumidor tem direito Quando houver defeito de fabricação do produto, o Fornecedor tem 30 dias para corrigir o defeito. Depois desse prazo, quem escolhe é o Consumidor, que poderá exigir: • substituição do produto por outro em perfeitas condições; • abatimento proporcional no preço; • dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

  32. Reparações a que o consumidor tem direito Havendo defeito na prestação do serviço o consumidor poderá exigir: • serviço feito novamente, sem qualquer custo; • abatimento proporcional no preço; • restituição imediata da quantia paga, em dinheiro, monetariamente atualizada.

  33. Reparações a que o consumidor tem direito Se o problema é a quantidade do produto o consumidor poderá exigir: • troca do produto; • abatimento no preço; • pedir que a quantidade seja completada de acordo com a indicada no rótulo ou solicitada pelo consumidor; • dinheiro de volta, corrigido monetariamente.

  34. Concluindo... Então, proteger o consumidor nesse novo século é primordial, em todas as relações humanas que passam por situações de consumo. Não há como isolar o homem desse fenômeno, e o Código de Defesa do Consumidor veio em hora exata de proteger os danos morais provenientes dessa teia de relação que envolve o ser humano, que o tornou indefeso diante de tudo isso.

  35. ATIVIDADE • Pesquisem a relação que vimos do comportamento do consumidor e como vamos aplicar ao dia a dia, junto ao código de defesa do consumidor e citem exemplos.

  36. NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: • Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) • Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

  37. DÚVIDAS • Acesse o Fórum de dúvidas e discussões.

More Related