1 / 9

Sistema Monetário

Sistema Monetário. Aula 5 Prof. Karine R. de Souza. Sistema Monetário. Moeda

tarala
Download Presentation

Sistema Monetário

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistema Monetário Aula 5 Prof. Karine R. de Souza

  2. Sistema Monetário Moeda A moeda pode ser definida como sendo um conjunto de ativos financeiros cuja especificidade é a realização de transações(trocas de bens e serviços).Em outras palavras, a principal característica é a liquidez( pode ser convertida , fácil e rapidamente , em poder de compra sem perda de valor) imediata. Origens As sociedades primitivas não usavam nenhum tipo de moeda, pois o limitado número de bens que circulava era trocado diretamente entre os indivíduos. O escambo só era possível por se tratar de tribos primitivas.Com a fixação do homem ao solo, as sociedades começaram a se tornarem mais complexas e as trocas diretas ficaram impossíveis. Surge assim o primeiro tipo de moeda, a moeda- mercadoria: eram bens como o sal, gado, fumo que eram utilizados como intermediários de trocas. Um bem para servir como moeda deveria ser de utilidade para toda a sociedade, além de ser escasso. Só quando aliamos a utilidade com a escassez é que temos valor.

  3. Funções da Moeda • Meio de Troca: Uma vez que a moeda nacional (no caso brasileiro, O Real) é a moeda legalmente aceita, ela viabiliza a troca entre mercadorias distintas.A moeda simplifica e reduz os custos de transação. • Unidade de Conta: É a unidade de medida usada pelas pessoas para anunciar preços e manter registros de receitas e custos.Assim como utilizamos metros para medir a distância, a unidade monetária é usada para medir o valor de troca e os custos de bens, dos serviços e recursos.EX: valor do ingresso do teatro , cinema, automóveis etc.... • Reserva de Valor: Dizer que a moeda é reserva de valor, significa dizer que, exceto em momentos de alta inflação, a moeda armazena valor e, portanto, não há necessidade de gastá-la imediatamente. Um ativo que permite às pessoas transferir poder de compra de um período para outro no futuro.

  4. Tipos de Moeda Existem três tipos de moeda: • Moeda Metálica: emitidas pelo Banco Central, constituem pequena parcela de oferta monetária e visam facilitar as operações de pequeno valor e/ ou como unidade monetária fracionada (troco); • Papel- moeda: também emitido pelo Banco Central, representa parcela significativa da quantidade de dinheiro em poder público; • Moeda escritural ou bancária: é representada pelos depósitos à vista (depósitos em conta corrente) nos bancos comerciais ( é a moeda contábil, escriturada nos bancos comerciais). Obs: O papel-moeda e as moedas metálicas em poder do público (famílias e empresas) são denominados moedas manuais.

  5. Demanda por Moeda • Segundo a teoria Keynesiana, há três razões que justificam a demanda por moeda: • Motivo transação: Segundo Keynes, as pessoas demandam moeda para o uso regular como meio de pagamento; • Motivo precaução: A demanda por moeda, nesse caso, é justificada pela necessidade de fazer frente às situações imprevisíveis; • Motivo especulação: O motivo especulação decorre da existência de incerteza na economia.

  6. Demanda por Moeda • É importante observar que a demanda por moeda, independentemente do motivo, possui uma relação inversa com a taxa de juros. Isso porque, de modo geral, a rentabilidade de um ativo financeiro relaciona-se inversamente com o grau de liquidez do mesmo (quanto mais liquido for o ativo, menos rentável ele será). Desta forma, o custo oportunidade de se deter moeda é expresso pela diferença entre o rendimento dos outros ativos e a taxa de juros. • Obs: Custo Oportunidade - O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras).

  7. Oferta de Moeda A oferta de moeda também é chamada de meios de pagamento. Pelo que foi vista anteriormente, é fácil entender o conceito tradicional de meios de pagamento (M1) que é definido como sendo a soma da moeda em poder do público (moeda manual) e dos depósitos à vista nos bancos comerciais (moeda bancária). M1 = PMPP + DVBC Onde: PMPP: Papel Moeda em poder do Público DVBC: Depósito à vista dos bancos comerciais. Este conceito tem duas características fundamentais, que o diferencia dos outros conceitos de meios de pagamento (M2, M3 e M4). M1 tem 100% de liquidez e não rende juros. A liquidez é um atributo de todo ativo. Costumamos dizer que os imóveis são um bom investimento, mas que têm baixa liquidez. A liquidez, então, pode ser vista como a “velocidade” com que o ativo é transformado em moeda. Dessa forma, a moeda é tida como a liquidez por excelência.

  8. Oferta de Moeda pelo Banco Central • O Banco Central é o órgão responsável pela política monetária e cambial do país, que tem como objetivo regular o montante da moeda, crédito, taxas de juros e câmbio, de forma compatível com o nível de atividade econômica e o equilíbrio da balanço de pagamentos. Ou seja, o Banco Central deve procurar manter a liquidez da economia, atendendo às necessidades de transações do sistema econômico. • Funções Clássicas do Banco Central: • Execução da política monetária: a principal atribuição de um Banco Central é o controle da oferta de moeda e crédito; • Banco emissor:cabe à autoridade monetária de um país a função de emitir o papel –moeda e a moeda metálica; • Banco dos bancos:o fluxo de caixa dos bancos tanto pode apresentar insuficiência de recursos como excesso. No primeiro caso, precisam ser socorridos, e quem o faz é o Banco Central. No segundo caso, os bancos, para não deixarem seus recursos ociosos, depositam-nos no Banco Central.

  9. Oferta de Moeda pelo Banco Central • Banco do governo: cabe ao Banco Central receber depósitos do governo e lhe conceder créditos; • Controle e regulamentação da oferta de moeda: que é uma função normativa regula a moeda e crédito do sistema econômico. O COPOM – Comitê de Política Monetária do Banco Central, é órgão responsável pela fixação de juros Selic (Serviço Especial de Liquidação e Custódia); • Execução da política cambial e administração do câmbio: controle das operações com moeda estrangeira e capitais financeiros externos.Uma das mais importantes missões do Banco Central é a defesa da moeda nacional; • Fiscalização das instituições financeiras.

More Related