1 / 16

Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR

Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR. Introdução. Criação de um sistema de informações relacionadas ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), aliado a uma referência espacial, na cidade de Palmeira (Paraná). Objetivo:. Motivação:.

Download Presentation

Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR

  2. Introdução Criação de um sistema de informações relacionadas ao IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), aliado a uma referência espacial, na cidade de Palmeira (Paraná). Objetivo: • Motivação: São os benefícios aos diversos setores da administração, permitindo, por exemplo, planejar obras de melhoria e expansão dos serviços comunitários, fazer análises espaciais sobre variáveis como educação e saúde, ou verificar espacialmente a cobrança dos impostos.

  3. Localização da Cidade Figura 1: Localização da Cidade O Município de Palmeira está situado na Região Sul do Estado do Paraná, a 75 km de Curitiba. Com uma área de 1.449km² e população aproximada de 30.000 habitantes.

  4. Definição do Problema A cobrança do IPTU em prefeituras municipais de pequeno e médio porte é a base da arrecadação municipal e a confiabilidade dos dados cadastrais é um fator importante para o aumento desta arrecadação. Entretanto, na maioria das prefeituras, a cobrança dos impostos é baseada em um banco de dados alfanumérico, sem qualquer referência espacial. O registro de novas construções, reformas ou lotes desmembrados só é feito se o proprietário atualizar seus dados junto à prefeitura municipal, levando a uma sub-tributação, onde perde o município como um todo.

  5. Solução do Problema A prefeitura já possuía uma base cartográfica digital do ano de 1997 e o cadastro de imóveis do ano de 1993. Utilizou-se um banco de dados alfanumérico em conjunto com uma base cartográfica digital. O que permitiu realizar consultas, inclusões, exclusões e alterações em todos os dados das fichas cadastrais existentes. A principal vantagem foi a unificação do cadastro imobiliário para toda a prefeitura possibilitando a implantação de um sistema onde a administração municipal tenha um total controle da cobrança dos impostos e do planejamento urbano.

  6. Execução Dos Cinco setores que dividem o município, o escolhido foi o setor 01 que corresponde ao centro urbano. Deste setor foram selecionadas quatro quadras, mostradas na figura 2, que possuíam informações sobre edificações residenciais, comerciais e públicas, lotes vagos e mais de uma edificação em um lote. Área Piloto: Figura 2: Área usada para teste

  7. Execução • Softwares (custo aproximado de R$ 5.000,00): • MaxiCAD; • DbMapa e • Access. Etapas: Verificação do cadastro imobiliário; Adequação da base cartográfica; Criação do banco de dados e Geração das consultas.

  8. Execução - Etapas Verificação do cadastro imobiliário: De posse das fichas cadastrais cedidas pela Prefeitura Municipal foi realizada uma verificação e atualização em campo das seguintes informações: informações principais: Inscrição cadastral, nome do proprietário, logradouro do proprietário, dados sobre o terreno, logradouro do lote e informações gerais sobre o imóvel; avaliação 1: tipo, alinhamento, localização, posição, estrutura, cobertura, vedação e forro; avaliação 2: tipo de revestimento externo, número de sanitários, instalação elétrica, piso, lançamento e conservação; avaliação 3: informações relacionadas a dimensionamento das testadas e áreas relacionadas aos lotes e edificações.

  9. Execução - Etapas Adequação da base Cartográfica: Foram feitos análise, correção da base cartográfica e feitas as medidas de fachadas dos lotes (utilizando trena), além de definir os níveis de informação de interesse: quadras, lotes e edificações. Foram fechados os polígonos e indexados (com chaves de acesso com 14 caracteres) para realizar as consultas no dbMapa;

  10. Execução - Etapas Criação do banco de dados: Foram criadas, no Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (RDBMS) (Access), formulários, três macros (Acha lote, Autoexec e processa várias), módulos (Manda para o dbmapa, mostra várias no mapa, processa várias e recupera), tabelas (edificações e lotes), uma relação entre as tabelas (Inscrição Cadastral do Lote) e as consultas (Nome do proprietário; Endereço do proprietário do lote; Área do lote; Valor do IPTU; Vencimentos não pagos até uma determinada data).

  11. Execução - Etapas Geração de Consultas: Em qualquer resultado das consultas existe a possibilidade de visualizar as informações na base cartográfica utilizando o dbMapa (“Mostra no mapa”) e também é possível o caminho inverso: a partir do dbMapa selecionar um ou vários lotes e verificar os dados cadastrais.

  12. Execução - Etapas Figura 4 – Tabelas de lotes e edificações e seu relacionamento

  13. Execução - Etapas Figura 5 – Consulta por nome do proprietário Figura 6 – Exemplo do resultado de uma consulta Figura 3 – Resultado de uma consulta visualizada no dbMapa

  14. Execução - Etapas Figura 7 – Ficha cadastral com informações a respeito dos lotes

  15. Execução - Etapas Figura 8 – Ficha cadastral com informações a respeito das edificações

  16. Conclusão A proposta da aplicação de um SIG, uma informatização do Sistema Cadastral Imobiliário da Prefeitura Municipal de Palmeira, é uma solução simples e acessível a uma prefeitura de pequeno porte e que traz inúmeros benefícios como a possibilidade de planejar estudos ligados a expansão urbana, rotas de ônibus, situações de saúde e escolaridade ou verificar espacialmente a cobrança dos impostos entre outros.

More Related