1 / 20

Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira

Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira. Arcadismo no Brasil. [Carlos Julião , Extração de diamantes. 1776. Aquarela colorida]. O Arcadismo.

tatum
Download Presentation

Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira

  2. Arcadismo no Brasil

  3. [Carlos Julião, Extração de diamantes. 1776. Aquarela colorida]

  4. O Arcadismo A partir da segunda metade do século XVIII, ao lado das profundas transformações sociais e econômicas que anunciam revoluções intelectuais nas sociedades europeias, surge um novo estilo literário, o Arcadismo.

  5. O Arcadismo Propunha uma volta à natureza, à vida simples do campo, reverenciando o bucolismo (poesia pastoral, que descreve qualidades rurais). Opondo-se aos dilemas, exageros e rebuscamentos do Barroco. Retorno aos modelos greco-latinos e sua mitologia.

  6. O Arcadismo A palavra Arcadismo foi inspirada em Arcádia, uma lendária região grega habitada por pastores que cultivavam a poesia e a música, vivendo de modo simples e espontâneo. Os poetas do Arcadismo adotavam pseudônimos pastoris em homenagem à vida simples dos pastores da Arcádia, que viviam em comunhão com a natureza.

  7. O Arcadismo Também é chamado de Neoclassicismo, ou seja, um novo Classicismo. No Brasil, considera-se 1768 como a data inicial do Arcadismo, ano de publicação de Obras de Cláudio Manuel da Costa e da suposta criação da Arcádia Ultramarina, cuja existência física não foi comprovada.

  8. Arcadismo - características A valorização da natureza, a reverência ao bucolismo e o lirismo pastoril são traços marcantes O pastor é o representante de um mundo natural e simples, equivalente a uma evasão da cidade para o campo.

  9. Arcadismo - características A idealização do modo de viver campesino cria um ambiente imaginário de paz e perfeição; Fugereurbem– fuga da cidade Carpe diem – colha o dia AureaMediocritas – áurea mediocridade Inutilia truncar - cortem as inutilidades

  10. Arcadismo - características As imagens típicas da poesia árcade pastoril são: um eu poético “pastor” dissimulado em um pseudônimo; um eu poético “pastor”, que descansa e medita sobre sua musa;

  11. Arcadismo - características a própria musa inspiradora, uma mulher também identificada com o mundo natural um eu poético “pastor”, que descansa e medita sobre sua musa; a louvação da natureza, como lugar da ventura, da vida saudável, longe do luxo.

  12. Arcadismo - características apego aos valores da terra, pela localização geográfica do “grupo mineiro”; incorporação do indígena, em dois poemas épicos: O Uruguai, Basílio da Gama narra a luta contra indígenas e jesuítas; e Caramuru, em que Santa Rita Durão narra as aventuras do português Diogo Álvares Correia, que aprisionado pelos tupinambás, viveu entre selvagens.

  13. Arcadismo - características sátira à corrupção, fez circular manuscritos anônimos (as cartas chilenas) de crítica aos tempos da exploração portuguesa e à corrupção dos governos coloniais, representa outra peculiaridade do Arcadismo brasileiro.

  14. O Arcadismo A POESIA LÍRICA Cláudio Manuel da Costa Em 1768, publicou Obras, iniciando o Arcadismo no Brasil e apresentando seu lirismo. Também deixou uma obra épica inspirada em epopeias clássicas, o poema Vila Rica.

  15. O Arcadismo “Eu, Marília, não sou algum vaqueiro, Que viva de guardar alheio gado; De tosco trato, d’expressões grosseiro, Dos frios gelos, e de sóis queimado.” [Tomás Antônio Gonzaga]

  16. O Arcadismo A POESIA SATÍRICA Cartas chilenas Uma das mais curiosas e perspicazes sátiras da literatura brasileira de todos os tempos, as Cartas foram compostas em versos decassílabos brancos; Quem as assina é Critilo, que as endereça ao amigo Doroteu, pseudônimos

  17. O Arcadismo [...] Não cuides, doroteu, que vou contar-te por verdadeira história uma novela da classe das patranhas, que nos contam verbosos navegantes, que já deram ao globo deste mundo volta inteira.

  18. O Arcadismo A POESIA ÉPICA José Basílio da Gama Autor do poema épico O Uruguai, escrito em versos, sem estrofação, mas dividido em proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo (como a epopeia clássica)

  19. O Arcadismo [...] É fama então que a multidão formosa Das damas, que Diogo pretendiam, Vendo avançar-se a nau na via undosa, E que a esperança de o alcançar perdiam Entre as ondas com ânsia furiosa Nadando o esposo pelo mar seguiam, E nem tanta água que flutua vaga O ardor que o peito tem, banhando apaga.

  20. Boa noite!!!

More Related