130 likes | 304 Views
Páscoa. 12/04/2009. Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as crianças e outras coisas mais que fazemos motivados mais pelo espírito capitalista, consumista, do que pela mensagem cristã.
E N D
Páscoa 12/04/2009
Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as crianças e outras coisas mais que fazemos motivados mais pelo espírito capitalista, consumista, do que pela mensagem cristã.
Na realidade, a celebração da Páscoa só cai na mesmice quando se foge de seu verdadeiro significado: o de lembrar a toda a humanidade que Deus se fez presente na História e possibilitou ao homem a felicidade completa. Na realidade, a celebração da Páscoa só cai na mesmice quando se foge de seu verdadeiro significado. O de lembrar a toda a humanidade que Deus se fez presente na História e possibilitou ao homem a felicidade completa. Mas em que consiste a felicidade?
A felicidade consiste em alimentar a Esperança e a certeza da vitória! Não existe felicidade onde não há mais esperança. De modo que celebrar a Páscoa sem cair na mesmice é renovar a esperança e a certeza de que dias melhores virão, e que tudo aquilo que agora impede o homem de experimentar a ressurreição e ser feliz há de passar.
Ressurgir significa triunfar, vencer, ocupar o primeiro lugar. Eis o grandepresente que Jesus nos dá através de sua morte e ressurreição. Ao vencer a morte ele nos deu a certeza da vida nessa e na outra dimensão. Vida que se manifesta nas pequenas vitórias conseguidas no cotidiano.
Vida que se manifesta no sorriso da criança, na sabedoria dos mais experientes, no nascer e no por do sol, na comunhão com a natureza, nas relações de amizade, nas dificuldade enfrentadas com coragem, no pão que se partilha, nas lágrimas que se enxuga, na boa ação que se realiza.
Quando se esquece de que o ser humano foi feito para vencer porque Jesus venceu, perde-se a esperança e deixa-se tudo o que é ruim triunfar no coração . Matando no ser humano, a imagem e semelhança de Deus, aquilo que Jesus deu como presente, a chave para a felicidade, a Esperança.
O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor.
O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida. Ao celebrar a Páscoa, na última Ceia, instituiu a Eucaristia dando à comemoração tradicional da libertação do povo judeu, um sentido novo e muito mais amplo – uma nova esperança!
Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia - celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial.
Texto e Imagens Internet Música - Uma nova Luz Anjos de Resgate Formatação - Altair Castro e Graziela