290 likes | 552 Views
PÁSCOA. Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz. Histórico da Páscoa.
E N D
Páscoa... Passagem... Ressurreição... Vida nova... A Páscoa nos convida a uma vida melhor... nos convida a viver a paz...
Histórico da Páscoa Uma data essencialmente cristã, a Páscoa comemora o renascimento e ascenção de Jesus Cristo aos céus. A palavra Páscoa vem do hebraico pessach, que significa ressurreição, vida nova. Os antigos hebreus foram os primeiros a comemorar a Páscoa, que possui diversos significados.
Histórico da Páscoa Em termos históricos, ela celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito e a passagem através do Mar Vermelho. Livres, eles passaram a formar um povo com uma religião e um destino comuns. É com o sentido de libertação que, até hoje, os judeus celebram esta festa.
Histórico da Páscoa Os cristãos também comemoram a Páscoa. No entanto, o significado da festividade é diferente no cristianismo. Nela, celebra-se a ressurreição de Jesus Cristo, que, segundo a bíblia, teria ocorrido três dias depois da sua crucificação. Ela é a principal festa do ano litúrgico cristão e, provavelmente, uma das mais antigas, pois surgiu nos primeiros anos do cristianismo.
Histórico da Páscoa Ainda que todos os domingos do ano sejam destinados pelas igrejas cristãs de todo o mundo à celebração da ressurreição de Cristo (o que é feito por meio da eucaristia), no domingo de Páscoa esse acontecimento ganha destaque, já que se festeja uma espécie de aniversário da ressurreição.
O PÃO E O VINHO - O trigo e a uva - Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para demonstrar o seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna. É o maior milagre que Jesus fez na noite de sua Paixão! Do vinho fez o seu sangue. No seu corpo muda o pão... “Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados”. (Mat 26,28)
O PÃO E O VINHO • O trigo e a uva – • O trigo e a uva são belos símbolos, lembram a total doação de Jesus. • O trigo mesmo depois de quebrado, e as uvas, mesmo depois de pisoteadas, não são destruídos.
O PÃO E O VINHO - O trigo e a uva - Pelo contrário, são transformados em pão e vinho, os dois alimentos mais importantes para a vida dos judeus no tempo de Jesus. Jesus também, como nos diz o profeta Isaías, foi “quebrado” e “moído”, mas continua a ser a força do seu povo.
SINO Aleluia! Aleluia toca o sino! Canto de glória e louvor! Aleluia em nossa vida, É a Páscoa do Senhor!
PEIXE O peixe era apontado, no início da cristandade como símbolo de Cristo, sinal da fraternidade. É o mais antigo símbolo da era cristã. As letras que formam a palavras “peixe” em grego são as iniciais de uma afirmação muito importante para os cristãos de todas as épocas: “Jesus Cristo, Filho de Deus é nosso Senhor”.
PEIXE O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs. Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo.
PEIXE Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando e vivendo o que Jesus havia dito. O peixe era também usado como senha. Por meio da figura os cristãos se identificavam nos tempos difíceis de perseguição pelos quais passou a Igreja.
PEIXE Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Esta foi uma das maneiras que aqueles cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.
PEIXE Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa? É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto. CURIOSIDADE
OVOS DE PÁSCOA A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento. Além disso, o ovo de Páscoa é um símbolo da Ressurreição. Aparentemente morto, o ovo contém uma vida.
CÍRIO PASCAL É a grande vela que se acende na Aleluia quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". O Círio Pascal se ascende na Vigília Pascal, também conhecida como sábado da aleluia. Disse Nosso Senhor: “Eu sou a luz do mundo”.
CORDEIRO PASCAL Jesus Cristo foi o sacrifício máximo, que foi dado em favor dos homens. “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29) O cordeirinho pascal representa a mansidão que devemos ter na vida para ter a paz no coração.
COELHO DA PÁSCOA Na Europa, quando a neve começa a derreter, o coelho é o primeiro animal que sai de sua toca. O coelho surge anunciando que a vida surge novamente. Desta forma, o coelho simboliza a ressurreição de Jesus; ele representa a Igreja.
COELHO DA PÁSCOA Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de multiplicar-se espalhando novos discípulos de Cristo Então, assim como o coelhinho, o cristão deve espalhar os seus filhos pelo mundo para Deus sempre amar.
Curiosidades Outros símbolos...
Outros símbolos pouco conhecidos! a) BRANCO: O mais antigo símbolo de Páscoa é a cor branca, que simboliza realeza, autoridade e paz. b) PELICANO: Simboliza o sacrifício de Cristo na Cruz. Conta-se que ele fere o próprio peito para alimentar os filhotes com seu sangue. c) GIRASSOL: como sua corola se volta para o sol, nós devemos nos voltar para o Cristo ressuscitado. Simboliza o ouro da realeza de Cristo e a paz por ele conquistada. d) FLOR:Significa vitória. Após a ressurreição de Cristo, os cristãos passaram a colocar flores nos cemitérios. e) BORBOLETA: Surge depois que a lagarta se transforma e rompe o casulo. Essa transformação nos ajuda a transmitir a mensagem da ressurreição.
Outros símbolos pouco conhecidos! f) A CRUZ E O TÚMULO VAZIOS: Simbolizam a morte sacrificial de Jesus e sua vitória na ressurreição. O sepulcro vazio é a mais bíblica maneira de representar a Ressurreição, a Páscoa. Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo visual que exemplifica um aspecto importante de sua história ou crença. O cristianismo adotou como símbolo visual um dos símbolos da época da Paixão e páscoa: a cruz.
Outros símbolos pouco conhecidos! Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus. A escolha da cruz como símbolo é surpreendente quando lembramos do horror com que era vista a crucificação no mundo antigo.
Outros símbolos pouco conhecidos! É o sinal claro e visível do amor de Deus pela sua criação, por cada um de nós. Através do sofrimento e morte de Jesus Cristo na cruz é que nós fomos resgatados por Deus das garras do pecado e da morte. A cruz traduz o sofrimento de Cristo, porém na Páscoa, ela fica vazia, sinal da ressurreição.
VAMOS CANTAR!!!... Coelhinho Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Coelhinho da Páscoa o que trazes pra mim? Um ovo, dois ovos, três ovos assim... Um ovo, dois ovos, três ovos assim... Coelhinho da Páscoa que cor eles têm? Coelhinho da Páscoa que cor eles têm? Azul, amarelo, vermelho também. Azul, amarelo, vermelho também.