110 likes | 248 Views
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE. A arte medieval: o estilo românico e o gótico. Prof. Éder Américo da Silva 8º Ano - História. Estilo Românico: Predomina entre os séculos XI e XIII. É um estilo caracterizado pela influência da Igreja.
E N D
COLÉGIO SALESIANOBELO HORIZONTE A arte medieval: o estilo românico e o gótico Prof. Éder Américo da Silva 8º Ano - História
Estilo Românico: • Predomina entre os séculos XI e XIII. • É um estilo caracterizado pela influência da Igreja. • Os mosteiros tornaram-se os centros culturais da Europa. Eram unidade independentes, estruturadas segundo necessidades particulares. • Os monges beneditinos foram os primeiros a adotar a arquitetura de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos. • Pintura -Temas do Antigo e Novo Testamento e da vida de santos. Ênfase à iluminura. • Ourivesaria -Relacionada às relíquias.
A primeira coisa que chama a atenção na arquitetura das igrejas românicas é o seu tamanho. Elas são sempre grandes e sólidas. Daí serem chamadas: fortalezas de Deus. Sankt-Michaeliskirche: igreja construída em Hildesheim é um exemplo de arquitetura românica.
A forma “volumosa, estilizada e dura” dessas igrejas, é um estilo essencialmente clerical. A arte desse período era vista como uma extensão do serviço divino e uma oferenda à divindade. A arte românica sofreu influências das construções dos antigos romanos.
Os arcos e abóbadas, tão caros à arquitetura romana, foram adotados; como, porém, as junções entre eles e as paredes tendiam a alargar-se a empurrar para os lados os suportes que as sustentava, a solução foi o escoramento por contrafortes. Estes quase sempre estão à vista, interna ou externamente. Catedral de Saint-Pierre: a decoração do estilo românico não se limitava ao interior, mas se estendia às fachadas.
Estilo Gótico: • Predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). • O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. • As janelas apareciam em grande quantidade. • A arte gótica ficou conhecida também como a “Arte das Catedrais”. • Há controvérsias quanto à denominação “gótica”: alguns autores ligam tal denominação com os Godos, os bárbaros mais conhecidos na Idade Média, também conhecidos pela habilidade como arquitetos. Porém, outros autores crêem que os humanistas do Renascimento tenham adotado o termo “gótico” como sinônimo de bárbaro, no sentido de origem da região de além-Alpes, por oposição a românico.
A arte gótica surgiu num contexto histórico muito importante: final do sistema feudal e início da criação das cidades, ascensão de novas categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio, consolidação do absolutismo (como na França e na Inglaterra) e forte influência do clero na vida social e política . Catedral de Reims: verticalidade transparência demonstram as características do estilo gótico
Notre-Dame de Paris, fachada ocidental. O estilo gótico surgiu no século XII na França e daí estendeu-se pela Europa
É possível dizer que a arte gótica nasceu com as cidades, produto de uma sociedade dinâmica, em evolução. Os habitantes da cidade tiveram grande participação nas construções góticas e eram incentivados por dois motivos: religioso e orgulho cívico, pois a rivalidade entre as cidades era intensa, elas disputavam entre si.
ATIVIDADE AVALIATIVA: O que será que a arquitetura de uma determinada cidade pode falar sobre ela? Elabore um texto, descrevendo a cidade medieval, apresentando seus aspectos principais. Como você imagina que poderia ser? Data da entrega: 09/04/2010
REFERÊNCIAS: LIVROS: MELLO, Leonel Itaussu A.; COSTA, Luís César Amad. História Antiga e Medieval. São Paulo. Scipione. ZENUN, Katsue Hamada; MARKUNAS, Mônica. História: Ensino Fundamental. Brasília. (Coleção RSE) SITES: www.suspesquisa.com.br www.portalsaofrancisco.com.br