E N D
Muito se tem escrito sobre a liderança nos últimos anos, tanto da perspectiva secular como na religiosa. Os grandes gurus da mente humana nos falam dos sete recursos, as 101 formas, os 10 caminhos, tudo para chegar a ser um líder de sucesso. A Bíblia está repleta de ilustrações de homens e mulheres que foram líderes exemplares. Neste artigo nos deteremos em um de quem se fala bastante e seu nome é Neemias. Podemos extrair desta história de liderança viva, 14 princípios que norteiam atividades, projetos e a maneira como lidar com certas situações e sugestões práticas para você que lidera pessoas no cumprimento de uma missão de ordem divina.
Contexto histórico e chamado:O livro de Neemias conta-nos como Neemias liderou a reconstrução dos muros de Jerusalém, os quais haviam sido destruídos por um incêndio causado pelos babilônios. A Bíblia relata que Neemias recebeu informação sobre a ruína de Jerusalém, lamentou a situação, orou e jejuou perante Deus e tomou providências para liderar a reedificação da cidade. Deus o orientou e lhe permitiu ser comissionado pelo rei Artaxerxes, da Pérsia, cujo apoio foi necessário para a execução dos planos de Neemias...
O chamado de Neemias não foi diferente do nosso. Ele estava no desenvolvimento de suas atividades diplomáticas (ele era um diplomata do rei Artexerxes), quando Deus o chamou para realizar uma “grande obra". Ele não estava no Templo orando para que Deus lhe mostrasse a Sua vontade, ele não estava numa reunião de oração de muito "poder", não! Neemias estava na "cidadela de Susã" (antiga capital da Pérsia) provavelmente cuidando dos negócios do rei. Desenvolvendo sua atividade profissional, como muitos quando aceitam o desafio para fazer a grandiosa obra encomendada pelo Mestre.
Como Neemias, também temos diante de nós uma realidade desafiadora de "construir" uma nova geração de líderes cristãos: homens e mulheres de Deus, que respirem Sua Palavra, que cultivam intimidade com Ele, que sabem discernir Sua vontade nos acontecimentos mais corriqueiros da vida como o soube Neemias. Vidas que mesmo inacabadas não apresentam "brecha alguma" (Ne.6:1). Agora, para que cheguemos a isso, precisamos observar alguns detalhes na experiência de Neemias que delineiam bem a responsabilidade do líder espiritual.
A paixão de Neemias pelo seu povo (Ne.1:8-10) Se existe uma característica primária do líder, esta é que ele ame as pessoas, goste de gente, se misture e se compadeça das necessidades dos seus liderados. Neemias tinha paixão e compaixão pela situação do seu povo.
Autossacrifício(Ne.1:11;2:1;5:5). Não foi uma opção de Deus tirar-lhe a posição social ou profissional. Neemias decidiu consciente e voluntariamente sair da sua função, ele pediu demissão do cargo (Ne. 2:5). O autossacrifício é parte do preço que deve ser pago diariamente (Lc.9:23). Fugir do autossacrifício é fugir da liderança. Se alguém não estiver preparado para pagar um preço, mais do que seus contemporâneos e colegas, não haverá aspiração à liderança no trabalho de Deus. Não importa quanto tempo nós levamos para compreender isso, Deus é paciente, mas nunca indolente (desleixado, descuidado), para essa exigência. A verdadeira liderança exige custo elevado a ser cobrado do líder e, quanto mais eficiente a liderança, maior o custo (Ne.2:19; 6:1-4; Mc.10:38).
Ne 2:17 “Estais vendo a miséria em que estamos” . A pesquisa realizada por Neemias levou-o a um profundo conhecimento da realidade. Ele reuniu os líderes do povo, os sacerdotes, os nobres e os magistrados (Ne 2.16-18) e agora o líder Neemias chama o povo para abrir os olhos, e enxergar o que estava acontecendo ao redor. Você, que lidera um grupo de pessoas, veja este primeiro ponto de destaque. O líder tem uma visão ampla, vê as coisas com maior abrangência e chama a seus liderados para que encarem a realidade presente. Um ditado anônimo diz: “A diferença entre um líder com visão e um líder sem visão é que, apesar de os dois estarem no mesmo lugar, tendo a mesma perspectiva ótica de alguma coisa, um vê apenas o óbvio e o outro vê um horizonte que vai além do físico”. Seja um líder visionário.
2:18“Disponhamo-nos e edifiquemos”. • Levantemo-nos/esforçaram. O povo segue a voz de seu líder, e responde afirmativamente ao seu convite. Quando Neemias apresentou o projeto com argumentos sólidos e objetivos claros, o povo respondeu decididamente a seu líder. “Planos não passam de boas intenções, a menos que sejam imediatamente transformados em trabalho duro.” Peter Drucker. O povo entendeu que a obra era sua. Ele se tornou sujeito da ação de reconstruir a cidade. A partir daí puderam dar o próximo passo: distribuir as tarefas de cada grupo. O capítulo três mostra como aconteceu a organização do trabalho.
2:20“O Deus do Céus nos dará bom éxito”. Que característica a imitar a deste servo de Deus! Ele levou o povo a olhar e reconhecer que o êxito que teriam não seria porque eles eram bons, com habilidades particulares ou extraordinárias. O êxito vem de Deus, porque Ele é Bom.
“Nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos”. Esta palavra “nós”, me chama a atenção, o líder está à frente, mas ele não diz: vão vocês, ele diz nós, juntos, vocês junto comigo. Neemias organiza as pessoas, faz uma descrição objetiva das tarefas de cada ajudante, nomeia um especialista para cada atividade e delega autoridade (Ne 11:20-23) para executarem o trabalho (liderança pluralista: o líder não é o detentor único do poder, mas delega autoridade aos seus liderados)...
Assim, temos uma lista com muitos nomes de pessoas que cooperaram com ele: o sumo sacerdote, um perfumista, um governador da região de Jerusalém (aí está um político trabalhando duro), outro governador e as suas filhas, os levitas, os sacerdotes (Ne 3:1-28). Além disso, atento e participativo, Neemias trabalhou junto com toda a equipe, orientando e coordenando cada tarefa.
4:2,3 Quando se excerce a liderança, e ela tem destaque, saiba que aparecerão as críticas. E não foi diferente na vida de Neemias. No capítulo 4 vemos as ameaças para a obra e sua liderança. Dentro do seio da igreja também surgem críticas que procuram desestruturar até a mais forte liderança. Mas veja que o povo tinha mais uma característica que o mantinha unido no mesmo propósito.
4:6 “O povo tinha ânimo para trabalhar”. Nada como a boa predisposição para fazer as coisas, o desejo de ver os objetivos sendo alcançados. O povo tinha ânimo para trabalhar porque estavam bem motivados pelo seu líder, sabiam a direção certa dos seus emprendimentos, e conheciam que seus esforços não seriam em vão porque a obra era dirigida por Deus.
4:9Oração (a chave). Mais de 15 vezes Neemias menciona no seu livro o ato de orar em prol do trabalho que estava sendo desempenhado. Não há duvidas de que a oração tem muito poder para aqueles que confiam num Ser superior. Um líder tem que levar seus liderados a viver a real experiência da oração, porque em primeiro lugar é uma experiência visível na vida dele. Com respeito aos líderes bíblicos, Sanders comenta: "Não foram líderes devido ao brilho de seus pensamentos, nem devido a terem recursos inexauríveis, nem devido à cultura magnífica, ou aos dons naturais, mas por causa do poder da oração - pelos seus liderados - através da qual comandam o poder de Deus".
4:14 “Não temais. Lembrai-vos do Senhor”. Um líder que está no foco lembra a maneira como Deus tem dirigido a sua vida no passado, e exorta aos que o redeiam para que tenham esse sentimento de segurança no Deus que nunca desampara seus filhos.
4:20 “O nosso Deus pelejará por nós”. O líder reconhece que a obra não é sua, é Deus que está a frente e com Ele vem a vitória. Colocar o Grande General à frente da batalha faz que o exército marche junto e confiante rumo ao sucesso. Como já dizia o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rom 8:31).
4:23 “Cada um se deitava com as armas á sua direita”. Poderiamos aqui fazer uma aplicação interessante. É curioso que até para deitar eles estavam com suas armas. Nós, que estamos realizando a obra de Deus temos que estar sempre com a nossa arma, a Santa Bíblia, pronta para qualquer desafio ou embate da vida. Se vierem os inimigos querendo derrubar os guerreiros de Deus, os guardiões da verdade, eles estarão prontos a defender seus ideais e metas com a Palavra de Deus.
6:3“Estou fazendo grande obra”. Centrado no objetivo, no foco. O líder precisa ter bem claro o seu objetivo, aonde ele que chegar, para que os seus liderados também caminhem na mesma direção. Neemias não iria parar a obra para resolver certos assuntos fora do foco. “Líderes sábios não tomam decisões que não lhes cabem nem perdem tempo tomando decisões que não devem.”
6:16“Porque reconheceram que por intervenção de nosso Deus é que fizemos esta obra”. Atribuição dos logros e sucessos a Deus. Nada como um bom líder reconhecer que o êxito veio mesmo da mão do Senhor. Característica importantíssima que todo líder deveria possuir, pois neste mundo os líderes querem reconhecimentos para si mesmos e exaltação própria pelas metas alcançadas. “O êxito que acompanhou os esforços de Neemias mostra o que a oração, a fé e a ação enérgica e sábia podem levar a cabo… O espírito manifestado pelo dirigente será refletido em grande medida pelo povo.” (SDABC, 3:1137).
Podemos então concluir que líderes epirituais e focados no propósito de Deus alcançam grandes vitórias juntamente com seus liderados. Ellen White destaca: “Neemias com incansável vigilância supervisava a construção, dirigia os obreiros, notava os impedimentos e atendia às emergências. Ao longo de toda a muralha, se sentia constantemente sua influência. Com palavras oportunas, alentava os temerosos, despertava os desmotivados e alentava os diligentes. Em suas muitas atividades, Neemias não esquecia a fonte de sua força. Elevava constantemente seu coração a Deus, o grande Provedor de todos. `O Deus dos céus – exclamava – Ele nos fará prosperar´; e estas palavras, ecoando pelo ambiente, faziam vibrar o coração de todos os que trabalhavam no muro”.(PR, 471-473). Seja você também um líder com essas características e o Deus dos céus te dará bom êxito.