160 likes | 790 Views
Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?. CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL ADELAIDE REZENDE DE SOUZA. Alfabetização ou Letramento? Como avaliar as crianças na Educação Infantil?.
E N D
Alfabetização ou Letramento?Como avaliar as crianças na Educação Infantil? CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRATICA DE ENSINO NAS CRECHES E EDUCAÇÃO INFANTIL ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Alfabetização ou Letramento?Como avaliar as crianças na Educação Infantil? Qual a função de um centro de educaçãoinfantil (creche e pré-escola)? Devemospensaremaproveitar a infância das criançasparatreiná-laspara o futuro? Preparando-as paraseremintegradasaoensino fundamental? Como fazerparaque as criançassejamcidadãscriativas e reflexivasdominando a línguaescrita e capazes de compreenderoscódigos e instrumentos de nossacultura?
Diferença entre alfabetizar e letrar Alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ao contrário: o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. Magda Soares (1998)
Alfabetização - processo pelo qual se adquire uma tecnologia – a escrita alfabética e as habilidades de utiliza-la para ler e escrever. Para adquirir tal tecnologia é importante compreender o funcionamento do alfabeto, memorizar as convenções letra-som e dominar o seu traçado, usando instrumentos como lápis, papel ou outros que os substituam. Letramento - relaciona-se ao exercício efetivo e competente daquela tecnologia da escrita, nas situações em que precisamos ler e produzir textos reais. É o exercício efetivo e competente da tecnologia da escrita.
Compreensão e valorização da cultura escrita: capacidades, conhecimentos e atitudes - Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade - Conhecer os usos e funções sociais da escrita - Conhecer usos da escrita na cultura escolar - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar
Vygotsky destaca diretrizes para que a escrita se torne um instrumento de expressão e conhecimento do mundo para uma criança leitora e produtora de textos: • que o ensino da escrita se apresente de modo que a criança sinta necessidade dela. • que a escrita seja apresentada não como um ato motor, mas como uma atividade cultural complexa, • que a necessidade de aprender e escrever seja natural, da mesma forma como a necessidade de falar, • que ensinemos à criança a linguagem escrita e não as letras.
Como podemos compreender a criança nas suas formas próprias de ser, pensar e agir? Como vê-la como alguém que inquieta o nosso olhar, desloca nossos saberes e nos ajuda a enxergar o mundo e a nós mesmos? Como podemos ajudar a criança a se constituir como sujeito no mundo? De que forma a compreensão sobre o significado do brincar na vida e na constituição dos sujeitos situa o papel dos adultos e da escola na relação com as crianças e os adolescentes?
Como avaliar as crianças na Educação Infantil? Na educaçãoinfantil a avaliação far-se-á medianteacompanhamento e registro de seudesenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmopara o acessoaoensino fundamental” (Lei 9394/96, artigo 31).
Pontos Importantes: O processo de avaliaçãonaeducaçãoinfantildeverárepresentar um reflexo da forma comotodososconteúdossãoconstruídos com as crianças de forma descontraída e prazerosa, garantindo o interesse da criança a todososassuntosquelhessãooferecidos. A avaliaçãonão tem o objetivo de aprovaroureprovar a criança. Elarepresenta um momento de trabalhar a auto-estima das crianças. Mostrarcomoelasavançaram. Uma criançaprecisaaprendersobresimesmaqueela é capaz, tem boas ideias, fazbonsdesenhos, conta boas histórias e podecontribuir com o mundoadultooferecendoseuconhecimentojáconquistado.
Um processoavaliativodeverepresentarumaavaliaçãoquenãofiquerestritaapenas as crianças, mas queenvolvatodosospersonagensativosnatarefa de auxiliar a educaçãodelas. Portanto, significaincluir a família e oseducadores. • A inclusãodessesdoispersonagens é fundamental, poisconsiderandoqueumacriança é um seremdesenvolvimento, sozinhaelanãoconseguiráconquistar com qualidadenovasetapas, seránecessárioqueelaesteja - “acompanhada” - ouseja - “estaremcompanhia” - significater um olharatento de um adultoqueauxilia e observaosprogressosconquistadospelacriança, sejanacrecheouem casa.
Uma instituição infantil de qualidade deverá deixar claro para a família aspectos fundamentais relacionados a construção de sua proposta pedagógica: 1) Quais os objetivos da educação infantil? 2) Como é realizado o processo avaliativo? 3) Qual a criança que pretende ajudar a formar?
A educaçãoinfantil tem um fimemsimesma, nãodeverepresentarpreparaçãopara o ensino fundamental. • Atualmente, vivemosemumasociedadecadavezmaisadultizadaemque o tempo da infânciacorre o risco de diminuir • Infânciacomo um conceito social necessárioparacriarpossibilidadesparaque a criançapossavivenciar as necessidadesespecificasdesseperíodo da vida.
É importantegarantir a possibilidade de oferecer as crianças “coisas de criança” paraquepossamexpressarseuspensamentos e suasaçõesassimilando o mundoquevivemem doses gradativas e toleráveis, pois a pressapoderárepresentarausência de determinadosaspectosqueserãonecessáriospara as novasetapas. • A educaçãoinfantildevegarantiralém de outros aspectosque a criançasejatratadacomocriança e tenhadireitoaoócioparaorganizarsuasideias e testarsuashipótesesatravés da atividade principal da infância, a brincadeira.