1 / 6

Disciplina : Contabilidade Tema da aula: Conceitos básicos e Contabilidade Gerencial

Disciplina : Contabilidade Tema da aula: Conceitos básicos e Contabilidade Gerencial. PROFESSORA: Msc. Patrícia D’Oliveira Araújo. Contabilidade Conceito:

thais
Download Presentation

Disciplina : Contabilidade Tema da aula: Conceitos básicos e Contabilidade Gerencial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Disciplina:Contabilidade Tema da aula: Conceitos básicos e Contabilidade Gerencial PROFESSORA: Msc. Patrícia D’Oliveira Araújo

  2. Contabilidade • Conceito: • “A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.” - Pronunciamento do Instituto Brasileiro de Contadores (Ibracon), aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários através da Deliberação CVM n° 29/86. • “A Contabilidade é uma ciência que permite, através de suas técnicas, manter um controle permanente do Patrimônio da empresa.” - Osni Moura Ribeiro, Contabilidade Básica, Editora Saraiva. • “É a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.” - Hilário Franco, Contabilidade Geral, Editora Atlas.

  3. Objeto, objetivo e finalidade da Contabilidade: • O objeto da Contabilidade é o Patrimônio das entidades econômico-administrativas. • O objetivo da Contabilidade é permitir o estudo e o controle dos fatos, decorrentes da gestão do patrimônio das entidades econômico-administrativas. • A principal finalidade da Contabilidade é permitir a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade. As informações de natureza econômica compreendem, principalmente, os fluxos de receitas e de despesas, que geram lucros ou prejuízos, e as variações no patrimônio da entidade. As informações de natureza financeira abrangem principalmente os fluxos de caixa e do capital de giro.

  4. Usuários da Contabilidade: • Logo, consideram-se usuários da Contabilidade todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios, acionistas, administradores, governo (Fisco), fornecedores, bancos etc.

  5. Técnicas contábeis: • Escrituração • Demonstrações • Auditoria • Análise de Balanço • Escrituração - registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os Fatos Administrativos que ocorrem no dia-a-dia das empresas. • Demonstrações - quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As demonstrações mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. • Auditoria - verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações financeiras, através do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles. • Análise de Balanços - exame e interpretação dos dados contidos nas demonstrações, com o fim de transformar esses dados em informações úteis aos diversos usuários da Contabilidade.

  6. A Contabilidade Gerencial é um ramo da Ciência Contábil, que se desenvolve a partir de outros ramos da contabilidade ou administração financeira. Onde tem como ponto fundamental, a utilização da informação contábil como ferramenta para tomada de decisão. “Para que a informação contábil seja usada no processo de administração, é necessário que essa informação seja desejável e útil para as pessoas responsáveis pela administração da entidade.” (PADOVEZE, 2004 p. 50) Padoveze (2004, p.50), destaca ainda que a informação gerada para os administradores “não pode custar mais do que ela pode valer para a administração da entidade”. Assim não há Contabilidade Gerencial (Controladoria), sem a construção de um SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL GERENCIAL.

More Related