1.01k likes | 1.55k Views
ESTUDO DAS CÔNICAS (Noções básicas). Prof. Carlos A. Gomes. 1-INTRODUÇÃO. Cônicas por quê?. As seções cônicas são curvas obtidas pela interseção de um cone circular reto de duas folhas com um plano. 2-ESTUDO ANALÍTICO. I.A ELIPSE
E N D
ESTUDO DAS CÔNICAS(Noções básicas) Prof. Carlos A. Gomes
1-INTRODUÇÃO Cônicas por quê? As seções cônicas são curvas obtidas pela interseção de um cone circular reto de duas folhas com um plano.
2-ESTUDO ANALÍTICO I.A ELIPSE Definição: Dados um plano a e dois pontos fixos F1 e F2 Pertencentes a a , chamamos de ELIPSE de focos F1 e F2 ao lugar geométrico dos pontos P do plano cuja soma das distâncias aos pontos F1 e F2 permanece constante.
Como desenhar uma elipse perfeita? Fixe um barbante em dois pontos fixos F1 e F2 de um plano, de modo que o barbante não fique esticado. Com a ponta de um lápis estique o barbante e o mantendo esticado descreva com o lápis uma curva.
OBSERVAÇÃO: Já vimos que Qual o valor dessa constante? Vamos mostrar que
Para isso vamos introduzir um sistema de coordenadas cartesianas. Para qualquer posição do ponto P sobre a elipse sabemos que
Para determinarmos o valor dessa constante tomemos uma posição particular do ponto P, conforme ilustra a Figura abaixo Para esta posição do ponto P, Portanto,
Como a soma e para uma particular posição do ponto P vale 2a (medida do eixo maior da elipse) segue que para todos os pontos da elipse,
Em particular, perceba que na figura abaixo d(B2F2)=a, pois mas ,especialmente para o ponto B2 , Portanto d(B2 ,F2)=a. Em particular,
Elevando cada membro ao quadrado, desenvolvendo... elevando cada membro ao quadrado,
Lembrando que Temos
OBSERVAÇÕES: a)Caso o eixo maior da elipse estivesse sobre o eixo y a sua equação padrão (canônica) seria b)A razão e=c/a é chamada de EXCENTRICIDADE da elipse e mede o quanto a elipse é achatada ou arredondada, conforme sugere a figura a seguir:
c)Pode-se demonstrar que a medida da área de uma elipse é A=pab. d)Caso a elipse não esteja centrada na origem a sua equação assume uma das formas a seguir dependendo se o seu eixo maior é paralelo ao eixo x ou ao eixo y, respectivamente ou Aqui (xc, yc) são as coordenadas do centro da elipse.
EXERCÍCIOS 01.(UFRN-2009) O gráfico que melhor representa a equação com a e b positivos e a > b , é:
Resolução: Como a>b segue que E portanto o denominador do y2 é maior que o denominador do x2 o Que implica que a equação dada representa uma elipse com eixo maior Sobre o eixo y. (ALTERNATIVA: A)
02.Copa do Mundo voltará a ser realizada na América do Sul após 36 anos, já que a Argentina sediou o evento em 1978, coerente com a política da FIFA de um rodízio no direito de sediar uma Copa do Mundo entre as diferente confederações continentais. Dezoito cidades candidataram-se para sediar as partidas da Copa, todas capitais de estados. A FIFA limita o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto, dada a dimensão continental do país sede, a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 sedes no mundial. Uma das exigências para que as cidades candidatas devem obedecer é de que melhorem sua infra-estrutura de trânsito. Em Natal, serão contruídos novos viadutos, entre eles o que está esquematizado na figura abaixo, com estrutura na forma de uma semi-elipse com vão de 40m e flecha de 10m. Uma placa indicando a altura h deverá ser fixada antes do viaduto para informação dos usuário da via. A indicação da placa deve apontar uma medida de: a)8,5m b)5,8m c)6,0m d)5,0m
Resolução: Introduzindo um sistema de coordenadas cartesianas, A equação cartesiana dessa elipse é Quando x=10m, (ALTERNATIVA: A)
03.(UFRN – 2004) Uma seção cônica é obtida a partir da interseção de um cone com um plano. Na figura ao lado, temos um exemplo de uma seção cônica, denominada Elipse. A figura consiste de duas esferas S1 e S2 que tangenciam o cone em duas circunferências C1 e C2 e tangenciam o plano p nos pontos F1 e F2. Os pontos P1, P2 e P estão, respectivamente, na interseção de uma reta do cone com as circunferências e a Elipse. A soma das distâncias de P aos pontos F1 e F2 é igual a distância a) entre as duas circunferências. b) entre P1 e P2. c) entre os centros das duas esferas. d) entre F1 e F2.
Resolução: É um fato bastante conhecido que se de um ponto externo a uma circunferência traçarmos dois segmentos tangentes a ela esses segmentos tem a mesma medida (Teorema de Pitot), conforme ilustra a figura abaixo:
Existe uma extensão bem menos divulgada deste resultado na geometria espacial em que prova-se que se de um ponto externo a uma superfície esférica traçarmos dois segmentos tangentes à superfície esférica então esses segmentos serão congruentes. De posse deste resultado, como o ponto P é externo as duas esferas (veja a figura ao lado) não é difícil ver que portanto temos a seguinte igualdade: (ALTERNATIVA: B)
04.(UFPB) O escudo de um time de futebol é formado por uma elipse de excentricidade 4/5 , cujo eixo menor mede 6cm, e duas circunferências concêntricas e tangentes a essa elipse, como mostra a figura ao abaixo. Considere que a área da região limitada pela elipse é dada por A=pab , sendo a , em centímetros, o comprimento de um semi-eixo maior e b, de um semi-eixo menor. Nesse contexto, é correto afirmar que a área da região hachurada mede: a)19pcm2 b) 17pcm2 c) 15pcm2 d) 18pcm2 e) 24pcm2 Resolução:
Mas,o eixo menor da elipse mede 6cm e portanto 2b=6 e daí b=3. Assim, Assim , A medida da área hachurada é (ALTERNATIVA: A)
05.(UEL-2007) Existem pessoas que nascem com problemas de saúde relacionados ao consumo de leite de vaca. A pequena Laura, filha do Sr. Antônio, nasceu com este problema. Para solucioná-lo, o Sr. Antônio adquiriu uma cabra que pasta em um campo retangular medindo 20 m de comprimento e 16 m de largura. Acontece que as cabras comem tudo o que aparece à sua frente, invadindo hortas, jardins e chácaras vizinhas. O Sr. Antônio resolveu amarrar a cabra em uma corda presa pelas extremidades nos pontos A e B que estão 12 m afastados um do outro. A cabra tem uma argola na coleira por onde é passada a corda, de tal modo que ela possa deslizar livremente por toda a extensão da corda. Observe a figura e responda a questão a seguir. Qual deve ser o comprimento da corda para que a cabra possa pastar na maior área possível, dentro do campo retangular? a) 10 m. b) 15 m. c) 20 m. d) 25 m.
Resolução: De acordo com a teoria que vimos, ao amarrarmos uma corda em dois pontos fixos de um plano a curva descrita por um móvel que mantém essa corda esticada ao descrever uma volta completa é uma elipse. E Numa elipse Onde 2a é o comprimento do eixo maior da elipse que no caso é de 20m. Note que d(P,A)+d(P,B) é justamente o comprimento da corda e portanto Io comprimento da corda é igual a 20m. (A e B são os focos!) (ALTERNATIVA: C)
06.(UEL-2005) Em uma praça dispõe-se de uma região retangular de 20 m de comprimento por 16 m de largura para construir um jardim. A exemplo de outros canteiros, este deverá ter a forma elíptica e estar inscrito nessa região retangular. Para aguá-lo, serão colocados dois aspersores nos pontos que correspondem aos focos da elipse. Qual será a distância entre os aspersores? a) 4 m b) 6 m c) 8 m d) 10 m e) 12 m Resolução:
Introduzindo um sistema de coordenadas cartesianas, Como os aspersores estão localizados nos focos de coordenadas (-c,0) e (c,0) , segue que Assim a distância entre os aspersores é igual a 2c=2.6=12m (ALTERNATIVA: E)
07. No plano cartesiano, a curva de equações paramétricas x=2cost e y=5sent com t e lR é: a) uma senóide b) uma cossenóide c) uma hipérbole d) uma circunferência e) uma elipse Resolução: Como Segue que que é a equação padrão de uma elipse. (ALTERNATIVA: E)
08.(UERJ) Uma porta colonial é formada por um retângulo de 100 cm × 200 cm e uma semi-elipse. Observe as figuras: Na semi-elipse o eixo maior mede 100 cm e o semi-eixo menor, 30 cm. Calcule a medida da corda PQ, paralela ao eixo maior, que representa a largura da porta a 224 cm de altura.
Resolução: Introduzindo um sistema de coordenadas cartesianas, A equação cartesiana dessa elipse é Quando y=14cm,
09.Esboce a elipse descrita pela equação Resolução: Como a equação não está na forma padrão. Vamos usar a técnica de Completar os quadrados:
Lembrando que neste caso a equação padrão é Segue que a elipse possui centro C=(5,5), a=4 e b=3. assim o seu esboço é
10.Quais as equações das retas tangentes (t) a elipse pelo ponto P=(7,2). Resolução: Para determinarmos os pontos de interseção entre a reta (t) e a elipse Devemos resolver o sistema Substituindo o y na segunda equação obtemos Como queremos que a reta (t) e a elipse sejam tangentes devemos ter D=0
Assim, Portanto m=0 ou m=7/10. Como a equação da reta t é da forma Segue que as equações das retas tangentes são
II.A HIPÉRBOLE Definição: Dados um plano a e dois pontos fixos F1 e F2 pertencentes a a , chamamos de HIPÉRBOLE de focos F1 e F2 ao lugar geométrico dos pontos P do plano a cujo módulo da diferença das distâncias aos pontos F1 e F2 permanece constante.
OBSERVAÇÃO: Já vimos que Qual o valor dessa constante?
Para respondermos essa questão vamos introduzir um sistema de coordenadas cartesianas. como para qualquer posição do ponto P sobre a hipérbole, vamos determinar essa constante para uma posição particular do ponto P.
Para essa posição particular, Portanto,
Como e para uma particular posição do ponto P vale 2a (medida do eixo real da hipérbole) segue que para todos os pontos da hipérbole,
Elevando cada membro ao quadrado, desenvolvendo... Elevando cada membro ao quadrado,
Como c>a, segue que Fazendo
Note que aqui não estamos aplicando o teorema de Pitágoras! Apenas chamamos o número positivo c2-a2 de b2, com o intuito de que a equação da hipérbole fique semelhante a já conhecida equação da elipse! Assim,
OBSERVAÇÕES: a)Caso os vértices da hipérbole estivessem localizados sobre o eixo y a sua equação padrão seria b)Aqui o quociente e=c/a também é denominado de EXECENTRICIDADE da hipérbole e neste caso é um indicador abertura da hipérbole, sendo tanto mais aberta quando maior for a sua excentricidade, que neste casa da hipérbole é sempre um número maior que 1, pois na hipérbole c>a.
c)Caso a hipérbole não esteja centrada na origem a sua equação assume uma das formas a seguir dependendo se o seu eixo real (eixo que liga os seus vértices) é paralelo ao eixo x ou ao eixo y, respectivamente ou Aqui (xc, yc) são as coordenadas do centro da hipérbole.
d)ASSÍNTOTAS DE UMA HIPÉRBOLE Já vimos que a equação padrão de uma hipérbole é Isolando o y, Quando x cresce,
As retas Se aproximam da hipérbole quando . Estas retas são chamadas de ASSÍNTOTAS da hipérbole.
EXERCÍCIOS 1.(UFPB)Uma quadra de futsal está representada na figura abaixo pelo Retângulo ABCD , onde A=(-20,-10) e C=(20,10). Cada uma das áreas dos goleiros (regiões hachuradas) é delimitada por uma das linhas de fundo, AD ou BC, e por um dos dois ramos de uma hipérbole de focos F1 e F2. O Círculo central e a hipérbole são concêntricos, o raio do círculo mede 3m e uma das assíntotas da hipérbole passa pelos pontos A e C. Dados: