250 likes | 320 Views
A QUALIDADE DA NOTÍCIA EM UMA RÁDIO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI - ANÁLISE DO PROGRAMA LÍDER NOTÍCIAS, DA RÁDIO LÍDER FM, DE PONTA PORÃ (MS). Apresentação Rodrigo Teixeira IV Seminário de Estudos Fronteiriços UFMS Corumbá 2013.
E N D
A QUALIDADE DA NOTÍCIA EM UMA RÁDIO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI - ANÁLISE DO PROGRAMA LÍDER NOTÍCIAS, DA RÁDIO LÍDER FM, DE PONTA PORÃ (MS) Apresentação Rodrigo Teixeira IV Seminário de EstudosFronteiriços UFMS Corumbá 2013
Resumo: Este artigopretendeinvestigar as notíciasdivulgadas no programaLíderNotícias, transmitidopelaRádioLíder FM, sediadoem Ponta Porã, cidadelocalizadanafronteira de MS com o Paraguai. O objetivo é utilizarosconhecimentosadquiridos no seminário ‘Ferramentas Para a QualidadeJornalística’, ministradopelo professor doutorJosenildo Guerra (Universidade Federal de Sergipe), emoutubro de 2012 no curso de MestradoemComunicação, na UFMS, paracriarcritérios de qualidadequesirvam de referênciaparaanalisar o conteúdo do programaLíderNotícias. Promover a integração entre a populaçãobrasileira e paraguaia, assimcomoinformarsobreosacontecimentosprincipaisqueatingem as cidadesirmãs Ponta Porã, no Brasil, e Pedro Juan Caballero, no Paraguai, faz parte das funções, entendidaspeloautor, de um programa de notíciasfronteiriço.
América do Sul
25.março.1892 324 km de CG 83.747 hab IBGE - 2013 318.901 cabeças de gado Altitude de 755 metros 2universidades 4faculdades PONTA PORÃ (MS)
Monumentonaentrada de Ponta Porã, com guampa de tereré e cuia de chimarrão
A integração PP e PJC envolveaspectoscomerciais, sociais, culturais, políticos e geográficos
‘Ponta Porã e Pedro Juan Caballero sãohermanassiamesas. Istoquerdizerquetodas as crises e todosossucessossãosentidosporambas as comunidadesaomesmo tempo e de forma semelhante. Como hermanas ‘xipófagas’, quando é afetadaumadelas, imediatamentesentetambém a outra. Suaspopulaçõesvivememirmandadeindissolúvel. Nunca se verificaramatritos nemdesgastes graves.’ AthamarilSaldanha, antigomorador e intelectual de Ponta Porã (GOIRIS, 1999)
FRONTERA 'Las zonas de frontera serían como barreras flexibles. Jamás una frontera puede ser entendida como un elemento restrictivo y diferenciador. Los limites de las fronteras separan e integran al mismo tiempo. La estabilidad de las comunidades en contacto estarían, pues, condicionadas por fatores culturales, políticos, históricos y demográficos, que redundan en un sentido de humanidad, de civilizacíon y de cooperacíon mutua.’ (SERRA PADRÓS, 1994)
PADRÃO Para definircritérios de qualidade é precisoentender o que é, qual é o objetivo e comofunciona no dia a dia a construçãodanotícia. A dificuldade é justamenteconseguirpadronizar e criar um esquemageralqueatenda as demandasparticulares de cadaveículojornalístico!
GUERRA A notícia… “…é a maisimportantefonte de acessoaodireito à informação dos cidadãos” (GENTILLI, 2005) “…permite a formação de uma agenda de temaspara o cidadãodiscutir e formaropiniãosobreosmaisdiversostemas” (GOMES, 2005) “… é importanteparagerarimpactopúblico e conseqüênciaspráticasnavida das pessoas” (GUERRA, 2012)
NORRIS e ODUGBEMI [...] o papel dos jornalistas pode ser dividido em três esferas: 1) WATCHDOGS: Os meios de comunicação fariam um contrapeso aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; 2) AGENDA-SETTERS: Atribuição que destaca os temas importantes na agenda pública e política; 3) GATE-KEEPERS: Fomentar a pluralidade de pontos de vista de diversos assuntos. (p. 30-32, 2008).
GUERRA Objetivo do jornalismo Atender a expectativadaaudiência Esferaprivada (dimensão real) Esferapública (dimensão formal) Desafio Articular as duasdimensões: Formal x Real
GUERRA A verdade, relevância e pluralidadesãorequisitosbásicos de qualidadepara o jornalismo O resultadogerariadoisreflexos: 1) as pessoasusariamosveículosjornalísticospara se expressarnosconflitosqueestivessemenvolvidas 2) pormeiodanotíciateriaacesso a informaçõessobre o fato, o quepermitiria a estapessoaterumamaiorcapacidade de formarjuízosobreosacontecimentos
GUERRA ParadigmadaMediação O jornalismocumpririaseupapel “informando, de maneiracontextualizada, oscidadãos de tal forma queestespossamparticipar de modomaisativodavidapolítica, fiscalizando e cobrando a promoção de todososdireitoshumanos.” (CANELA, 2007, p. 2)
GUERRA Nãoexiste um parâmetroadotadoportodosparadimensionar o grau de eficiência de cadaveículoouprofissional de jornalismo. Organizações jornalísticas avaliarem o conteúdo no quesito qualidade uma das opções é adotar o Programa de Cobertura “Conjunto de diretrizes editoriais e de produção que orientam e moldam a forma de uma organização jornalística perceber os fatos potencialmente de valor jornalístico.” (GUERRA, 2012).
RÁDIOS PONTA PORÃ (MS) 2 FM – LíderFM e NovaFM 2 AM – Rádio Ponta Porã (Transamérica) e Super FronteiraAM PEDRO JUAN CABALLERO (PY) 3 FM – AmambayFM, Cerro Corá e FronteiraFM 2 AM – Amambay e MBurucúya.
OBJETO PROGRAMA LÍDER NOTÍCIAS RádioLíder FM (104,9) Silvio Dias (Locutor) Segunda a sexta das 11h às 12h Cem (100) notícias 29/10/12 (seg) 30/10/12 (ter) 05/11/12 (seg) 20/11/12 (ter)
GUERRA / 5 DIMENSÕES 1 – Foco das notícias (Diversidade) Regional (MS) Local (Ponta Porã) Fronteiriça (PJC e PY) Nacional (Brasil) Internacional (Mundo) 2 – Notícias por editoria (Equilíbrio) Polícia, Política, Saúde, Educação, Economia, Esporte, Agronegócio, Informática, Turismo, Cultura...
GUERRA / 5 DIMENSÕES 3 – Informação sobre a origem da fonte (Credibilidade) Autor da notícia divulgada (Entrevista, assessoria, nota, outro veículo, agência...) 4 – Entrevistados diretos (Imparcialidade) Na notícia divulgada pelo programa, qual o número de fontes e/ou entrevistados, tem os dois lados?
GUERRA / 5 DIMENSÕES 5 – Divulgação dos critérios (Transparência) Política editorial ounormasjornalísticasdaempresadivulgadas no site darádiooudurante o programa
TABELA 1 PADRÃO - FOCO Regional e Local (30% cada) Menos de 30% - Nota 0 Mais de 30% - Nota 1 Na média 30% - Nota 2 Nacional (20%) Menos de 20% - Nota 0 Mais de 20% - Nota 1 Na média 20% - Nota 2 Fronteiriça e Internacional (10% cada) Menos de 10% - Nota 0 Mais de 10% - Nota 1 Na média 10% - Nota 2 Nota 0 a 4 – Nível 1 Nota 5 a 7 – Nível 2 Nota 8 a 10 – Nível 3
El periodista de frontera tiene la noble tarea de acercar a los pueblos que están a ambos lados de la línea fronteriza, de enseñarles a descubrir más lo que nos une que lo que nos separa, um modo de convivencia que les permita emprender labores conjuntas, em todos los campos posibles, y que puedan redundar en una mejorcalidad de vida para todos. (PORTUGAL, 2001-2003, p. 101) FIM