1 / 19

Pesquisas que utilizaram Pesquisa –ação.

Pesquisas que utilizaram Pesquisa –ação. Projeto DATAHABI –FEC –UNICAMP- BAIRRO São José –Campinas-sp. Tese Doutorado - VERDES-DENTRO E VERDES-FORA : VISÕES PROSPECTIVAS PARA ESPAÇOS ABERTOS URBANOS - PRIVADOS E PÚBLICOS - EM ÁREA HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL Evandro Ziggiatti Monteiro.

Download Presentation

Pesquisas que utilizaram Pesquisa –ação.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pesquisas que utilizaram Pesquisa –ação. Projeto DATAHABI –FEC –UNICAMP- BAIRRO São José –Campinas-sp. Tese Doutorado - VERDES-DENTRO E VERDES-FORA:VISÕES PROSPECTIVAS PARA ESPAÇOS ABERTOS URBANOS - PRIVADOS E PÚBLICOS - EM ÁREA HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIALEvandro Ziggiatti Monteiro

  2. A inserção da vegetação na paisagem urbana tem sido explorada como uma forma simples e eficaz de melhorar a qualidade de vida das cidades. O principal objetivo : investigação da aceitação do verde como catalisador de melhorias na sensação de conforto ambiental e da paisagem nos bairros autoconstruídos de centros urbanos brasileiros .Introduzindo o conceito de um sistema .verdes dentro e verdes-fora, como forma alternativa e holística de pensar a disponibilidade de áreas verdes na cidade.

  3. LOCALIZAÇÃOOs espaços abertos . privados e públicos . de um bairro de autoconstrutores dacidade de Campinas-SP (Residencial São José) . A escolha se baseou : 1-O fato de se tratar de um bairro de autoconstrutores já consolidado (com a maioria dos lotes ocupados), em uma situação que é ao mesmo tempo crítica pela necessidade do verde e ao mesmo tempo difícil pela exigüidade de espaços abertos.2- A clara delimitação do bairro, que é cercado de vazios urbanos e permite uma compreensão mais coesa de sua paisagem.

  4. Figura 1 e 2 . mapa do município de Campinas, com as principais rodovias que o cortam, destacando a posição dos residenciais São José e São Luiz, a sudoeste da cidade. O retângulo assinalado pode ser visto no detalhe da Figura 2

  5. Figura 4. Planta do Residencial São José, assinalando os três trechos de rua utilizados para coleta deentrevistas.O trecho A, composto por 26 lotes para o nascente da Rua 2, defronte à praça 1; O trecho B, c26 lotes também para o nascente da Rua 7, defronte a duas áreas institucionais; trecho C, com 19 lotes para o poente da Rua 10, defronte à Praça 3

  6. As diferenças básicas na paisagem das três ruas são: a) a orientação solar dos lotes, que são para o nascente nas ruas 2 e 7, e para poente na rua 10. b) sua posição relativa no bairro; sendo a rua 2 na ponta nordeste, a caminho da Cerâmica Dois Irmãos e lindeira da linha de alta tensão, a rua 7 na região central do bairro, e junto à escola estadual, já implantada, e a rua 10 na ponta sudoeste, lindeira da via férrea. c) a forma e a função do espaço aberto junto a cada trecho; a rua 2 defronte a uma grande praça triangular de boa declividade (Praça 1), a rua 7 defronte ao grande quadrilátero central, reservado para futuros equipamentos urbanos, e a rua 10 defronte a uma praça alongada e estreita (Praça 3), atrás da qual descortina-se bela vista panorâmica, a oeste.

  7. A escolha dessas três situações tinha como objetivo : Encontrar subsídios com relação à hipótese mais comportamental, de que os moradores autoconstrutores, como comunidade mais articulada e não-passiva, são especialmente capazes de promover a melhoria ambiental e paisagística de seu próprio bairro, através de ações participativas e comunitárias

  8. O estudo foi realizado em três fases distintas: A fase A- fase exploratória geral. A fase B- que correspondeu ao trabalho de construção das visões atual e prospectivas, para cada um dos trechos selecionados, e que foram utilizados, nesta mesma fase, em entrevistas com os moradores daquele respectivo trecho. A fase C- de compilação e análise dos dados obtidos.

  9. O trabalho defende a utilização de uma metodologia baseada noprocesso de projeto do arquiteto em investigações que envolvem a forma e a qualidade do espaço físico, tanto no presente quanto no futuro.

  10. A partir de uma base de CAD (desenho com auxílio de computador) foram gerados três tipos de desenhos à mão: 1. A situação atual da paisagem. 2. Simulação de um futuro provável, de adensamento sem a presença de vegetação. 3 Simulação de um futuro desejável, com a inserção de vegetação, criando-se uma imagem chamadade .verde pleno.

  11. Os desenhos tornaram-se substratos importantes para aplicação de entrevistas que procuravam investigar a visão dos moradores sobre a sua comunidade e sobre o seu senso de desenvolvimento futuro do bairro.

  12. As visões prospectivas. Ou seja, ao invés de testar a reação dos moradores mostrando fotos e imagens de outros lugares, exemplos de ruas, praças e lotes em várias situações de verde e de paisagem, o que foi feito foi a simulação dessas situações para a própria rua do morador. As entrevistas também foram gravadase conduzidas de forma a estimular o morador a falar livremente sobre as suas impressões e opiniões sobre o verde no bairro, na sua rua, no seu lote. Muitas informações valiosas poderiam ter sido perdidas se as entrevistas fossem conduzidas como simples questionários,prejudicando a abordagem físico-psicológica de que falam Taylor, Zube e Sell.

  13. A pesquisa também contou com suporte operacional e material do projetoDATAHABIS, que é uma pesquisa-ação envolvendo diversos pesquisadores e frentes de trabalho.Paralelamente, no ano de 2006, a profa. Silvia M. Pina conduziu uma série de atividades delevantamento da paisagem do Residencial São José e projeto de equipamentos e mobiliário urbanos com uma turma de 2o ano de Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Engenharia Civil da UNICAMP (disciplina AU114).Abordagens expert, físico -psicológica, cognitiva e comportamental é interessante para pesquisas relacionadas com o espaço físico e o ser humano,

  14. Expert:conceituação de verde-fora e verde- dentro; conceituação de verde pleno; levantamentos, mapeamentos e análises físico-ambientais do bairro; geração de imagens das visões prospectivas de verde pleno Físico-psicológicas: realização das entrevistas; observação das reações dos moradores, especialmente com relação às imagens de verde pleno; análise dos depoimentos dos moradores; análise da percepção dos moradores sobre verdes-fora e verdes-dentro, seu posicionamento sobre o público-privado. Cognitivas: mapeamento dos conhecimentos dos moradores, revelados pela entrevista, incluindo suas observações sobre o seu próprio espaço, e suas observações sobre os espaços dos vizinhos ou espaços públicos. Comportamentais: registro fotográfico dos espaços abertos (verdes-dentro e verdes-fora), análise das evidências de ações territoriais ou de privacidade, ou de ações motivadas pelos aspectos visuais da paisagem ou centradas na inserção e no trato com o verde.

  15. A . Exploração: Levantamento Geral do Bairro Exploração inicial, contato com entidades e moradores. Seleção e treinamento de pesquisadores de apoio e organização das visitas exploratórias. A1. Material preliminar: Planta do bairro, busca de originais da COHAB-Campinas e informações do cadastro da Prefeitura. Levantamento fotográfico inicial (in loco). A2. Cadastro de Informantes e Entidades: montagem de um pequeno banco de dados com nomes, telefones e contatos que subsidiariam a pesquisa. *A3. Pesquisadores de Campo: Seleção de aluno/bolsista . escopo de tarefas de checagem/atualização do material cartográfico *A4. Levantamento fotográfico de fachadas de todas as casas do bairro. *A5. Sobrevôo: Série de fotografias aéreas tomadas tendo como centro o bairro e seu entorno próximo. Tiradas garantindo que fossem tirados todos os ângulos dos pontos cardeais e colaterais. *A6. Mapeamento: Vegetação (áreas públicas e privadas); Área construída de cada lote (corpo de construção, anexos, áreas abertas); Uso, apropriação e cuidado dos espaços abertos públicos (verdes-fora). O sobrevôo (A5) e as fotos (A1-A3) foram subsídios indispensáveis para o mapeamento.

  16. FASE B . Composição das Entrevistas (Ruas 2, 7 e 10 do Residencial São José) Composição do material para as entrevistas, baseados na análise da Fase A. O material é composto de fotos e ilustrações para verificação de reações preferenciais. Foram testados basicamente os conceitos: 1-segurança, 2-áreas verdes e elementos naturais, 3-territorialidade, 4-uso, 5-conforto térmico, conforto acústico, 6-função e paisagem dos espaços abertos.

  17. B1. Análise e seleção de tipologias e modelos para as imagens prospectivas B2. Temas específicos para discussão na entrevista, ligados à tipologia B3. Simulação em CAD do trecho de rua em estudo na situação atual B4. Simulação em CAD do modelo de .rua verde. para o trecho de rua em estudo B5. Execução das visões atual e prospectivas: sobre uma perspectiva (o mais panorâmica possível) tirada da simulação em CAD. Utilização das fotos de fachadas (A3) e aéreas (A5) como subsídios para os desenhos, que eram croquis feitos à mão. B6. Fechamento do protocolo de entrevistas, seleção de fotos e desenhos. Montagem de um kit do entrevistado (que foi entregue ao morador após a entrevista) B7. Aplicação do questionário (4 a 5 casas em cada rua) B8. Compilação das entrevistas gravadas

  18. Atividades Externas Ligadas ao Estudo X1. Projeto Datahabis X2. Disciplina AU114 do Curso de Arquitetura da FEC-UNICAMP X3. Dia da Clínica do Verde e da Casa, organizado pelo DATAHABIS

  19. C . Análise Caracterização de espaços abertos do Residencial São José, através de comportamentos,observações territoriais e visuais dos moradores. C1. Compilação dos dados das entrevistas e de atividades. C2. Análise dos dados

More Related