130 likes | 216 Views
A sociedade e a religião na colônia. “[...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos de longe, africanos. Mas logo, logo, veja só: eram multidões de mestiços, crioulos [...]” Darcy Ribeiro. A família colonial.
E N D
A sociedade e a religião na colônia “[...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos de longe, africanos. Mas logo, logo, veja só: eram multidões de mestiços, crioulos [...]” Darcy Ribeiro.
A família colonial 1-) A família patriarcal: composta por um núcleo central, onde o chefe de família (o patriarca) possuía amplos poderes dominando a vida da esposa, dos filhos, dos netos, dos escravos, dos parentes próximos etc. 2-) A família nuclear: composta por um casal e seus descendentes diretos e, nesse tipo de família, não havia um poder de mando direto exercido pelo patriarca. 3-) O concubinato: união livre e informal de duas pessoas que passam a conviver e criam uma família.
Os escravos 1-) Domésticos: trabalhavam nas casas de seus proprietários servindo como cozinherias, cocheiros, carregadores etc. 2-) Eito: eram os que trabalhavam diretamente nas lavouras, nas minas, nas moendas etc. 3-) Ganho: trabalhavam com relativa autonomia de seus donos desempenhando funções de carregadores, prostitutas, barbeiros etc. 4-) Aluguel: eram alugados a terceiros para desempenhar as mais variadas funções.
Os quilombos Comunidades formadas por escravos fugitivos e libertos, índios, mestiços, pessoas pobres e marginalizadas na sociedade colonial. Um dos quilombos mais importante foi o de Palmares, liderado por Zumbi.
A religiosidade O catolicismo era a religião oficial da América Portuguesa, mas, na prática, co-existiram junto com ela religiões africanas e ameríndias, bem como os cristãos-novos ou judaizantes. Além disso, houve um grande sincretismo entre os elementos religiosos do catolicismo e dos cultos africanos e indígenas. Na tentativa de combater essas práticas, o Santo Ofício (Inquisição) esteve presente em solo brasileiro, principalmente no século XVIII.
Fontes: Slide 1: RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. SP: Cia das Letras, 1996. p. 254. http://www.abconlus.it/umanita/21.jpg http://perfiljovem.files.wordpress.com/2007/11/negros_fernanda-ribeiro.jpg http://alfredopassos.files.wordpress.com/2009/03/brasileiros.jpg Slide 3: http://www.educacional.com.br/imagens/reportagens/missoes/BIB_funcionario_passeia.jpg http://lh6.ggpht.com/_jftDefY2b28/SguxSVC1m4I/AAAAAAAAAwY/9GyftPQD210/familia%20nuclear_thumb%5B2%5D.jpg
Fontes: Slide 5: http://lycees.ac-rouen.fr/bruyeres/SiteBresil/escravos.jpg http://www.blogtribuna.com.br/Literatura/ImageBank/FCKEditor/image/escravos-cortando-madeira.jpg http://www.achetudoeregiao.com.br/ATR/ATR.GIF/escravos2.jpg Slide 6: http://blig.ig.com.br/mundoedequemfaz/files/2008/11/zumbi-dos-palmares.gif
Fontes: Slide 8: http://4.bp.blogspot.com/_bWHIMyBCBTU/Sj5ohwQQw6I/AAAAAAAABJk/yPXn4T9JRyA/s400/catolicismo.jpg http://static.hsw.com.br/gif/voodoo-1.jpg http://img.socioambiental.org/d/211748-1/kaingang_17.jpg http://4.bp.blogspot.com/_F_X76gWMXmM/SjpjhIRTl7I/AAAAAAAAAB4/B72TD3WRMjk/s320/sincretismo.jpg