300 likes | 446 Views
82 anos pregando as boas novas. SEJAM BEM VINDOS!. sejam bem vindos!. sejam bem vindos!. Vamos ao estudo de hoje. 03 de maio de 2014. Santidade ao Senhor!. OBJETIVO. A história continua.
E N D
82 anos pregando • as boas novas
SEJAM BEM VINDOS! sejam bem vindos!
sejam bem vindos!
Vamos ao estudo de hoje...
03 de maio de 2014 Santidade ao Senhor!
OBJETIVO A história continua... Expor o ensino de Paulo acerca da lei – seu papel e sua relação com o cristão –, denunciar o pecado como o inimigo do cristão e encorajar o estudante a combatê-lo com humildade e perseverança. humildade
TEXTO BÁSICO A história continua... TEXTO BÁSICO Eu não entendo o que faço, pois não faço o que gostaria de fazer. Pelo contrário, faço justamente aquilo que odeio. (Rm 7:15 – NTLH)
Introdução Em nosso estudo de Romanos, estamos tratando, agora, sobre a proposta de vida que Deus tem para todos nós, cristãos: a santificação. Nesta linha, em Romanos 7, Paulo nos vê como verdadeiros combatentes. Ora, todos sabem que não existe guerra sem inimigos. Por essa razão, é oportuno perguntar: Quem é o inimigo do cristão? 1/2 Abimeleque
Introdução A resposta que pode vir a nossa mente é que esse inimigo é o diabo. Contudo, o texto mostra um vilão ainda pior, com o qual entramos em combate todos os dias. Para vencê-lo, não basta conhecer as suas táticas; é preciso também conhecer os aspectos da batalha: o campo em que ela acontece, como é travada, e assim por diante. O apóstolo se detém a tais questões, neste capítulo da carta que vamos estudar hoje. 2/2 Abimeleque
Direto ao ponto Expor o capítulo 7 de Romanos, trecho em que Paulo afirma que fomos libertos da lei. Em que sentido ele diz isto, pois neste mesmo capítulo afirma ser a lei boa, perfeita, e ter prazer na mesma? Trabalhar, também, a nossa luta diária contra a natureza pecaminosa, para tentarmos obedecer a Deus.
Infelizmente, ao ler Romanos 7, muitos, por falta de compreensão, enxergam a lei de Deus como a grande vilã da história, o tirano do qual precisamos nos libertar, o inimigo número um de todo cristão; apóiam seu ponto de vista normalmente em expressões do texto como “fomos libertos da lei” (Rm 7:6) e outros. Mas será, realmente, que a lei é o terrível tirano contra o qual devemos lutar? Ela é inimiga do cristão? Vejamos o que texto tem a nos dizer. Jesus é o caminho para o céu!
Jesus é o caminho para o céu! 1. O inimigo 2. O combate
A plena paciência • de Jesus. VAMOS AS PERGUNTAS
1. O inimigo. 1.Com base no item 1 e em Rm 7:1-6, responda: Por que muitos entendem a lei como inimiga do cristão? Fale sobre a relação entre o cristão e a lei (Ez36:26-27; Rm 3:31, 7:12,16,22). O que significa ser livre da lei?
1. O inimigo. 2. Leia Rm 7:7-13; o item 1, e responda: Qual o papel da lei? Fale também sobre o verdadeiro inimigo do cristão. É a lei ou o pecado?
2. O combate. 3. No item 2, são expostos quatro aspectos da batalha do cristão contra o pecado. Converse com a classe sobre os dois primeiros. Para ajudar, leia os seguintes textos: Rm7:17, 20, 22; Mc 7:21-23; Gal 5:17.
2. O combate. Vitória final! 4. Ainda com base no item 2 e em Rm 7:9-13; 1 Cor 15:50-58, discuta em classe sobre o terceiro e o quarto aspectos da batalha do cristão contra o pecado. Como essa luta terminará?
Os combatentes Como aplicar em sua vida!
Seja um bom combatente: • lute com humildade! Somente um cristão humilde é capaz de lutar contra o próprio pecado. Sendo assim, é oportuno perguntar: Você é capaz de enxergar os pecados que habitam seu coração? Quais são eles? A mentira, a imoralidade sexual, a inveja, a amargura ou, quem sabe, a ambição? Paulo conhecia o mal que se escondia em seu interior. E você? Se, de fato, deseja vencer a luta contra o pecado, você precisará de muita humildade para reconhecê-lo; afinal, ninguém pode vencer um inimigo que não pode ver.
Seja um bom combatente: • lute com humildade! 5. Converse com os demais alunos a respeito da importância da humildade para vencer a luta contra o pecado. Você vê, em Paulo, um bom exemplo disso?
2. Seja um bom combatente: lute com perseverança! Infelizmente, muitos são os cristãos que, cansados de lutar contra as forças do pecado, se entregam totalmente a ele. Regressam ao estilo de vida anterior à conversão e aos mesmos pecados dos quais haviam sido libertos por Jesus. Voltam às drogas, ao adultério, à homossexualidade, à desonestidade, à imoralidade, à violência, ao ódio etc. Não faça isso! Não ceda ao pecado. Não perca essa batalha. Paulo nos ensina a perseverar, mesmo sob forte pressão desse inimigo chamado pecado. Creia: um dia, Jesus porá fim a essa dura batalha.
2. Seja um bom combatente: • lute com perseverança! 6. Muitos são os cristãos que se entregam ao pecado. Será que, em alguma área de sua vida, está acontecendo o mesmo? Se está, quais são os pecados que o têm vencido? Reflita nisso.
VAMOS A0 AO DESAFIO SEMANAL
Romanos 7 é um texto autobiográfico. Nele, Paulo expõe seu passado, seu presente e sua esperança quanto ao futuro. Sua biografia é, na verdade, a biografia de todo pecador que foi salvo por Jesus do poder e da escravidão do pecado (na justificação), mas que ainda luta contra suas forças cruéis (na santificação), aguardando ansiosamente o dia em que será plenamente livre de sua presença (na glorificação). CONTINUA DESAFIO SEMANAL
Seu desafio, nesta semana, será o seguinte: primeiro, de maneira devocional, olhe para si mesmo e enxergue os pecados que se escondem dentro do seu coração. Você não conseguirá fazer isso sozinho; então, faça como Davi. Ele pediu a Deus que o sondasse (Sl 139:23-24). Após identificar esses pecados, peça a ajuda de Deus para vencê-los. Ele certamente o ajudará. DESAFIO SEMANAL
82 anos pregando • as boas novas
EDIÇÃO EM POWER POINT