1 / 11

Brasil Colonial

Brasil Colonial. Exploração do pau Brasil e escambo.

trey
Download Presentation

Brasil Colonial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Brasil Colonial

  2. Exploração do pau Brasil e escambo • A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. O interesse comercial nessa madeira decorria da possibilidade de extrair-se dela uma substância corante, comumente utilizada para tingir tecidos. Antes da conquista da América indústria européia de tintas comprava o pau-brasil trazido do Oriente pelos mercadores que atuavam nas rotas tradicionais do comércio indiano. Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas.  • A princípio , o trabalho do índio era conseguido “amigavelmente” com o escambo, isto é , mediante a troca por algumas bugigangas e quinquilharias de pouco valor, como pedaços de tecidos, espelhos e às vezes , facas e canivetes. Mais raramente, para serem utilizadas no próprio trabalho. Este consistia , basicamente , em derrubar as grandes árvores , cortá-las em pequenas toras , transportá-las até a praia e , daí, aos locais onde estavam ancorados os navios.

  3. Capitanias Hereditarias

  4. Sociedade Patriarcal

  5. O senhor do Engenho • Era dono e senhor de todas as pessoas que viviam sobre seu teto e em suas terras,dispunha da vida de todos da mesma forma como fazia com seus bem materiais.

  6. A relação de Compadrio • Todo esse conjunto social vivia em uma total dependência do senhor de engenho.Essa dependência era acentuada pelas relações de compadrio,ou seja ,por uma extensa rede de parentesco por afinidade,criada por causa dos muitos favores que os senhores de engenho prestavam aos moradores da região.

  7. Quilombo de Palmares

  8. O que foi e como era o Quilombo de Palmares • Em 1630,quarenta negros formaram o primeiro núcleo do que seria o maior símbolo de resistência negra à escravidão,o Quilombo de Palmares, que ficava no atual estado de Alagoas.Palmares abrigou milhares de escravos e chegou a atingir uma extensão de mais de 25 mil quilômetros quadrados.

  9. Porque e quando Palmares entrou em decadência. • Palmares começou a conhecer sua decadência em virtude da forte oposição implementada pelos senhores de engenho e pela Coroa portuguesa,sendo destruído no final do século XVII.

  10. O que foi o episódio chamado união Ibérica? • Em 1578,D.Sebastião,rei de Portugal,morreu na batalha de Alcácer –Quibir,no norte da África,em uma campanha militar contra os árabes.D.Sebastião era solteiro,não tinha filhos nem irmãos:seu tio,o cardeal D. Henrique,assumiu o trono luso,mas já tinha idade avançada. • Felipe II,rei da Espanha,era primo do falecido D. Sebastião;por causa desse parentesco conseguiu apoderar-se, em 1580

More Related