160 likes | 327 Views
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM. CETEM SUSTENTÁVEL . Promovendo mudanças. REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA.
E N D
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Em conformidade com o plano de gestão e logística sustentável para o CETEM, no que tange a redução dos custos com o consumo de água tratada, poderemos adotar sistemas de captação e reservação de águas de chuva, já que temos áreas de captação bem definas nas coberturas que compõem o complexo do CETEM, com investimentos de pequeno porte utilizando as drenagens existentes, canalizando essas águas para reservatórios a serem definidos dentro das alternativas elencadas a seguir.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA FINALIDADES: Alimentação de bacias sanitárias e mictórios. Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos. Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos. Reserva de incêndio. Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento. Espelhos e fontes d’água. Recarga de aquíferos. O princípio é captar água de chuva antes que chegue no solo ou locais com trânsito de pessoas, animais e veículos, para evitar sua contaminação A instalação precisa respeitar plenamente a NBR 15.527/2007 - Água de chuva: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 1 – Utilização de 2 lagos existentes atrás do prédio da administração, como reservatórios de captação da água da chuva. Os dois lagos que serão transformados em dois reservatórios, cobertos com uma tampa e com acabamento paisagístico, com a nova finalidade de captação de água pluvial para abastecer a 100% o lago principal e a rega de plantas no jardim.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA • Utilização de 02 lagos existentes atrás do prédio da administração. Captação das águas pluviais existentes nas descidas da cobertura do edifício do CETEM
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA FILTRO PARA SER INSTALADO NAS TOMADAS DE ÁGUA
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA - CANALIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA PARA O LAGO.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA É abastecido por água da CEDAE duas vezes por semana. LAGO PRINCIPAL
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Com um balde graduado com 20 litros, medimos a vazão da água da mangueira que é colocada no lago duas vezes por semana por 3 horas. Vazão da água = 1,1l/s 6,6l/m 3960/m 11.880/h em 3 horas, ou seja, 11.800l/dia de abastecimento. Volume de água da CEDAE adicionada ao lago por semana: 11.800l x 2 = 23.600l/semana. 23.600l x 4 = 94.400l/ mês. CAPACIDADE DOS LAGOS, AGORA TRANSFORMADOS EM RESERVATÓRIOS, NA PARTE DE TRÁS DO PRÉDIO DA ADMINISTRAÇÃO RESERVATÓRIO 1 (LAGO 1) – 112.000 litros RESERVATÓRIO 2 (LAGO 2) – 135.000 litros TOTAL RESERVATÓRIOS - 247.000litros LAGO PRINCIPAL (frente do prédio) – 750.000 litros
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 2 – Divisão da cisterna atual do CETEM em duas câmaras com capacidade de 250.000 litros cada, sendo uma para água tratada e outra para armazenamento de águas de chuva, com captação em outras descidas da cobertura do edifício. Instalação de uma caixa d’água com capacidade de 2.000 litros, no terço médio do castelo d’água para utilização por queda livre para regar as plantas, limpeza e lavagem de pisos, utilização nas bacias sanitárias e etc.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Câmara 2 Câmara 1
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Sugestão 3 – Instalação de tanques com capacidade de 20.000 litros nas proximidades das tomadas de águas pluviais, que poderão ser enterradas ou simplesmente apoiadas no solo.
REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DE CHUVA Ao se tratar de um sistema de reaproveitamento da água de chuva, faz-se necessário a construção de um sistema para captação, filtragem e armazenamento da água. A captação é feita com a instalação de um conjunto de calhas no telhado, que direcionam a água para um tanque subterrâneo ou cisterna, onde ela será armazenada. Junto a esse reservatório, é necessário instalar um filtro para retirada de impurezas, como folhas e outros detritos, e uma bomba, para levar o líquido a uma caixa d'água elevada separada da caixa de água potável. Para fazer a captação da água de chuva, podemos usar qualquer superfície que tenha como condensar o escoamento da água para uma vertente, como por exemplo, os telhados das casas, lajes ou pátios construídos especialmente para esse fim, onde não terá tráfego de pessoas, animais ou automóveis. Fonte: www.sempresustentavel.com.br www.planetasustentavel.abril.com.br