120 likes | 223 Views
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE. Gabriela Damas Elibio Wagner Guimarães. INTRODUÇÃO.
E N D
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE Gabriela Damas Elibio Wagner Guimarães
INTRODUÇÃO O cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES é base para operacionalizar os Sistemas de Informações em Saúde,sendo estes imprescindíveis a um gerenciamento eficaz e eficiente. Propiciando aos gestores o conhecimento necessário para auxiliar o planejamento em saúde.
OBJETIVOS Disponibilizar informações das atuais condições de infra-estrutura de funcionamento dos Estabelecimentos de Saúde em todas as esferas, ou seja, Federal, Estadual e Municipal
HISTÓRICO Foi instituído pela Portaria MS/SAS 376, de 03 de outubro de 2000, publicada no Diário Oficial da União de 04 de outubro de 2000 • fontes de consulta: • Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária – 1998 – do IBGE; Formulários do Cartão Nacional de Saúde
FONTES DE CONSULTAS PARA ELABORAÇÃO DO CNES Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária – 1998 – do IBGE; Formulários do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS; Formulários do Sistema de Informações Hospitalares do SUS; Formulários dos Sistemas de Autorização de APAC's; Contribuições de Técnicos e Instituições afins (PT/GM/MS 277/2000);
SIGNIFICADO Trata-se de um conjunto de informações que cada instituição de saúde brasileira deve prestar ao Ministério da Saúde, a fim de obter um código numérico que, futuramente, além de atestar uma situação regular de atendimento, será utilizado para celebrar contratos ou aditivos contratuais entre prestadores de serviço e operadoras de planos de saúde.
ABRANGÊNCIA Abrange a totalidade dos Hospitais existentes no país, assim como a totalidade dos estabelecimentos ambulatoriais vinculados ao SUS e, ainda, os Estabelecimentos de Saúde ambulatoriais não vinculados ao SUS, estes últimos a serem cadastrados
ORGÃO REGULADOR O Sistema de Regulação –SISREG, sistema que informatiza a central de regulação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde no período de 1999-2002, representa o movimento inicial em direção à informatização dos Complexos Reguladores.
SISTEMA GERÊNCIADOR Gerenciador de Informações locais- GIL; O Banco utilizado é o FireBird - Banco de Dados livre, de acordo com a política do governo; O ambiente operacional utilizado pelo Sistema é Windows 98 ou superior.
CONCLUSÃO A consulta a este cadastro nós permite um maior reconhecimento de toda a rede de saúde do Brasil, além de auxiliar no planejamento em saúde e possibilitar maior visibilidade ao controle social e auxiliando as operadoras de saúde na contratação de sua rede credenciada.