1 / 12

Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. ESTÁTICA. Equilíbrio do Corpo Rígido/ Sistemas de Forças não Concorrentes. Ano Lectivo 2009-2010 Mónica Cruz, Jorge ribeiro. Estática. 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / Sistemas de Forças não Concorrentes.

ulema
Download Presentation

Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa ESTÁTICA Equilíbrio do Corpo Rígido/ Sistemas de Forças não Concorrentes Ano Lectivo 2009-2010 Mónica Cruz, Jorge ribeiro

  2. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / Sistemas de Forças não Concorrentes O repouso de um sistema é caracterizado pelas condições de equilíbrio estático. O repouso pressupõe a inexistência de forças que provoquem movimentos ou deformações. Deste modo, o equilíbrio estático de um sistema/corpo rígido pressupõe que a soma vectorial das forças que actuam no sistema /corpo rígido seja igual a zero.

  3. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes P R=-P

  4. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes P R=-P

  5. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes P R=-P

  6. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes A condição de equilíbrio estático é verificada mas no entanto o corpo roda!! A condição de equilíbrio estático é uma condição necessária mas não suficiente. P R=-P As forças podem ter igual intensidade e sentidos contrários originando uma soma vectorial igual a zero. Mas se não tiverem a mesma linha de acção originam um MOMENTO que faz rodar o corpo.

  7. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes As rotações são causadas por MOMENTOS. Os MOMENTOS são representados por vectores de rotação. O momento de uma força em relação a um ponto O é um vector M, cujo módulo é igual a: M=F x d Em que d é a distância desde o ponto O até à linha de acção da força, medida sobre uma perpendicular a esta. M O F d O eixo de rotação é perpendicular ao plano definido pela Força e pelo vector d. A unidade do sistema SI para o momento é Nm.

  8. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes Binário de forças M Duas forças com iguais intensidades, direcções paralelas e sentidos contrários designem-se por Pares de Forças ou Binário de forças. M=F x d -F F O eixo de rotação é perpendicular ao plano das forças. M F – F d A unidade do sistema SI para o momento é Nm.

  9. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes As condições de equilíbrio do corpo rígido são assim: O corpo rígido não tem deslocamentos de translacção O corpo rígido não tem rotações O polígono de forças é um polígono fechado para que a Resultante seja igual a zero O polígono funicular é um polígono fechado.

  10. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes Sempre que um sistema de forças não verifica a equação de equilibro de momentos é equivalente a um momento ou a um binário. M I ≈III -F F F -F II III Um binário origina sempre um Polígono Funicular Aberto. Logo quando não se verifica a equação de equilíbrio de momentos o polígono funicular é aberto. Em oposição quando se verifica a equação de equilíbrio de momentos o Polígono Funicular é sempre FECHADO. II I

  11. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes 1.1 Notação de Bow A Notação de Bow é uma notação de intervalos. F1 F1 F3 F2 F2 F3 Identificam-se os intervalos entre forças de forma numérica ou algébrica e as forças passam a ser designadas pelos algarismos e/ou letras que as ladeiam. A identificação é feita de forma sistemática da esquerda para a direita e no sentido horário.

  12. Estática 1. Equilíbrio do Corpo Rígido / sistemas de forças não concorrentes A B D A C B É importante referir que cada força tem que estar identificado de forma inequívoca, cada designação só pode estar atribuída a uma força. C A representação das forças no polígono de forças faz-se identificando as extremidades da força pelas letras que ladeiam a força. Na extremidade inicial coloca-se a letra que está à esquerda da força e na extremidade final a que está à direita da força. D A Notação de Bow permite estabelecer de imediato, no polígono de forças, a relação de proximidade entre as várias forças.

More Related