1 / 10

IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO

IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO. Ludmila Charbel Novais Psicóloga – CRP n o 18/00870 Técnica do Sistema Socioeducativo.

vala
Download Presentation

IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO Ludmila Charbel Novais Psicóloga – CRP no 18/00870 Técnica do Sistema Socioeducativo

  2. O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei Federal no 8.069/90, explicita a noção de proteção integral que fundamenta as ações direcionadas para todas as crianças (pessoas com até 12 anos de idade incompletos) e adolescentes (pessoas entre 12 e 18 anos de idade), afirmando que estes gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, devendo ser assegurados todas as oportunidades e direitos que lhes facultem um desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade (Art 3).

  3. O ECA inaugura uma legislação que considera a adolescência uma etapa peculiar da vida e, o adolescente, um sujeito em desenvolvimento. Portanto, propõe, quando da prática do ato infracional, uma medida que compõe o aspecto coercitivo (a responsabilização do adolescente) e o aspecto educacional, buscando privilegiar o último.

  4. “é dever da família, da sociedade e do Estado de assegurar, com absoluta prioridade, à criança e ao adolescente o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

  5. O SINASE (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo) configura-se como um subsistema dentro do Sistema de Garantia de Direitos que articula e integra os vários sistemas – saúde, educação, assistência, justiça e segurança pública – e contempla o atendimento ao adolescente autor de ato infracional desde o processo de apuração até a aplicação e a execução da medida socioeducativa.

  6. Segundo o SINASE, as ações socioeducativas devem exercer influência sobre a vida do adolescente, contribuindo para a construção de sua identidade e favorecendo a elaboração de um projeto de vida. Para tal tarefa, é preciso estar atento ao conjunto de ações nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte em conformidade com o ECA.

  7. As medidas socioeducativas aplicadas são: • Advertência; • Obrigação de reparar o dano; • Prestação de serviços à comunidade; • Liberdade Assistida; • Inserção em regime de semi-liberdade; • Internação em estabelecimento educacional (privação de liberdade)

  8. “Um profissional incapacitado e descrente com sua própria função social, não conseguirá validar e legitimar o propósito da aplicação de uma medida socioeducativa, qual seja a garantia de um desenvolvimento, psíquico e moral, de nossas crianças e adolescentes” (Thadeu Mariano Menezes de Abreu)

  9. “Percebique as grades nãosão a prisãoA ruanão é a liberdade,Poisexistempessoaspresasnasruas,E pessoaslivresnascadeias.As grades podemaprisionar o meucorpo.Mas, jamaisprenderámeuspensamentos,POIS, SE TODOS DEREM AS MÃOS,QUEM SACARÁ AS ARMAS?” (H.S.P.S. - 17 anos)

  10. OBRIGADA!! Ludmila Charbel Novais Telefone para contato: 9983-9362 (GAMA) Email: vilmacecilia@justica.mt.gov.br

More Related